Comida em lata Para Gato Abeaço - Divulgação
Simples de fazer e agradáveis ao paladar dos animais, refeições naturais ajudam a manter os pets saudáveis por serem ricas em nutrientes

A preocupação em ter uma alimentação equilibrada, saudável e nutritiva é uma tendência que não para de crescer entre os humanos, mas tem cada vez mais chegado em seus animais de estimação. As famosas rações secas e os sachês de ração úmida, com aroma natural e ricos em sódio, têm sido substituídos por alimentos naturais, como arroz, carnes, legumes e verduras, todos preparados em casa, artesanalmente, e sem nenhum tipo de conservante químico.

Da mesma forma que a correria do dia a dia pode prejudicar nossa alimentação, o tempo de preparo pode ser um empecilho no momento de pensar no cardápio dos animais de estimação. Nesses casos, uma opção são os alimentos enlatados, tanto os que são próprios para pets, como rações úmidas naturais e sem conservantes, que podem ser facilmente encontrados em pet centers, como alimentos pensados originalmente para humanos, mas que também podem ser consumidos por animais.

“O envasamento em lata de aço mantém os principais nutrientes dos alimentos. Da mesma forma que isso é positivo para os humanos, também pode ser muito proveitoso para os animais, com o fornecimento de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo dos bichinhos. Mas, como tudo que nós fazemos quando falamos dos nossos pets, é importante conversar com um veterinário de confiança antes de introduzir alimentos no cardápio de cães ou gatos”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Alguns alimentos, inclusive, não devem ser oferecidos para animais de estimação. Como é o caso do atum em lata. “Por ser um pescado, nosso primeiro pensamento pode ser oferecê-los para gatos, por exemplo. Nesses casos, o melhor a fazer é optar por pescados enlatados próprios para gatos, que são ricos em proteínas e gorduras boas, como Ômega 3 e vitaminas do complexo B”, diz Thais.

Para os veganos, que buscam uma alimentação baseada em plantas para os animais, os enlatados podem ser um aliado valioso. Legumes como milho, ervilha, grão-de-bico e cenoura são agradáveis ao paladar, ao mesmo tempo que são muito nutritivos e podem ajudar a compor uma dieta sem produtos de origem animal para os pets. A seguir, confira uma sugestão de receita simples de preparar, pensada especialmente para os tutores de cães.

Ensopado Vegano de Legumes

Ingredientes:

  • 1 lata de grão-de-bico;
  • 1 lata de ervilha;
  • Cenoura cortada em cubos (usar lata como medida);
  • Batata cortada em cubos (usar a lata como medida);
  • 1 xícara de quinoa cozida;
  • Água.

Modo de Preparo:

  1. Retire os legumes das latas e remova o sal de todos que tiverem adição de sal;
  2. Em uma panela, adicione grão-de-bico, cenoura, ervilha, batata e um pouco de água;
  3. Refogue por alguns minutos;
  4. Adicione a quinoa cozida à panela;
  5. Mexa bem para combinar todos os ingredientes;
  6. Se a mistura parecer seca, adicione um pouco de água para obter a consistência desejada;
  7. Reduza o fogo para baixo e cozinhe o ensopado por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela;
  8. Retire do fogo e sirva fria ao animal.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

 Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com