O papel do forno a lenha na manutenção do sabor da pizza

Chef curitibano Henrique Campos comenta sobre o papel do forno a lenha na culinária italiana

O forno a lenha é um elemento milenar da culinária, uma rica herança gastronômica de quando os seres humanos dominaram o fogo e enfrentaram o desafio de preparar alimentos, como carne de caça. Os primórdios desse método culinário envolviam a criação de um buraco no solo, onde lenha era colocada e incendiada para cozinhar os alimentos, apresentando semelhanças com o processo tradicional ainda empregado hoje em dia.

Quando o assunto é pizza, o forno a lenha ajuda o preparo a alcançar a textura perfeita e a crocância da massa. “Ele permite que a pizza seja cozida rapidamente, resultando em uma base fina e levemente carbonizada, características das pizzarias italianas”, comenta o chef Henrique Campos, da pizzaria curitibana Figurate Italian Food.

O forno a lenha contribui para a infusão de sabores únicos. As lenhas utilizadas, como a lenha de carvalho ou oliveira, emprestam aromas naturais e nuances defumados à massa, realçando os ingredientes frescos e de qualidade, que são a base de uma autêntica pizza italiana.

“Outro fator importante é a distribuição uniforme do calor no forno a lenha, que assegura que todos os ingredientes, desde o queijo derretido até os vegetais assados, sejam cozidos de igual forma, resultando em uma experiência gastronômica excepcional”, explica Henrique.

A manutenção dessa tradição gastronômica italiana é um testemunho do compromisso em preservar a autenticidade e o sabor da pizza, mesmo em um mundo de constantes inovações culinárias. 

Veja também: Pizza Caseira

“A gastronomia profissional hoje conta com recursos tecnológicos que garantem efeitos similares aos da lenha, porém com mais agilidade na produção. Ainda assim, o forno artesanal sempre será um símbolo de qualidade e tradição na preparação da pizza”, opina Campos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee