Divulgação Reprodução

Placas, caixas, copos, bandejas… com certeza você já se deparou com um item feito de acrílico no seu dia a dia. Transparente, resistente e de baixo custo, o material traz vantagens para quem fabrica e para quem consome. 

Por isso, a busca por placas de acrílico tem crescido no mercado. Mas, afinal, o que é esse material? Quais são suas principais características? Como ele pode ser usado? Abaixo, você descobrirá as respostas para essas questões!

O que é o acrílico?

O acrílico é um material sintético que pode ser classificado como um termoplástico. Essas propriedades permitem que ele seja moldado facilmente quando exposto a altas temperaturas. 

Por conta disso, o material é muito usado em diversas indústrias que buscam por uma opção versátil, barata e com qualidade. Há quase 100 anos no mercado, o acrílico pode substituir outros materiais como o vidro e o plástico. 

Quais são suas principais características?

Identificar o material usado em um objeto pode ser uma tarefa complexa, principalmente para os mais leigos. Portanto, é importante ter em mente quais são as principais características do acrílico. 

Leve, resistente e de baixo custo, ele apresenta aspectos importantes para o uso no dia a dia. Sua resistência à umidade, flexibilidade e a isolação térmica permitem que ele seja aplicado em diversos ambientes. 

O ponto de atenção fica por conta dos arranhões, que podem aparecer com mais frequência. A solução nesse caso é fazer o polimento do material.

Onde o acrílico pode ser encontrado?

Que o acrílico pode ser encontrado em vários lugares já ficou claro. Mas onde exatamente esse material é usado? Do mercado odontológico ao design de interiores, confira abaixo alguns lugares nos quais o material marca presença. 

No consultório do dentista

Talvez você nunca tenha ouvido falar da resina acrílica, mas com certeza já se deparou com um item feito a partir dela no consultório do dentista. Ela pode ser usada na confecção de itens como: 

  • Próteses;

  • Placas;

  • Moldeiras;

  • Dentes artificiais;

  • Acrilização de aparelhos. 


Portanto, a resina acrílica desempenha um papel vital no consultório do dentista, proporcionando soluções versáteis e personalizadas para as necessidades de cada paciente. 

Na decoração de interiores

Caixas, bandejas, placas e porta objetos são alguns dos exemplos de itens decorativos que levam o acrílico na sua composição. O principal motivo da forte presença é a versatilidade e o baixo custo. 

Nos itens da cozinha

Quem nunca substituiu um copo de vidro por outro material com medo de quebrar? Nesses casos, o acrílico também pode ser um aliado e é muito usado na fabricação de copos. A sua resistência permite que os objetos se tornem mais duráveis sem perder qualidade. 

Na fabricação de EPI’s

O face shield se tornou popular durante a pandemia, mas já era um EPI conhecido na área da saúde. Além dele, outros objetos como caixas de descarte, máscaras e barreiras de proteção podem ser fabricados em acrílico. 

Curiosidades sobre esse material

Além de multifuncional, o acrílico tem algumas curiosidades que podem agregar ainda mais valor ao material. Confira.

O acrílico pode ser colorido e de diferentes espessuras

Uma das características mais marcantes do acrílico é a sua transparência, mas não precisa ser sempre assim! 

O material pode ser moldado em diferentes espessuras e colorido em milhares de possibilidades de cores, o que contribui para a sua versatilidade. 

O material é reciclável

A sustentabilidade é uma preocupação real para os consumidores modernos. A notícia boa é que o acrílico pode ser reciclado, causando baixo impacto ambiental com o seu descarte. 

O acrílico é um ótimo transmissor de luz 

Por fim, o acrílico é um material translúcido, capaz de transmitir mais de 90% da luz que recebe. Quando usado na decoração e arquitetura, ele permite a entrada da luz natural, contribuindo para uma iluminação mais efetiva e sustentável.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee