Na hora de comprar um apartamento na planta, é normal que surjam diversas dúvidas. Uma delas é: Qual é a melhor forma de decorar um imóvel na planta? E, ainda, devo optar pelo apartamento decorado ou montar um projeto próprio? 

Vamos por partes. O primeiro passo é descobrir se a decoração proposta pela construtora atende a sua realidade no dia a dia. Mesmo que a decoração seja linda, talvez ela não sirva para você. 

Por exemplo:

Você tem crianças ou animais e todos os estofados do projeto são claros?
Você mora com sua esposa ou marido e a cama não é ampla suficiente para duas pessoas?
No planejado a mesa de jantar é para quatro pessoas, mas você costuma receber muitos amigos?
Você trabalha em home office e não há previsão de um pequeno escritório?

Se as soluções dos interiores atendem suas necessidades, o próximo passo é analisar quanto custará essa decoração, ou seja, qual a diferença de valores entre o decorado e o sem decoração.

Também avalie o que virá no decorado — nem todos os itens apresentados nas sugestões dos ambientes efetivamente estão no contrato de compra.

Sabendo o valor da decoração, é hora de pensar se é possível executar um projeto semelhante pagando menos. 

Por fim, avalie se você prefere a praticidade e rapidez de comprar um apartamento pronto para morar, ou se você gostaria de deixar seu cantinho mais com a sua cara, ainda que leve um pouco mais de tempo.

Dicas para decorar um apartamento na planta

Você pensou bem nos pontos listados acima e decidiu que comprará o apartamento na planta vazio. É hora de começar a pensar em como será a decoração dos espaços. Vamos a algumas dicas:

Comece a economizar

Se você fosse comprar o decorado, teria que desembolsar dinheiro, certo? A mesma coisa acontece quando você opta por decorar sozinho ou com a ajuda de um arquiteto. 

Móveis custam caro — exigem um planejamento minucioso e tempo para juntar dinheiro. Por isso, quanto antes você começar a economizar melhor.

Decida se contratará um arquiteto ou designer de interiores
Se você gosta do universo da decoração, leva jeito para a coisa e tem um tempo para dedicar à pesquisa de ideias e de fornecedores, pode dar certo fazer tudo sozinho.

Caso contrário, o melhor é contratar um arquiteto ou designer de interiores que já tem experiência nos meandros da decoração. Pesquise muito bem os portfólios de vários profissionais do ramo para encontrar um que tenha o seu estilo!

O decorado tinha alguma solução inteligente?

Em geral, os decorados são projetados por arquitetos e designers especializados. Eles têm como objetivo convencer os clientes a comprarem aquele apartamento ou casa. 

Portanto, mesmo que você não tenha comprado o decorado, pode aproveitar algumas ideias e soluções lá expostas, sobretudo quando se trata de espaços pequenos.

Busque referências

Conhecer seu estilo e o que você busca em uma decoração é fundamental na hora de decidir como decorar seu apartamento. Por isso, pesquise muito: vale comprar revistas especializadas, ir em lojas de decoração, seguir perfis de Instagram sobre interiores e até abrir uma conta no Pinterest só para isso.

Colecione fotos que traduzem o que você espera de cada ambiente. No Pinterest, você pode fazer uma pasta para cada espaço da casa. 

Avalie muito bem a planta
Mesmo que você tenha ido a um apartamento decorado e visto como ele fica em 3D, a planta é sua maior aliada na hora de criar sua própria decoração. Debruce-se sobre ela e comece a ver que móvel ficará melhor e onde. 

Pense também de que tipo de ambientes você precisa. Um exemplo: você gosta de cozinhar e receber amigos e família em casa? Abrir a cozinha para a sala pode ser uma boa pedida. 

Encontre um bom marceneiro o quanto antes

Temos dois bons motivos para isso. O primeiro é que bons marceneiros costumam estar lotados de projetos. Assim, pode demorar um bom tempo para que ele consiga trabalhar na decoração de seu apartamento. Encontrando um de quem você goste, já reserve esse tempo com ele. 

Além disso, os apartamentos estão cada vez menores. Uma boa marcenaria é peça-chave para que você tenha móveis bonitos, funcionais e que não ocupem o precioso espaço de circulação do apartamento.

Não compre eletrodomésticos com muita antecedência

Além de não ter onde deixar, você pode ter péssimas surpresas. Vamos supor que a obra atrasou e o pintor só conseguiu trabalhar na parede dois meses depois do planejado. 

A televisão chegou no prazo original, mas teve que ficar em um canto do apartamento em reforma por mais tempo do que todos imaginavam. Quando abriram a caixa, ela estava quebrada. Ninguém quer ter esse tipo de problema, certo?

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

 Ofertαs Shopee Diferente Confirα!



꧁ঔৣ☬✞ Me pague um café? ✞☬ঔৣ꧂

Uma forma simples de receber apoio de quem valoriza o meu trabalho com o Seja Hoje Diferente!
Meu pix é o 11 98363-7919 e meu nome você já sabe é Alessandro Turci.