Imagem Divulgação

Faz Mal comer só frutas? Emagrece comer só Frutas?

Sempre há alguma dieta na moda, e entre elas existe uma em que a pessoa só come frutas, conhecida também como frutarianismo. 

Vamos conhecer mais a respeito dessa dieta. 

Comer só frutas emagrece mesmo? Faz mal?

O que é frutariano

As pessoas frutarianas são aquelas que têm a sua alimentação baseada exclusivamente ou principalmente em frutas cruas. Algumas incluem nozes e sementes, mas legumes, grãos e todos os produtos de origem animal estão totalmente fora do cardápio.

Mesmo adicionando nozes e castanhas ao cardápio, o que significa consumir mais proteína e gordura, comer só fruta emagrece sim, porém, essa dieta faz com que a pessoa perca uma grande quantidade de alimentos e nutrientes saudáveis e importantes para o organismo.

É saudável comer só frutas?


Comer apenas frutas é considerado uma das dietas mais restritivas e apresenta um grande risco de desnutrição. De acordo com Gaynor Bussel, porta-voz da British Dietetic Association:

“É praticamente impossível obter todos os nutrientes que você precisa. Um dos grandes problemas é a falta de vitamina B12, e você pode ficar com anemia se não consumir o suficiente desta vitamina. A deficiência de cálcio, proteína e ferro levariam ao cansaço e à letargia. Você estaria propenso à osteoporose. A função imunológica provavelmente seria bem baixa. Temos que nos alimentar com todos os diferentes grupos de alimentos por uma razão”.

Ou seja, comer só frutas faz mal e não é a melhor maneira de ter uma ótima saúde, especialmente a longo prazo.

Há alguns anos atrás, o ator Ashton Kutcher sofreu com problemas de saúde devido à sua dieta, em que se alimentava apenas com frutas. A estrela de Hollywood começou a sofrer com fortes dores de estômago, que foram atribuídas a um problema com seu pâncreas. A causa? Sua dieta frutariana, que seguiu inspirado em Steve Jobs.

Kutcher disse: “Eu estava com o dobro de dor, e os níveis do pâncreas estavam completamente fora de sintonia, o que era completamente aterrorizante considerando tudo”. O que ele quis dizer com “considerando tudo” é que Jobs era conhecido por seguir uma dieta em que comia apenas frutas e morreu de câncer pancreático com apenas 56 anos de idade. De acordo com a biografia escrita por Walter Isaacson sobre Steve Jobs, o empresário começou a fazer dietas extremas, como a frutariana, em seu primeiro ano de faculdade.


Comer frutas para emagrecer


As frutas são alimentos doces, nutritivos e que fazem com que você se sinta satisfeito, por isso pode parecer uma maneira saudável de reduzir o apetite quando alguém está querendo perder peso. De fato, comer só frutas emagrece, mas ela não pode ser o único grupo de alimento que a pessoa consome. Ela pode ajudar como uma aliada na dieta.

As frutas possuem poucas calorias, gorduras e são ricas em fibras. Uma xícara de morango, por exemplo, contém 77 calorias, 0,2g de gordura e 4,6 de fibra. A fruta tem um alto teor de água, então 1 xícara de morangos fará com que você se sinta mais satisfeito do que se tivesse comido 1 xícara de carne moída, por exemplo, o que é relativamente mais calórico.

Qualquer dieta que envolve comer apenas um alimento ou grupo alimentar é considerada uma “dieta da moda”, e elas são populares porque podem proporcionar resultados rápidos de perda de peso – quanto menos calorias você consome, mais peso perderá, porém, isso não significa que a perda de peso seja saudável ou sustentável.

As dietas da moda são perigosas porque não fornecem nutrientes adequados ao corpo. Por exemplo, as frutas não contêm proteínas e seu corpo precisa de proteína para construir músculos, ossos fortes e para funcionar adequadamente. Essas dietas da moda, como manter uma alimentação apenas com frutas, podem causar desnutrição, tontura, fadiga, desidratação, náusea e inclusive doenças mais sérias quando seguidas por um longo período de tempo.

Perda de peso sustentável e insustentável

As dietas da moda são insustentáveis porque você só pode permanecer nelas por curtos períodos de tempo. Ninguém pode comer apenas frutas pelo resto da vida, pois eventualmente terá que interromper a dieta e comer outros alimentos, e assim que comer algo que não seja frutas, o peso possivelmente retornará.

Uma dieta sustentável é aquela que você pode manter pelo resto da sua vida, e esta é a única maneira eficaz de perder peso.

Os seis maiores problemas em comer só frutas

É verdade que as frutas são ricas em antioxidantes, especialmente vitamina C e betacaroteno, que são conhecidos por terem efeitos extremamente positivos na saúde, porém, comer só frutas faz mal e isso compensa todos os pontos positivos de uma dieta frutariana.

De acordo com Melissa Moore, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, quando as frutas são o único grupo de alimentos consumidos, a pessoa perde muitos nutrientes essenciais, e isso não deve ser negligenciado, uma vez que as deficiências nutricionais aumentam a possibilidade de todos os tipos de problemas de saúde, desde os menores até os maiores.

Veja agora alguns dos possíveis riscos para a saúde de comer só frutas:

1. Maior risco de ganho de peso

Se você acha que comer só frutas emagrece, saiba que isso pode mesmo acontecer, mas provavelmente, assim que parar com esta dieta, todos os quilos perdidos voltam, e dependendo da quantidade de frutas que coma, pode até mesmo ganhar peso ao seguir essa dieta.

De acordo com Laura Jeffers, nutricionista e gerente de nutrição ambulatorial do Centro de Nutrição Humana da Cleveland Clinic, Estados Unidos, “você pode perder peso com a dieta frutariana, mas eu não considero isso um benefício real. Qualquer perda provavelmente desaparecerá se abandonar a dieta e seu peso voltará a subir”.

Com um alto consumo de frutas, há um alto consumo de açúcar, por isso não é de se surpreender que o ganho de peso seja um dos maiores riscos de uma dieta frutariana.

2. Falta de proteína

Um dos nutrientes mais importantes para se consumir é a proteína. Proteínas são moléculas compostas de moléculas menores conhecidas como aminoácidos, que constroem praticamente tudo no corpo, desde a pele, cabelo e unhas até a hemoglobina no sangue.

As proteínas podem ser encontradas em carnes de animais terrestres, peixes e aves. Nozes, sementes, feijões e laticínios também fornecem proteína. Há também grãos integrais contendo proteínas, como arroz integral, trigo integral, quinoa e cevada. As únicas fontes sólidas de proteínas permitidas na maioria das dietas frutarianas são certas castanhas e sementes em pequenas quantidades.

Consumir uma dieta baseada apenas em frutas ou até mesmo a que entra as castanhas não supre todas as necessidades diárias de proteína, resultando em deficiência da mesma.

3. Zero gorduras boas

Outra grande preocupação das dietas em que se come apenas frutas é a falta de gorduras boas, especialmente os ácidos graxos essenciais ômega-3. O consumo de ácidos graxos essenciais e outras gorduras boas é vital para muitas funções do corpo, incluindo a manutenção dos níveis hormonais e funções cerebrais adequadas. Uma dieta frutariana permite apenas algumas fontes de gorduras boas em quantidades mínimas. Algumas das melhores fontes de ácido graxos ômega-3 que não são permitidos em uma dieta frutariana incluem salmão e sardinha.

4. Deficiências nutricionais

Proteínas e gorduras boas não são as únicas coisas que podem se esgotar no organismo ao seguir uma dieta em que se come apenas frutas. Vitaminas e minerais que faltam na dieta frutariana também tendem a incluir cálcio, ferro, zinco, vitamina D, bem como todas as vitaminas do complexo B.

Esses são nutrientes absolutamente necessários para o funcionamento diário saudável do seu corpo.

5. Perigoso para os níveis de insulina e diabetes

Adivinha o que todas as frutas têm em comum? Teor de açúcar. Algumas possuem teores de açúcar mais baixos, mas no geral, a maioria das frutas é naturalmente muito rica em açúcar. Embora sejam açúcares naturais, se você é diabético, pré-diabético ou luta com o equilíbrio de açúcar no sangue, sabe que quando se trata de açúcar em todas as formas, tem que ter cuidado com a ingestão, a fim de manter um pâncreas saudável e ótimos níveis de insulina.

É natural para o pâncreas secretar, “guardar” insulina quando você consome fontes de carboidratos, como frutas. Se você está comendo apenas frutas, isso pode sobrecarregá-lo. Se você é diabético ou mesmo pré-diabético, uma dieta frutariana pode ser simplesmente perigosa para a sua saúde.

6. Maior probabilidade de cáries

Devido ao teor naturalmente elevado de açúcar nas frutas, uma dieta frutariana tem sido associada a uma maior probabilidade de cáries. As frutas não são apenas tipicamente carregadas com açúcar, como também são bastante ácidas, o que pode levar à erosão do esmalte dos dentes. O teor de açúcar e ácido das frutas pode ser uma combinação letal quando se trata de saúde dentária para as pessoas que seguem essa dieta.

De fato, comer só fruta emagrece, porém, o mais importante é que comer só fruta faz mal para o equilíbrio nutricional do seu organismo; por isso siga uma dieta balanceada e consulte um nutricionista para que possa te auxiliar a criar uma dieta para perder peso, e não saúde.

Sucesso, Saúde, Proteção e Paz!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee