Imagem Divulgação

Não existe nada mais relaxante que ouvir o canto dos pássaros. Ainda mais quando se é um amante da natureza e de todos os encantos que ela proporciona. Alguns desses pequenos animais são os responsáveis pelos mais belos cantos, qualidade esta, reconhecida até pelos mais leigos no assunto.

Assim como qualquer animal, as aves emitem sons para se comunicarem entre si, no entanto, para nós, humanos, esses sons se assemelham com o cando, já que são leves e harmoniosos.

Todo pio produzido expressa algum sentimento. A nota e durabilidade determinam a mensagem que o animal está passando. Também é possível verificar a expressão corporal para saber do que se trata. 

O canto usado para mostrar territorialidade faz a ave ficar agitada, enquanto o de acasalamento é mais suave e com movimentos leves. No mundo dos pássaros, os machos são os mais favorecidos pela perfeita vocalização.

Somente em algumas espécies as fêmeas cantam. Esse fato tem um motivo, a conquista dos parceiros fica com o macho e ela é feita através dos sons, quando ele tenta mostrar o seu potencial como alpha. O canto deles é mais aprimorado e o das fêmeas mais sutil.

Em geral, os exemplares femininos piam quando se sentem ameaçados e precisam se proteger, já os machos, passam todas as informações de maneira vocal. Uma curiosidade do mundo animal é que as aves menos atraentes possuem um canto mais bonito.

Essa é a lei da compensação, que ocorre também com os seres humanos desprovidos de algum sentido, comum entre os deficientes auditivos, que possuem uma visão aprimorada, e os deficientes visuais, que tem um tato inexplicável. 


Conheça as espécies com o canto mais bonito entre os pássaros:

Pardal

Os Pardais são facilmente encontrados, por serem os mais domesticados pelo homem. Por trás da penugem escura e pouco brilhante, existe um cantor inigualável. Os pios, ouvidos em grandes cidades e também no interior, em sua grande maioria, são vindos deste pequeno notável.

Rouxinol

A expressão "canta como um Rouxinol" é originada do belo tom dessa ave de pequeno porte. O tom se torna mais potente no início da primavera, por isso se diz que ele é o anunciante da estação.

Apesar de ser fácil ouvi-lo a distância, é quase impossível visualizá-lo, pois ele se camufla entre folhas e galhos. Ele também representa o alerta de perigo no mundo dos animais, pois possui a incrível habilidade de sentir o surgimento de ameaças. Seu piar é muito alegre e para os norte-americanos, é um símbolo de amor.

Bem-te-vi

Esse chilrear é o mais fácil de se reconhecer, literalmente, ele reproduz o termo "bem-te-vi", por isso o nome do animal. Este canto trifásico possui diferentes entonações, que variam conforme a mensagens que devem ser passadas. O ritmo mais acelerado, por exemplo, representa perigo. Geralmente, ele emite seu som ao final do dia.

Melro

Existem muitas espécies de melros, todas elas chamam a atenção com o canto perfeito. O entoar mais conhecido e cobiçado é do Melro-preto, esse é comumente encontrado nos continentes da África e da Ásia. 

Esta ave pode emitir tons e melodias diferentes, por isso, se destaca dos demais. Seu chilrear não é suave, mas o tom grave é muito agradável. Suas penas são inteiramente negras e brilhantes.

Uirapuru

O Uirapuru-verdadeiro, que possui o nome científico de Cyphorhinus aradus, vive na Amazônia. O animal com penas avermelhadas possui uma aparência deslumbrante e consegue sonorizar como uma flauta.

Sim, ele emite sons parecidos com os do instrumento musical. Em seu habitat natural, ele é tido como o passarinho com o canto mais garboso. O dito popular afirma que todas as espécies se intimidam durante o piar do Uirapuru.

Curió

O brasileiro Curió é uma ave cobiçada pelos criadores, ela costuma disputar território através de seu canto. Seu piar contínuo e ritmado é aprendido ainda quando filhote e passado de geração em geração.

De acordo com sua qualidade, ele emite sons diferenciados. O Curió-praia é o mais valioso entre todos os cantores dessa espécie. Em cativeiro, ele aprende seu canto com o uso de músicas gravadas, diretamente da natureza, pois é um excelente imitador.

Ouvir cada um desses passarinhos mostra a perfeição criada pela natureza, eles possuem características ímpares e toda sua sonorização ocorre por alguma razão natural.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee