Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!
Senado Aprova Projeto de Lei para Tributação de Criptoativos no Exterior
Ilustração Divulgação

Marco Regulatório Impõe Alíquota de até 15% e Desafia Entendimento sobre Ativos Virtuais

Por News SHD: Seja Hoje Diferente

O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (29), o Projeto de Lei 4.173/2023, estabelecendo uma alíquota de até 15% para rendimentos provenientes de criptoativos no exterior. A medida, que já passou pela Câmara dos Deputados, agora aguarda sanção presidencial.

O Projeto de Lei, de número 4.173/2023, tem como foco a tributação de uma variedade de investimentos realizados fora do país, abrangendo ativos virtuais e criptoativos como uma de suas áreas de incidência. Durante as discussões legislativas, o governo concentrou seus esforços na tributação de fundos exclusivos (com poucos cotistas) e offshores mantidos por brasileiros no exterior.

A partir de janeiro de 2024, a legislação propõe que toda pessoa física residente no país declare os rendimentos provenientes do capital investido no exterior separadamente dos demais ganhos de capital e rendimentos. Vale ressaltar que a regulamentação específica sobre quais ativos virtuais e carteiras digitais serão considerados aplicações financeiras para fins de tributação ficará a cargo da Receita Federal.

Definição de "localizado no exterior":

No mercado de criptoativos, há um debate em curso sobre a definição de uma aplicação financeira localizada no exterior. Enquanto muitos interpretam o projeto como abrangendo criptomoedas em exchanges estrangeiras, como Binance ou Coinbase, a redação não é clara.

"O que no mundo dos criptoativos é considerado localizado no exterior? Se o critério for o local do emissor, então enfrentamos um sério problema, porque a maioria dos criptoativos é emitida no exterior", destacou o advogado especialista em criptomoedas Daniel de Paiva Gomes em entrevista ao Portal do Bitcoin.

Na visão dele, a definição correta seria baseada no intermediário, ou seja, o local do prestador de serviços de ativo virtual (por exemplo, a corretora de criptomoedas), e não o local do emissor.

Este é mais um artigo exclusivo do portal News SHD: Seja Hoje Diferente.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919

𝔐𝔢 𝔞𝔧𝔲𝔡𝔢 𝔞 𝔠𝔬𝔫𝔱𝔦𝔫𝔲𝔞𝔯 𝔠𝔬𝔪 𝔬 𝔰𝔦𝔱𝔢!

𝔖𝔢𝔧𝔞 𝔲𝔪 𝔞𝔭𝔬𝔦𝔞𝔡𝔬𝔯: 𝔓𝔦𝔵 11 98363-7919

𝒮𝓊𝒶 𝒶𝒿𝓊𝒹𝒶 𝑒 𝓋𝒾𝓉𝒶𝓁 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝑜𝒷𝓇𝒾𝓇 𝒹𝑒𝓈𝓅𝑒𝓈𝒶𝓈 𝑒 𝒾𝓂𝓅𝓊𝓁𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝓋𝓊𝓁𝑔𝒶ç𝒶𝑜 𝒹𝑜 𝓈𝒾𝓉𝑒, 𝒸𝒶𝓅𝒶𝒸𝒾𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜-𝑜 𝒶 𝒾𝓃𝓈𝓅𝒾𝓇𝒶𝓇 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝒶 𝒻𝒶𝓏𝑒𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃ç𝒶. 𝒥𝓊𝓃𝓉𝑒-𝓈𝑒 𝒶 𝓃𝑜𝓈 𝑒 𝓈𝑒𝒿𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝑒 𝒹𝑜 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓊𝓂 𝒶𝓂𝒶𝓃𝒽𝒶 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝒷𝓇𝒾𝓁𝒽𝒶𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝒶𝒹𝑜𝓇.

GeraLinks - Agregador de links

Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!