Gases intestinais: o que é, principais sintomas e como tratar

Os gases são involuntários, sendo produzidos naturalmente pelo organismo, e, na maioria das vezes, não cheira muito mal. No entanto, quando a pessoa come muito depressa, faz uso de antibióticos ou possui uma dieta rica em proteínas, principalmente com o consumo regular de carne de porco, há maior produção e maior concentração de gases, podendo cheirar muito mal.

Principais causas de gases

A formação de gases é muito influenciada pelos hábitos e estilo de vida da pessoa. Assim, as principais causas de gases intestinais são:

1. Engolir ar durante as refeições

Quando se come muito rápido, devido ao estresse ou a ansiedade, por exemplo, pode haver a entrada de ar no organismo, o que provoca a formação de gases, sendo chamada esta condição de meteorismo intestinal. Além disso, engolir ar durante as refeições deixa a barriga inchada e promova arrotos. Entenda mais sobre o meteorismo intestinal.

2. Comer alimentos de difícil digestão

Alguns alimentos, principalmente carboidratos, proteínas e gorduras, possuem digestão um pouco mais lenta e aumentam a fermentação no intestino, havendo a formação de gases. Os principais alimentos responsáveis pelo excesso de gases intestinais são:

Repolho, brócolis, couve-flor, milho, leite;
Grão de bico, ervilhas, lentilha, batata;
Feijão, batata doce, iogurte, ovos, farelo de trigo;
Bebidas com gás, cerveja preta, cebola, aspargos.

A combinação de alimentos ricos em fibras com alimentos que possuem muita gordura também favorecem a formação de gases, por isso deve-se evitar comer um pão integral com queijo cheddar, por exemplo.

Contudo, um alimento que pode causar gases num indivíduo pode não causar em outro, e portanto, se notar o aparecimento de gases tente saber qual foi o alimento que o causou e evite-o. Saiba como a dieta pode diminuir a produção de gases.

3. Tomar antiácidos ou antibióticos

O uso de antiácidos e de antibióticos podem alterar a flora intestinal e, assim, o processo de fermentação dos microrganismos. Dessa forma, ocorre uma maior produção de gases intestinais.

4. Não praticar atividades físicas

A falta de atividades físicas faz com que o processo de digestão se torne mais lento, aumentando a fermentação dos alimentos. Além disso, pessoas sedentárias tendem a ter prisão de ventre, o que também favorece a formação de gases intestinais devido à permanência das fezes no intestino por mais tempo. Saiba quais são as consequências do sedentarismo.

5. Bebidas com gás

Elas facilitam a deglutição de mais ar e, por isso, eliminar as bebidas com gás pode melhorar bastante a necessidade de arrotar e de eliminar gases.

6. Prisão de ventre

Como as fezes permanecem mais tempo no intestino elas aumentam a fermentação e dificultam a saída dos gases, por isso, recomenda-se acabar com a prisão de ventre fazendo alterações na alimentação.


Principais sintomas

Os principais sintomas de gases intestinais são:

Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
Mal estar geral;
Dor abdominal em forma de pontadas;
Flatulência.
Se estes sintomas estiverem causando grande incômodo, o que se pode fazer é tomar um chá para gases ou tomar um remédio para gases que se compra na farmácia, mesmo sem receita médica. Veja como pode ser feito o tratamento para gases.

Remédio para gases intestinais

Algumas boas opções de remédios para gases intestinais são:

Dimeticona (Luftal);
Carvão ativado;
Chá de funcho com erva cidreira;
Chá de anis estrelado com canela em pau.

Além disso, um ótimo remédio natural para acabar com os gases intestinais é praticar algum exercício de forma regular, como andar de bicicleta ou caminhar por 30 a 40 minutos diariamente. Saiba como preparar os remédios caseiros para os gases.

Deixe Seu Comentário ou Feedback

Compartilhe suas opiniões sobre este artigo nos comentários! No Seja Hoje Diferente, nos esforçamos para manter o conteúdo sempre atualizado e funcional. Caso encontre algum link quebrado ou enfrente problemas com áudio ou vídeo, informe-nos nos comentários ou pela nossa página de contato para que possamos corrigir rapidamente.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Atenção: Todos os nossos artigos são exclusivos.

A reprodução total ou parcial é permitida, desde que a fonte SejaHojeDiferente.Com seja devidamente citada.


Apoie ou retribua.