Blog Diferente Para Ser Diferente
Blog Diferente Para Ser Diferente, Vem Com a Gente!

Imagem divulgação internet

Saiba quais são os motivos que levam essa opção a ser a preferida!

A importância dos exercícios físicos é muito grande em toda a vida, o que é ainda mais potencializado na terceira idade, quando é essencial manter o corpo em movimento para cuidar da saúde física e mental. Mas você sabe por que as academias ao ar livre são as preferidas deste público?

Idosos de todo o Brasil podem recorrer a essa opção, presente em parques, clubes, praças, condomínios e outros espaços, mas pode ser que você não entenda exatamente o que os leva a escolher tais academias.

Vamos conferir porque existe essa preferência, bem como os benefícios dos exercícios físicos para a melhor idade e porque é imprescindível investir nas academias deste tipo para espaços públicos e privados de todo o Brasil.

Por que os idosos gostam das academias ao ar livre?

Porque esses são espaços que naturalmente oferecem uma série de vantagens aos seus praticantes, e não poderia ser diferente com as pessoas da terceira idade. Entre os principais motivos, destacam-se os seguintes:

- Liberdade: ao optar por esse tipo de academia, não é preciso seguir uma rotina de dias e horários, já que os aparelhos podem ser usados a qualquer momento e sem restrições, a menos que estejam contidos em condomínios, parques e outros espaços com horário de funcionamento limitado.

- Economia: não é preciso gastar com matrícula ou mensalidade para se exercitar em academias ao ar livre, diferente do que ocorre nos estabelecimentos tradicionais, em que é obrigatório pagar para poder desfrutar dos equipamentos.

- Exercícios adequados para todas as condições físicas: como os equipamentos ao ar livre não demandam o uso de cargas ou acessórios adicionais, todos podem se exercitar, independente de sua resistência física, mobilidade ou força muscular.

- Integração social: frequentar academias ao ar livre é uma bela oportunidade de estar junto com os amigos e familiares, o que torna a atividade tão benéfica para o corpo e a mente quanto para o aspecto social, já que é possível conversar e se divertir.

- Praticidade: o número de academias instaladas ao ar livre cresce conforme o tempo passa - prefeituras e subprefeituras as instalam em locais públicos, enquanto construtoras, clubes e outras entidades particulares investem na iniciativa privada. O resultado é um número cada vez maior de academias perto de casa, o que a torna uma opção bem prática.

Por que é importante se exercitar na terceira idade?

São muitos os benefícios, desde a suavização de sintomas de doenças crônicas até um maior tempo de vida. Porém, infelizmente, o número de idosos que se exercita é bem menor do que poderia ser.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, estima-se que aproximadamente 9,2 milhões de idosos tenham praticado atividades físicas ou esportes no ano, número grande, mas que tem a melhorar.

Para fins de comparação, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que 14,3% da população do Brasil era composta por idosos em 2015, ano em que havia aproximadamente 206 milhões de habitantes, ou seja, algo em torno de 29,45 milhões de idosos.

Ao aliar os dados de ambas as pesquisas, é possível concluir que 31,23% dos idosos, ou 3 a cada 10, praticaram exercícios e atividades físicas em 2015, o que deixa claro que o número precisa aumentar bastante.

Além disso, também é necessário considerar o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que chegou a 72 anos e 5 meses para os homens e 79 anos e 4 meses, número que felizmente pode ser superado pela população idosa.

Os maiores benefícios de se exercitar na terceira idade são os seguintes:

Mais tempo de vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter um estilo de vida sedentário é uma das 10 maiores causas de morte e incapacidade, o que deixa esse motivo bem claro.

Mesmo atividades suaves, como caminhada ou natação, podem aumentar o tempo de vida de 3 a 5 anos, o que é ótimo, e o melhor, através de uma iniciativa natural.

Menor risco de AVC e ataque cardíaco

Exercícios cardiovasculares constantes, como caminhadas leves, ciclismo, atividades domésticas ou quaisquer outras atividades que elevem a taxa de batimentos cardíacos, aumenta o fluxo de sangue para o coração e melhora a saúde como um todo, além de ajudar a evitar infartos e AVCs.

Melhor densidade óssea

Exercícios de suporte de peso, como as caminhadas, podem ajudar a aumentar a força dos ossos e reduzir o risco de desenvolver osteoporose ou fraturas ósseas. De acordo com a britânica “National Osteoporosis Society”, uma a cada duas mulheres e um a cada cinco homens quebrará ao menos um osso na vida pela osteoporose.

Menor risco de desenvolvimento de demência

O sedentarismo em idades avançadas pode aumentar o risco de demência, de acordo com um estudo divulgado no “Journal of Alzheimer’s Disease”, que analisou mais de 1.600 idosos por mais de 5 anos e concluiu que os que não praticam atividades físicas possuem maiores chances de desenvolver a doença.

Mais confiança e independência

Um estudo publicado pelo periódico da “American Geriatrics Society” examinou a realização de exercícios físicos em pessoas mais velhas e descobriu que isso levou ao desenvolvimento do alcance funcional e do equilíbrio, além de ter reduzido o medo que os participantes têm em relação às quedas.

Academias ao ar livre: uma boa solução para a terceira idade

Felizmente, o Brasil vive uma situação em que a expectativa de vida é crescente, e para manter a qualidade de vida durante a melhor idade, é fundamental praticar exercícios físicos regularmente.

Depois de passar por uma consulta com um cardiologista ou médico do esporte, realizar todos os exames solicitados por ele e ser liberado pelo profissional, as atividades físicas podem ser iniciadas o quanto antes para que o praticante passe a notar os benefícios que isso trará para seu corpo, mente e relacionamentos sociais.

A academia ao ar livre deve se manter como preferência dos idosos durante um bom tempo. Por isso, invista em tais espaços, seja na iniciativa pública ou privada, e ajude a população da melhor idade a estar ainda mais saudável, feliz e satisfeita!

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
#sejahojediferente

Comente este artigo

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Blog Diferente para Ser Diferente

Não esqueça: Você pode ser diferente e nos ajudar? Clique aqui

Lembre-se todas palavras ou frases na cor laranja são links especiais relacionados ao assunto do artigo ou da palavra, não deixe de clicar neles.

GeraLinks - Agregador de links | Agregador de conteúdo TrendsTops