Embora as empresas estejam investindo em soluções tecnológicas para o seu dia a dia, dificilmente elas abrem mão do bom e velho telefone. Na verdade, ter um bom sistema de telefonia é uma necessidade das mais diferentes organizações, sejam elas grandes ou pequenas, novas ou antigas. 

É por isso que as companhias dos mais diversos setores têm investido na telefonia em nuvem, uma solução para quem quer aliar a praticidade da nuvem com um dos serviços mais antigos e importantes de comunicação.   

Não sabe exatamente o que é telefonia na nuvem nem como ela poderia ser implementada para melhorar o gerenciamento da telefonia na sua empresa? Reunimos algumas informações que podem te ajudar a entender melhor. Confira!

O que é telefonia na nuvem 
A telefonia na nuvem nada mais é do que as já famosas ligações VoIP (Voice Over Internet Protocol), isto é, aquelas ligações que fazemos entre dois protocolos de IP. E é justamente isso que a diferencia das ligações convencionais entre as linhas telefônicas analógicas. 

Parece muito confuso, né? Mas sabe aquela ligação que a gente faz através do Skype, ou WhatsApp? Pois é, elas são ligações do tipo VoIP e são feitas através de dois protocolos IP (que podem ser os smartphones ou os computadores, por exemplo). 

Como a ligação na nuvem funciona
Nas ligações VoIP, o dado analógico, a voz, é transformado em uma informação digital que pode ser transmitida pela internet. Como a transmissão de dados é feita entre dois Protocolos de Internet (IP), a ligação é chamada de Voz através de Protocolo de IP.

Quando surgiu essa tecnologia 
Embora tenha se popularizado nos anos 2000, as ligações feitas na nuvem já existem desde os anos 1990. No entanto, com o desenvolvimento da banda larga é que essas ligações puderam se tornar mais frequentes. 

O que é necessário para adotar o VoIP
Para a implementação da telefonia na nuvem, são necessários alguns requisitos básicos:

Banda larga de qualidade
Basicamente, as empresas precisam ter uma internet de banda larga rápida, pois, é através dela que as ligações serão feitas. Se sua empresa possui um pacote mais modesto, vale a pena investir em uma internet mais rápida. 

Contrate uma empresa que trabalhe com VoIP
Recomenda-se também que as empresas mantenham números convencionais para que os clientes consigam se comunicar quando quiserem. Ou seja, as ligações não serão feitas por celulares, em aplicativos como o WhatsApp, elas são feitas por telefones.  

Para isso, é necessário contratar empresas que trabalhem com o VoIP e disponibilizem essa tecnologia. O mercado já oferece diversas opções para quem quer implementar esse sistema.

Software de gestão
Eles são disponibilizados pelas empresas fornecedoras do VoIP e são vantajosas porque automatizam todo o processo. Através desse sistema, é possível verificar quais os ramais que recebem mais ligações, o consumo mensal, etc. Ou seja, o gestor consegue ter uma visão geral do processo e do gasto com telefonia. 

Como o VoIP melhora a gestão de telefonia
Esse sistema de ligações telefônica na nuvem apresenta algumas boas vantagens para o negócio, seja ele de grande ou pequeno porte. A seguir, listamos algumas das vantagens para a empresa que implementa esse sistema: 

Redução de gastos
A conta de telefone da sua empresa está alta? Pois é, os gastos com telefonia são muito comuns em todo tipo de empreendimento, do pequeno ao grande. Com a telefonia em nuvem, é possível reduzir bem esse gasto. 

Isso, porque os principais custos são com a internet de banda larga e com o software instalado pela empresa fornecedora do VoIP. Outra boa vantagem é que os planos podem ser ajustados de acordo com as necessidades da empresa. 

Então, por exemplo, existem planos para aquelas que fazem muitas ligações internacionais, há planos com ligações mais básicas, etc. Ou seja, é extremamente adaptável às necessidades de cada empresa. 

Fácil de ser instalada e de fazer a manutenção
Outras duas grandes vantagens do sistema VoIP é que é muito fácil de ser instalado e, além disso, tem fácil manutenção. Não são necessários muitos técnicos nem muitos procedimentos de conservação.  

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as ligações na nuvem, que tal implementá-la em sua empresa?

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee