Cuidar da saúde bucal na
terceira idade é muito importante, já que com o passar dos anos, os dentes e tecidos bucais acabam ficando mais sensíveis a atuação de bactérias e microrganismos. 


Isso faz com que seja necessário manter a atenção redobrada na saúde bucal para que consiga permanecer com seus dentes saudáveis até o fim da vida. 


Uma vez entendendo isso, é preciso se atentar aos cuidados específicos para pessoas dessa idade, bem como buscar especialistas na área, como é o caso dos odontogeriatras. 


Dessa forma, não será preciso utilizar próteses, dentaduras ou implantes, que são típicos da idade, e consiga manter seus dentes fixos, mesmo na velhice. 


Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito dos cuidados com a saúde bucal de idosos. 


Assim como confira as doenças características da idade e saiba a razão da contratação de um plano odontológico ser tão importante nessa fase da vida, para garantir um bom custo-benefício de tratamentos dentários nesse momento. 

Quais os cuidados bucais na terceira idade?

Assim como já mencionado anteriormente, é preciso tomar alguns cuidados específicos na terceira idade com a sua saúde bucal, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida e um sorriso estonteante, mesmo após muitos anos. 


Sendo assim, confira a seguir algumas dicas com os principais cuidados, que podem ser adotados, mesmo que o paciente não possua um convênio empresarial, por exemplo. 

Mantenha-se hidratado

A água é importante para o corpo como um todo, assim como é essencial para a manutenção da saúde bucal, já que ela é um componente essencial para a saliva. 


Dessa forma, a saliva é responsável por manter a boca hidratada, afastando assim as bactérias e microrganismos, causadores de diversas doenças bucais, que precisaram ser tratadas por um planos odontológicos, por exemplo. 

Tenha uma alimentação saudável

Os alimentos também são um ponto que merece atenção, já que algumas comidas favorecem a saúde e o fortalecimento dos tecidos bucais. 


Enquanto outras favorecem o surgimento de enfermidades e fortalecem as bactérias e os microrganismos presentes dentro dos tecidos bucais. 


Portanto, além de buscar por um dentista bom, se preocupe também em evitar a alimentação exacerbada de doces, refrigerantes e comidas que contenham um alto índice de glicemia e carboidratos. 

Utilize escovas macias e seja delicado no momento da escovação

Escovas duras quando combinadas com uma escovação realizada de maneira indevida pode levar o paciente a acabar gastando seus esmaltes dentários e portanto, deixando a sua saúde bucal mais vulnerável a diversos males. 


Sendo assim, para garantir dentes saudáveis na terceira idade, além de buscar por um convênio de dentista, é necessário aprender como escovar os elementos dentários de maneira suave, utilizando escovas de cerdas macias. 

Abuse do flúor e do fio dental

Assim como a escova, o uso do fio dental é essencial, uma vez que ele é a principal ferramenta de promoção a limpeza das gengivas contra restos de alimentos. 

Assim, é possível evitar o surgimento da gengivite ou até mesmo de doenças periodontais, que precisam ser tratadas por um bom plano dental, por exemplo. 


Além disso, é necessário também entender que na terceira idade, a raiz do dente acaba sendo mais exposta e para evitar problemas bucais como a sensibilidade, é preciso abusar de pastas com flúor. 


Isso ou até mesmo solicitar a aplicação do flúor em um consultório odontológico através de um convênio, que custeará os valores de tratamentos e da consulta com o dentista. Para saber mais, basta pesquisar a respeito do plano dental preço

Visite o dentista

Na terceira idade, a visita ao dentista deve ser periódica. Então, o profissional irá auxiliar a evitar complicações com a saúde bucal e irá solucionar todas as questões ligadas a idade, indicando os tratamentos recomendados. 


Vale destacar que o profissional especialista na terceira idade é o odontogeriatra. Além disso, para garantir uma consulta mais acessível com o especialista, basta realizar a contratação de um plano odontológico empresarial que mais ofereça benefícios. 

Qual a importância dos cuidados bucais dos idosos?

A saúde bucal é essencial na terceira idade, já que os dentes garantem uma alimentação de qualidade, bem como a estética do sorriso aumenta a autoestima, que por sua vez é uma questão importante para uma boa saúde mental. 


Sendo assim, é possível afirmar que a saúde bucal promove uma melhor qualidade de vida para os pacientes. 


Dessa forma, alguns dos principais benefícios para aqueles que cuidam da saúde bucal através de um planos odontológicos bh são: 


  • Ter um sorriso impecável;

  • Evitar doenças na região da boca;

  • Evitar dores e sensibilidade na região dos dentes;

  • Evitar problemas de fala e mastigação;

  • Economizar e prevenir doenças.


Dessa maneira, ao ver tudo isso, é possível ter uma boa saúde bucal durante a terceira idade para manter sempre um bem-estar. 


Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.


Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.