Entenda como as técnicas de respiração podem te ajudar a ter uma vida melhor

Sabia que a forma que você respira pode te influenciar em muita coisa?  A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados. Quase como um purificador de ar natural para o seu próprio corpo.

Aprendendo as diversas técnicas existentes, você pode melhorar a saúde consideravelmente, o seu desempenho nos esportes, seu poder de concentração e muito mais. Confira as dicas a seguir e comece a colocar em prática:

1 - Técnica de respiração abdominal


Essa respiração é ideal para ser feita antes de situações que possam te causar estresse, como provas, reuniões, apresentações. Com uma mão no peito e outra na barriga, você vai respirar fundo pelo seu nariz, fazendo com que o diafragma infle com ar. 

Faça de 6 a 10 respirações desse tipo, bem profundas, a cada minuto, durante 10 minutos. Numa prática mais contínua, você vai poder notar a redução cardíaca quase que imediatamente. 

2 - Sama Vritti


Dificuldades para dormir? Talvez essa respiração possa te ajudar, já que ela tem como objetivo principal acalmar o seu sistema nervoso e reduzir o estresse. Inspire 4 vezes e expire 4 vezes pelo nariz, prestando atenção na sua respiração. 

À medida que você se adaptar a esse processo, aumente a quantidade: inspire 8 vezes e expire mais 8. É um tipo de respiração bem fácil, qualquer um pode fazer, tente hoje antes de dormir! 

3 - Respiração por narinas alternadas


Também chamada de Nadi Shodhana, é usada para ajudar a ficar em calma, alcançar o equilíbrio e unir os lados direito e esquerdo do cérebro. Para se ter ideia, é bem praticada pelos iogues. 

É relativamente simples fazê-la: fique sentado em uma posição de meditação que seja confortável para você, tampe a narina direita com o dedo e inspire bem profundo com a narina esquerda. Quando estiver inspirando o máximo de ar possível, tampe a narina esquerda e expire com a narina direita.

Entendeu como funciona? Então, para finalizar, faça o exercício mais uma vez, agora inspirando pela narina direita e expirando pela esquerda. Essa respiração vai te ajudar a ficar mais ligado, com energia! Ideal para começar o seu dia.

4 - Kapalabhati


Essa respiração vai te ajudar a clarear a mente, os pulmões e as vias respiratórias. Inspire profundamente e expire bem rápido. Faça a respiração cerca de 10 vezes. Assim como a respiração anterior, vai te ajudar a acordar o cérebro e ficar bem desperto. 

5 - Visualização guiada


Que tal se desligar totalmente do mundo exterior? Com essa respiração, você pode. É fácil, siga as instruções: deixe sua cabeça em linha reta e o olhar sempre à frente. Agora você vai inspirar profundamente e se concentrar em imagens que sejam bem positivas para você. 

Quando estiver fazendo isso, lembre-se, os pensamentos positivos devem substituir os negativos. Muita gente usa gravações ou até mesmo músicas para ajudá-las a se concentrar nesta respiração.

Respiração de qualidade


Viu só como a respiração pode te auxiliar de tantas formas no seu dia a dia. Para acordar, para dormir, para relaxar, para ficar menos ansioso. Conseguir respirar corretamente te ajuda a equilibrar o organismo, inclusive, pode até interferir na produção de substâncias que fazem toda a diferença no funcionamento do corpo.  

Respirar bem, nesse caso, também passa pela qualidade do ar que você respira. Sabia que muitos especialistas não recomendam exercícios de longa exposição ao ar livre em cidades muito poluídas (centros urbanos) ou cidades industriais? Sua constante respiração de partículas de poluição podem agravar a sua saúde e piorar problemas do coração, por exemplo.

Para isso, pratique bem todas as técnicas de respiração se você tiver com a qualidade do ar ambiente em alta. Um purificador de ar em casa, por exemplo, pode te ajudar a esterilizar o ar e garantir uma respiração sempre correta e limpa na sua casa.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee