Muitos procedimentos realizados em clínicas odontológicas são importantes, pois são capazes de proporcionar grandes melhorias, seja na aparência, na autoestima ou em alguma outra função deficiente.

O implante dentário, por exemplo, é capaz de aliar esses três pilares em apenas uma intervenção. Por esse motivo, essa reconstrução de um ou mais dentes é muito comum e importante para muitas pessoas.


Mas você sabe o que é um implante dentário?


Esse procedimento é indicado para pacientes que perderam a raiz de um ou mais dentes. Nesse caso, o implante visa inserir uma peça de titânio como suporte no tecido ósseo para que uma prótese dentária fixa seja encaixada acima e, após isso, aparente ser um dente natural.

Quando realizados por especialistas experientes, os resultados costumam ser positivos e podem representar uma mudança brusca na saúde bucal de um paciente. Apesar disso, muitos costumam ter dúvidas sobre diversos detalhes desse tratamento.

Por isso, resolvemos elaborar uma lista com algumas das dúvidas mais frequentes dos que procuram por um implante dentário. Confira:

1. Qualquer um pode fazer o implante dentário?

Apesar de fornecer o suporte diretamente no tecido ósseo do paciente, não é qualquer um que pode realizar o procedimento. Com exceção de fumantes compulsivos, dos que sofrem com diabetes ou dos que estão em tratamento contra o câncer, todos os outros podem realizar um implante dentário.

2. Quais são os prejuízos que a falta de um dente pode provocar?

A falta de um ou mais dentes é prejudicial para uma pessoa, não só do ponto de vista da estética. A falta da dentição completa pode provocar desde dores no rosto e dificuldade para mastigar adequadamente, até uma perda óssea mais rápida e a flacidez no rosto.

3. Quanto tempo dura um implante dentário?

O procedimento é rápido e geralmente o paciente já estará liberado para trabalhar ou estudar em até 24 horas após a intervenção. Apesar disso, é necessário realizar consultas frequentes ao dentista para um acompanhamento futuro.

Isso porque, vale ressaltar, que a incorporação completa da peça na estrutura óssea do paciente pode demorar de 4 a 6 meses.

4. Quanto custa para colocar um implante dentário?

Antes de realizar a intervenção em qualquer local, é válido verificar a experiência do profissional responsável pelo procedimento. Lembre-se de que mais vale a pena um implante um pouco mais caro, mas correto, do que um mais barato que possa resultar em problemas no futuro.

Pela qualificação e também pelos materiais utilizados, há uma alteração nos valores, que podem variar de R$ 1000 até R$3.500 por dente. Mas cabe ressaltar: evite locais inapropriados que possam causar sérios danos à saúde.

5. Dói colocar um implante dentário?

Por ser uma cirurgia, os dentistas utilizam anestesia local durante o implante dentário. Por essa razão, o paciente não sofre dor alguma durante o procedimento.

6. Implantes dentários são melhores do que a dentadura?

Sim, eles possuem vantagens relevantes quando são comparados com uma dentadura. Um implante dentário proporciona uma dentição totalmente fixa, harmônica e natural.

Além disso, diferentemente da dentadura, um dente colocado por meio desse procedimento impede aftas e outras lesões, além de auxiliar o paciente a ter uma mastigação melhor e mais adequada.

7. Após perder o dente devo esperar quanto tempo para realizar o procedimento?

Logo após perder o dente, é importante consultar um dentista. Quando um paciente espera algum tempo para realizar o implante, a estrutura óssea pode se danificar e tornar o procedimento mais difícil. Nesse caso, é necessário realizar um enxerto ósseo capaz de suportar a estrutura de titânio.

Após perder um dente, muitas pessoas literalmente se escondem e não desejam sorrir nunca mais. Para contornar esse problema, o implante dentário pode ser a solução. O procedimento é capaz de devolver a autoestima dos pacientes e uma dentição natural e harmônica.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!
Acredite nos seus sonhos. A fé aliada à ação servem de ponte para a concretização deles.

Comente este artigo

Postagem Anterior Próxima Postagem

GeraLinks - Agregador de links