Para escolher uma boa cadeira para a sala de jantar, é preciso se atentar a alguns detalhes, como o formato do encosto e do assento, o lugar em que a cadeira vai ficar e o tipo de material a ser usado, por exemplo. 

Mas o que muita gente não pensa quando está procurando esses objetos para decorar os imóveis, é que os pés das cadeiras importam muito. 

Cadeiras de pés retos, por exemplo, são ideais para lugares com espaços mais reduzidos, já as cadeiras de pé palito ocupam uma superfície maior e, por isso, não ficam tão bem assim em apartamentos e casas com salas menores, pois deixam os espaços menos funcionais. 

Quer saber como escolher a cadeira ideal e por que considerar o modelo do pé nesse processo? Vamos te ajudar nessa missão. 

Como encontrar a melhor cadeira   
Para encontrar a cadeira ideal, é necessário estar atento para vários fatores, como o lugar em que o objeto vai ficar, a sua funcionalidade, o material utilizado e o modelo dos pés.

Funcionalidade da cadeira
Um dos fatores mais importantes é considerar a funcionalidade do objeto. Ou seja, se a intenção for criar um espaço mais decorativo do que funcional, então, é possível priorizar o design da cadeira ao invés de sua comodidade, por exemplo.

Agora se a pessoa vai usar bastante determinado espaço, por exemplo, para reunir a família e os amigos, então, é mais recomendado que priorize o conforto da cadeira. 

Por isso, para escolher a cadeira ideal, antes de tudo, é necessário pensar em sua funcionalidade. 

Espaço em que vai ficar
Mora em um apartamento pequeno e sua sala de jantar faz as vezes da sala de tevê também? Bem, neste caso, é necessário pensar em modelos de cadeira que não tomem muito o espaço disponível e, mais que isso, que não deixem o ambiente disfuncional. 

Por isso, quando a pessoa está escolhendo o jogo de cadeiras para a sala de jantar ou de estar, é necessário pensar na metragem do lugar e na forma como os móveis ficarão dispostos.

É válido lembrar que, mais do que caber no espaço, as cadeiras precisam se manter funcionais. Ou seja, não adianta apenas caber no espaço da sala e não permitir que as pessoas consigam se sentar e/ou transitar livremente. 

Material das cadeiras 
Foi-se o tempo que os objetos de decoração da casa precisavam estar em plena sintonia de tons e materiais. Hoje em dia, muitos decoradores brincam com as diferenças dos materiais e das cores e, mesmo assim, criam espaços harmônicos e atraentes para os moradores. 

Ou seja, dependendo do estilo do morador da casa ou do apartamento, é perfeitamente possível combinar uma cadeira de madeira maciça com outra de pés de aço, por exemplo.

Mas é muito importante que o material seja levado em consideração, principalmente porque ele ajuda a determinar o conforto e a durabilidade da cadeira. É claro que um jogo de cadeiras de ferro pode atender as necessidades da pessoa e ter boa durabilidade, mas os objetos de madeira costumam ser mais funcionais e confortáveis. 

Formato do assento
O formato do assento também não é mero detalhe na hora de escolher a cadeira. Isso, porque, junto com os pés, eles definem o tamanho total da cadeira e, consequentemente, a superfície que vai ocupar. 

Para espaços mais reduzidos, é mais recomendado utilizar cadeiras com assentos retangulares ou quadriculares. Se você não se importar com o encosto, então é possível até arriscar uma cadeira redondinha que, muitas vezes, é chamada de banquinho ou banqueta. 

Agora, se você fizer questão do encosto, é preferível deixar as cadeiras de formato arredondado, quando tiver um bom espaço disponível, já que elas ocupam uma superfície maior. 

Modelos dos pés
Foi-se o tempo em que o modelo de cadeira de pés retos era o único disponível no mercado. Hoje em dia, o design dos pés está cada vez mais arrojado e a indústria oferece diversos modelos, para os mais diferentes estilos de decoração

Os modelos de cadeiras inspirados na moda retrô, por exemplo, têm pés mais diferentes, como o palito. Ele parece um cone, é mais grosso próximo ao assento e afina na base do pé da cadeira.       

E, como já dissemos, os pés, embora pareçam apenas um detalhe do design, são muito importantes na hora de encontrar a melhor cadeira para o seu ambiente. Isso, porque eles ajudam a determinar a superfície que a cadeira ocupa. 

Pés retos, geralmente, formam um retângulo ou um quadrado que ocupa menos espaço do que as cadeiras de pés palito, que têm os pés mais inclinados.

Dicas anotadas?

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee