Entenda de vez por que automatizar processos pode alavancar a sua empresa

*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution 

Para dar conta de tantas demandas num cenário sedento por entregas e respostas instantâneas, quem ainda não almejou que o dia tivesse mais do que 24 horas pode se considerar privilegiado. Otimizar tempo e esbanjar produtividade são praticamente o novo petróleo. No ramo corporativo, então, trata-se de estratégias obrigatórias para não assistir à concorrência a passo largos à frente, seja qual for a área. 

Por isso, a automação de processos se consagrou a melhor aliada em épocas tão dinâmicas. Com a capacidade de melhorar o fluxo de atividades em diferentes setores, é possível ainda reduzir custos, diminuir falhas, identificar gargalos, melhorar a comunicação entre diferentes áreas e controlar tempo e indicadores. Ou seja, a técnica de automação consiste basicamente no uso de tecnologia e na integração de sistemas e dados para aprimorar o cotidiano de trabalho, proporcionando aos gestores e colaboradores mais fôlego para se dedicarem a ações estratégicas e decisivas para o sucesso do negócio. 

Não à toa, até 2026, cerca de 75% das companhias devem ter aportes direcionados a programas e ferramentas tecnológicas capazes de automatizar, trazer eficiência ao dia a dia das equipes e promover tomadas de decisão mais assertivas, de acordo com uma recente pesquisa da International Data Corporation (IDC). Ainda segundo o estudo, até 2025, 85% dos CEOs de grandes empresas exigirão que informações importantes, como resultados e desempenho dos negócios, sejam reportadas com base em dados.  

Resumo da ópera? Os investimentos em inovação digital tornam-se cada vez mais relevantes aos negócios que projetam sua continuidade no mercado ao longo dos próximos anos. Assim, é sempre bom contar com dicas para guiar o pontapé inicial. Por isso, destaco três que considero as principais. 

Identifique as áreas para promover mais eficiência  

Faça uma varredura completa em todos os setores da empresa e no cronograma de atividades. Constate aquilo que pode passar pela automação e que deve ser interligado a outras áreas do seu negócio.  

Estabeleça possibilidades de automatização 

Com os processos de automação em mente, aqui é o momento de contar com o esforço de gestores e colaboradores de todos os setores envolvidos. Por mais que a liderança entenda o dia a dia das tarefas, somente quem as executa consegue apontar com detalhes aquilo que não funciona e o que pode ser otimizado. 

Escolha um software que atenda às necessidades da empresa 

Para tirar as estratégias do papel, é fundamental contar com a ajuda de empresas experts no assunto. Afinal, com o know-how em cena, é possível em pouco tempo compreender as necessidades do negócio e disponibilizar soluções completas que vão ao encontro dos principais gargalos, considerando sempre a escalabilidade e o bom suporte. Trata-se de uma etapa crucial que merece a devida atenção porque escolhas ineficientes ou pouco estudadas podem gerar consequências nada agradáveis. 

Fato é que a transformação digital pautada pelos avanços tecnológicos que apoiam a colaboração e a produtividade das equipes, assim como ações e estratégias de relacionamento das marcas com seus públicos, já são a realidade de muitas organizações e certamente serão o futuro do sucesso de pequenos, médios e grandes negócios e, finalmente, do relacionamento colaborativo entre humanos e “robôs”. 

*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – E-mail: centric@nbpress.com. 

Sobre a Centric Solution 

Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro. 

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.