Natalia Viotti Divulgação - Literare Books International
Natalia Viotti

Especialista que tem impactado positivamente empresas explica como ter um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e estimulante

“A inovação é a única forma de mantermos não apenas nossos negócios vivos, mas também nossos sonhos. Sem honrarmos nosso propósito, jamais teremos sucesso e dificilmente encontraremos a felicidade”. Essa é a perspectiva compartilhada por Natalia Guimarães Viotti, especialista em liderança, ambiente de trabalho saudável e em relacionamento com o cliente, que ressalta a importância de abandonar o medo do julgamento, exercitar a empatia e ouvir a nossa alma como elementos essenciais para a criação de um ambiente criativo e próspero. Como Natália afirma, "é construindo um novo mundo para os outros que criamos um novo para nós."

Nesse contexto, Natalia Viotti, também advogada trabalhista empresarial, pós-graduada em Gestão de Pessoas, Compliance Trabalhista e em Psicologia Positiva, destaca seu compromisso em desenvolver pessoas e cuidar de suas necessidades através do senso de pertencimento. Com base em sua experiência no direito do trabalho empresarial, liderança, empreendedorismo, psicologia e sua própria história, ela identificou a necessidade de explorar o papel crucial que uma liderança eficiente desempenha na criação de um ambiente de trabalho saudável.

Motivada por sua paixão por ensinar e ajudar os outros, Natalia transformou suas experiências pessoais, incluindo o enfrentamento de um burnout e de um diagnóstico tardio de autismo, já na idade adulta, em um estudo aprofundado sobre os elementos-chave de uma liderança eficiente. Seu trabalho resultou em palestras e treinamentos, que hoje são aplicados em várias empresas, bem como consultoria jurídica para melhoria de desempenho através da inclusão de neurodivergentes e redução de riscos trabalhistas. No livro em que participa de forma coautoral, “Elefante não voa” (Literare Books International), Natalia explora de maneira mais profunda a importância da inovação.

Além disso, a especialista desenvolveu o Programa Sucesso Sustentável, inicialmente destinado a escolas públicas e posteriormente adaptado para a Jornada do Futuro Consciente em escolas particulares. O objetivo desses programas é preparar os adolescentes não apenas para os desafios do ensino médio, mas para a vida como um todo. “Em um mundo cada vez mais exigente, que demanda autoconhecimento, empatia e a realização do propósito pessoal, busca capacitar jovens para enfrentarem os desafios do presente e do futuro de forma consciente e bem-sucedida”, afirma a especialista.

Ambiente corporativo saudável

A visão de Natalia destaca a responsabilidade das empresas em proporcionar segurança psicológica aos colaboradores e abordar aspectos importantes da neurodivergência, por exemplo. “Com uma liderança eficiente e um ambiente de trabalho saudável, é possível promover a inovação, estimular a criatividade e maximizar o potencial de cada indivíduo, especialmente os neurodiversos”, destaca.

A abordagem da especialista tem impactado positivamente empresas e escolas, oferecendo insights valiosos sobre como desenvolver líderes eficientes e construir ambientes de trabalho saudáveis. Sua dedicação em promover um futuro consciente e sustentável reflete-se na transformação de vidas e na criação de um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional.

Ao adotar uma abordagem centrada no bem-estar, felicidade e engajamento, o líder e a empresa se tornarão automaticamente mais criativos e otimistas, desenvolvendo uma empatia mais profunda pelas pessoas ao seu redor. Novas ideias surgirão e você será capaz de enxergar caminhos inexplorados, alinhados ao seu propósito e com potencial para levá-lo ao sucesso almejado.

Segundo Natalia Viotti, a construção de uma sociedade empática é fundamental, pois o sucesso verdadeiro segue a felicidade, não o contrário. “A empatia desempenha um papel vital na inovação e, ao fazer a diferença na vida de alguém, experimentamos uma felicidade autêntica”, comenta a advogada trabalhista. Nas palavras de Kevin Kruse, ‘a vida é sobre criar impacto, não uma renda’. Portanto, investir em desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo um ambiente de trabalho saudável e estimulante é vital para alcançar pleno potencial e deixar um legado significativo”, finaliza.

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.