Consumo de café: uma contribuição de antioxidantes

O café é uma bebida amplamente consumida em todo o mundo, e é uma ótima fonte de antioxidantes e minerais essenciais. No entanto, é necessário moderar o seu consumo de acordo com as nossas necessidades físicas e psicológicas, devido ao efeito estimulante da cafeína. Você sabe quais são os efeitos do consumo de café?

Efeitos derivados do consumo de café
O café é um alimento ao qual se atribuem muitos benefícios e propriedades. Os mais notáveis ​​são os seguintes:

Diminuição do risco de sofre de diabetes tipo 2

Os consumidores habituais de café podem ter entre 25 e 40% menos chances de sofrer de diabetes. 

O consumo de café aumenta os níveis de certas proteínas plasmáticas responsáveis ​​por regular a atividade da testosterona e do estrogênio, o que impede o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Reduz o risco de doenças do fígado
O consumo de café tem sido associado à prevenção da cirrose hepática. Trata-se de uma doença relacionada ao consumo excessivo de álcool, e hepatite B. Além disso, existem estudos que sugerem que sua ingestão reduz o risco de câncer de fígado em 40%.

Consumo de café: uma contribuição de antioxidantes
O café tem muitos nutrientes essenciais para o nosso organismo. Destacam-se as vitaminas do grupo B (niacina, riboflavina, ácido pantontênico) necessárias para o nosso sistema neuromuscular. Também possui minerais (potássio, manganês e magnésio), vitais para os processos bioquímicos que ocorrem em nosso corpo.

Estimula o sistema nervoso central
A cafeína é a substância estimulante mais consumida no mundo. Seu consumo aumenta os níveis de dopamina e norepinefrina, que aceleram a atividade cerebral. Isso gera um aumento nos níveis de energia, tempos de reação, e função cognitiva em geral. É por isso que é amplamente utilizada entre estudantes e trabalhadores.

No entanto, o café também tem inúmeros efeitos colaterais, como a azia, formação de úlcera, aumento dos níveis de ansiedade e pressão arterial, pode causar insônia, etc. Por isso, é contraindicado em alguns casos que veremos abaixo.

Hábitos para o consumo saudável de café

Hábitos para o consumo saudável de café
Para conseguir um consumo responsável de cafeína devemos levar em consideração as seguintes diretrizes:

Grupos de risco

Existem certos grupos de pessoas que, por terem algum tipo de distúrbio físico ou psicológico, não devem exceder seu consumo de cafeína, ou diretamente, têm que eliminá-la de sua dieta.

Se você apresentar qualquer uma das características que indicaremos a seguir, é aconselhável que consulte um profissional de saúde. Este determinará se, em seu caso particular, é contraindicado o consumo de café.

Período de gestação ou lactação: a cafeína pode passar pela placenta ao bebê. Isso pode repercutir no seu desenvolvimento, gerando estresse e ansiedade.

Anemia: se você tiver deficiências de ferro e estiver tomando suplementos, é aconselhável controlar o consumo de cafeína. Ela dificulta a absorção correta desse mineral.

Tratamento farmacológico: em alguns casos a cafeína pode aumentar os efeitos colaterais dos medicamentos, portanto você deve consultar seu médico ou farmacêutico nesses casos.

Insônia ou ansiedade: o consumo de cafeína é totalmente contraindicado para as pessoas que sofrem de distúrbios do sono ou crises de ansiedade.

Osteoporose: como ocorre com a absorção de suplementos de ferro, a cafeína dificulta a assimilação correta do cálcio no organismo.

Hipertensão: café pode aumentar a pressão arterial, por isso você precisa consultar um especialista para verificar a quantidade que deve consumir.

Gastrite: a cafeína pode irritar a mucosa gástrica, causando desconforto naquelas pessoas que sofrem algum tipo de doença ou patologia relacionada ao sistema digestivo.

Inclua café em uma dieta saudável e equilibrada

Em muitas ocasiões você comete o erro de tomar café acompanhado de açúcar, leite condensado, ou até mesmo creme; bem como massas, bolos, biscoitos, ou doces industrializados. Nestes casos o café não é prejudicial, mas as calorias e gorduras processadas que acompanham o seu consumo.

É aconselhável incluí-lo em nossa dieta com bebidas vegetais (leite de amêndoas, ou leite de soja) ou com leite sem açúcar, e acompanhado de frutas ou grãos integrais. Assim, não apenas obteremos os benefícios que o consumo de café traz, mas também estaremos favorecendo bons hábitos alimentares.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee