Imagem Divulgação

A ORIGEM DO GIRASSOL

Também famoso por passar o dia acompanhando o ciclo do sol, o girassol surgiu nos Estados Unidos, mas hoje é cultivado no mundo para extração de óleo. 

As sementes, produzidas após a floração no lugar onde era o miolo da flor, são muito apreciadas por pássaros, por isso, se tiver girassóis plantados num canteiro, pode esperar a visita dos bicudos assim que as flores secarem. Aliás, os pássaros não só consomem a semente do girassol como também as disseminam. 

Não se surpreenda se ver um girassol nascendo num terreno baldio, em uma calçada ou até mesmo na varanda.

Formas de consumir o girassol e suas sementes

Comestíveis também para nós, as sementes de girassol contém vitamina E, cobre, potássio, magnésio, fósforo e selênio, todos minerais importantes para nosso organismo. Também é fonte de frutose, um açúcar natural menos calórico do que o extraído da cana. Não bastassem todos esses benefícios, suas folhas têm ação expectorante e são usadas no tratamento de doenças pulmonares.

Como cultivar girassol em casa

Como acontece com as plantas chamadas anuais, o ciclo de vida do girassol não ultrapassa 12 meses, a partir das sementes. 

Cultive-o em vasos ou canteiros com bastante composto orgânico, em local ensolarado, mantendo a terra úmida, nunca encharcada ou seca demais. Em poucos meses surgirão grandes folhas ásperas e com pelos, para em seguida surgirem os botões. As flores podem ter o miolo amarelo, marrom ou preto, dependendo da variedade. Você pode assistir um video de como plantar o girassol em vasos, e também outras espécies de flores a partir de sementes.

O girassol como flor ornamental

Não deixe de procurar nas casas agrícolas sementes da espécie "Teddy Bear", também conhecida por girassol-de-ouro, cujas flores parecem graciosos pompons amarelos — de porte ligeiramente menor, essa planta tem cultivo idêntico ao girassol comum.

Fonte: Minhas Plantas

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee