A vitamina E é essencial para o corpo humano e veremos que é encontrada em diversos alimentos facilmente disponíveis para aquisição. 

Essencialmente, a vitamina E é uma vitamina que se dissolve basicamente em gordura, e além dos alimentos que a possuem, podemos encontrá-la também em suplementos alimentares. Entenderemos aqui para que serve a vitamina E e também quais os alimentos que devemos consumir para encontrá-la.


Para que serve a Vitamina E


A vitamina E é capaz de trazer diversos (se não inúmeros) benefícios ao corpo humano. Ela serve como agente antioxidante, na prevenção de doenças cardiovasculares, sistema imunológico, rejuvenescimento da pele e etc.

Em questões médicas, a vitamina E é extremamente eficiente e altamente recomendada no tratamento de distúrbios de movimento, como a ataxia, pois esta é comumente relacionada à deficiência de vitamina E. Em casos como este, é muito comum que o médico receite suplementos de vitamina E para o tratamento.

Além disso, a vitamina E também é normalmente utilizada para o tratamento de Alzheimer, desordem sanguínea, anemia, controle de dores menstruais e relacionados. De forma simples, podemos ver para que serve a Vitamina E na seguinte listagem:

    * Retardamento do envelhecimento por ser uma vitamina antioxidante
    * Prevenção e controle de doenças cardiovasculares
    * Tratamento e renovação celular da pele
    * Tratamento de demência ou mesmo outras complicações de ordem cerebral
    * Fortalecimento do sistema imunológico

Além de tudo isso, a vitamina E também tem se mostrado eficiente na aceleração do metabolismo, sendo então considerada uma importante aliada na perda de peso.

A falta ou deficiência de vitamina E no corpo pode causar anemia e fragilidade do sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível a problemas virais, problemas de pele e também de circulação.

Portanto o consumo de vitamina E é importante e altamente recomendado a todos. Veremos adiante que o seu consumo é muito simples, uma vez que há diversos alimentos que possuem a vitamina E naturalmente.

Em quais alimentos podemos encontrar a Vitamina E?

Muitos são os alimentos que possuem vitamina E e aqui mostramos quais alimentos consumir para encontrá-la. Ela é largamente encontrada em óleo de gérmen de trigo, cereais, óleos vegetais, carnes, ovos, diversas frutas e diversos legumes.

Dentre os alimentos extremamento ricos em vitamina E podemos citar os seguintes:

    Óleo de gérmen de trigo
    Semente de girassol
    Óleo de girassol
    Castanha-do-pará
    Pistache
    Espinafre
    Aspargo

Além dos alimentos acima que são muito ricos em vitamina E, ela também pode ser encontrada em quase todos os vegetais escuros e também algumas espécies de peixe como salmão e sardinha. Algumas frutas, como o abacate, também são ricas em vitamina E e podem ser livremente consumidas, uma vez observadas as possíveis restrições médicas.


Contraindicações e recomendações gerais da Vitamina E

Em condições gerais, a vitamina E é segura para o corpo se for consumida dentro da quantidade diária recomendada de 15mg, seja através da ingestão oral ou mesmo aplicação sobre a pele através de compostos químicos. Todavia, é importante notar que o consumo exagerado ou além do indicado pode causar efeitos reversos, podendo até mesmo provocar a morte.

Portanto, é de muito bom senso procurar orientação médica antes de se optar por adotar o consumo de suplementos alimentares que sejam ricos em vitamina E. Da mesma forma, deve-se considerar a orientação de um nutricionista ou profissional de saúde ao optar por enriquecer a dieta com alimentos que possuam a vitamina E.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee