Imagem Reprodução Divulgação Internet

Uma área mais informal, a recepção é parte fundamental para o bom desempenho de um empreendimento  

Uma planejamento adequado de ambientes valoriza e agrega valores a qualquer espaço, seja um empreendimento ou uma residência. Assim, o cartão de visitas próprio do local deve ser convidativo e aconchegante.

A decoração de recepção impacta diretamente na visão que o público frequentador pode ter sobre o estabelecimento, escritório ou consultório, além de influenciar diretamente nas pessoas que ali trabalham e prestam serviços.

Essa interferência no colaborador resulta em alterações nos mais diversos segmentos, atuando principalmente na produtividade e atendimento. Dessa maneira, o cliente pode se sentir ou não bem-vindo, percebendo uma parte da cultura empresarial.

Compreendendo a  importância de uma boa decoração na recepção, preparamos um artigo com toques e dicas para você acertar na decoração e gerar benefícios para o seu negócio.

Cartão de visitas físico

A recepção é, de fato, a porta de entrada do seu empreendimento. Por meio dela o cliente já tem noções sobre o funcionamento e estilo da empresa – segmentos essenciais no momento de se fechar um negócio ou conceber um acordo.

Embora o ideal seja que todos os espaços consigam representar a personalidade da corporação, a recepção merece todo um cuidado especial.

Arquitetura

Em ambiente empresarial a estética é tão importante quanto a funcionalidade. Recepção é uma zona movimentada, onde o tráfego de pessoas costuma ser grande ou até maior que o normal. Por isso, investir em uma arquitetura mais ampla, aberta, livre de paredes e pilastras que bloqueiam o caminho e a vista é uma agradável ideia.

O posicionamento da mesa ou balcão deve ser levado em consideração. Uma porta que, ao se abrir, de diretamente para o setor de recepção, é capaz de criar um sentimento de acolhimento maior, indicando ao visitante uma referência pontual no momento da entrada.

Atenção ao local de atendimento ao público. Uma mesa muito baixa pode transmitir uma desconfortável impressão para o cliente e para o atendente atuante, atrapalhando o contato visual e a compreensão de diálogo entre eles.

Por fim, uma questão de extrema importância: a acessibilidade. A existência de rampas, avisos específicos e espaços para o trânsito de pessoas que apresentam qualquer tipo de necessidade especial de locomoção não é apenas um dever social, mas também uma preocupação da empresa com todos os seus clientes e visitantes. 

Cores

Paredes brancas podem ser uma ótima pedida para empresas tradicionais, sendo uma das cores mais comuns na decoração de recepções – principalmente em consultórios e clínicas. Mas isso não implica em um padrão.

É possível substituir paredes totalmente brancas por tons e nuances pastéis, tais como azul água, verde claro ou salmão, cores que transmitem sensações de tranquilidade e comodidade, além de dar espaço para enfeites mais vibrantes.

Pense bem antes de usar as principais cores da identidade visual da empresa. Colorações fortes e marcantes (o vermelho, por exemplo) pesam nos olhos dos 
clientes, transformando o local em um ambiente pesado.

Caso a matiz seja indispensável, introduza-a por meio de elementos complementares, como estofados e objetos de decoração. Compreenda a real finalidade que deseja atingir, pois o esquema e a paleta de cores podem transformar completamente a recepção.

Objetos

Sejam bem seletivo quanto aos objetos que irão compor a decoração. Uma quantidade elevada, dispersa sem planejamento pode transparecer uma sensação de desordem, causando um impacto negativo em quem chega.
Ao avaliar a necessidade de um adorno, considere sobretudo a sua praticidade. Plantas, por exemplo, devem ser apenas de espécies que requerem poucos cuidados, mas que apresente aparência saudável constantemente.

Porta guarda-chuvas e lixeiras são peças indispensáveis, devendo ser posicionadas em pontos discretos, mas de fácil acesso. Pequenas mesas, estantes e porta-revistas devem ser inseridos mediante necessidade de composição do espaço, a fim de evitar áreas vazias e isoladas.

Acabamento

Ao introduzir móveis no espaço, a praticidade é também finalidade. Opte por peças que sejam fáceis de limpar e que apresentem acabamentos resistentes.

O mesmo princípio é aplicado aos revestimentos: escolha assoalhos que sejam de fácil manutenção ao mesmo tempo em que são resistentes a um trânsito maior de pessoas.

Purificação e limpeza são outras características que deixam o ambiente mais harmonizado e convidativo. Sprays de perfumes leves, frascos de álcool em gel e até mesmo bebedouros são instrumentos básicos que auxiliam nessa questão (e por que não um cafézinho?).

A constante manutenção, organização e faxina do local são recomendadas. Afinal, um chão sujo, paredes lascadas e sofá manchados são características contrárias ao objetivo fundamental.

O estilo é a alma do negócio

A recepção tem necessidade de estar em sintonia com a empresa e seus objetivos, devido ao forte poder influenciador que tem, funcionando como um cartão de visitas expressivo.

O foco no público, em consonância com a personalidade do empreendimento em questão, é a chave para personalizar a recepção.

Equipe de atendimento capacitada, ambiente tranquilo e profissional e comodidade durante o acesso são os pilares para a boa recepção. Anotada as dicas, invista nessa área em seu empreendimento, e note a cada novo dia as melhorias proporcionadas. 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee