Como cuidar das alergias de pele na primavera
Dermatologista Fátima Tubini explica cuidados para ter com a pele nessa época do ano

A primavera chegou e com ela dias mais quentes.  Na estação mais florida do ano, o aumento de pólen e de exposição aos fungos, plantas, sol e animais, podem ocasionar em alergias.

A alergia trata-se do sistema imunológico, quando uma substância libera uma reação exagerada, que é controlada por anticorpos ou por células. “Quando essa doença aparece, alguns sintomas os acompanham, como, queimação, coceira, ardência, inchaço e vermelhidão” diz a médica dermatologista Fátima Tubini.

É possível identificar diversos tipos de alergias. “Alérgenos sazonais, animais, alimentares, insetos e ambientais. Sendo os sazonais e ambientais os mais comuns na primavera” conta Tubini.

Conheça quais são as alergias que podem se manifestar na pele nesta época do ano e como cuidar delas.

Dermatite Atópica: Também conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma condição crônica da pele que pode piorar com alergias ambientais, como pólen. Para tratar essa alergia use um hidratante hipoalerênico regular e evite sabonetes e produtos de limpeza agressivos, escolha roupas de algodão suave.

Urticária: A urticária é uma doença revelada por manchas vermelhas ou placas elevadas que coçam intensamente. Ela pode ser desencadeada por alérgenos, incluindo pólen, bem como alimentos e medicamentos.

Cuide dessa alergia tomando antialérgicos conforme prescrito pelo seu médico para aliviar a irritação e a inflamação. E tente identificar e evitar o alérgeno ou gatilho que acione a sua alergia.

Dermatite de contato: Esta é uma alérgica que ocorre quando a pele entra em contato com uma substância alergênica. Na primavera, isso pode incluir o contato com plantas, como a hera venenosa, que pode causar erupções dramáticas dolorosas.

Consulte um dermatologista para determinar a causa da sua alergia e em casos leves, cremes com corticosteroides à venda livre podem ajudar a reduzir a inflamação.

Picadas de insetos: Com a chegada da primavera, os insetos voltam a ser uma preocupação, e as picadas de insetos podem desencadear reações alérgicas na pele, como surtos, lesões e incidências.

Para evitar essa alergia use repelentes de insetos quando estiver ao ar livre. Vista roupas de manga longa e calças compridas ao sair, especialmente em áreas abertas. E caso for picado, aplique uma pomada antisséptica.

Dermatite de contato alérgica ao sol: Algumas pessoas desenvolvem uma ocorrência alérgica à exposição solar, conhecida como dermatite de contato alérgica ao sol. Isso pode causar erupções cutâneas, bolhas e irritações após a exposição ao sol.

Evite exposição solar, utilize protetor solar de preferência sendo eles hipoalergênicos e sem fragrâncias e use roupas com protetor solar que bloqueie os raios UV.

A especialista alerta que cada caso é único e o agendamento de uma consulta com um dermatologista ou alergista antes do consumo de qualquer tipo de medicamento via oral ou a aplicação de medicamentos via cutânea é fundamental.

Sobre a Dra. Fátima Tubini

Referência em cuidados e tratamentos dermatológicos, a Dra. Fátima Tubini atua na área da dermatologista há quase 20 anos. Com ampla experiência, a especialista é graduada em Ciências Médicas e possui o título de Especialista em Dermatologia concedido pela AMB e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em sua trajetória, trabalhou com o público infantil na área de pediatria. Atualmente, a profissional proporciona através de procedimentos dermatológicos e estéticos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus pacientes.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee