Ganhar massa muscular muitas vezes pode parecer uma tarefa difícil, mas que pode ficar mais fácil com uma combinação entre uma dieta balanceada, exercícios físicos e o uso correto de suplementos

Ganhar massa magra, quando se treina, ou evitar de perdê-la, quando se emagrece, são desafios constantes. Músculos, ossos, órgãos, tendões e ligamentos compõem o que chamamos de massa magra e, se não podemos desenvolver novos órgãos ou ossos, são os músculos que podemos trabalhar para queimar a massa gorda (gordura) e obter mais massa magra.

Mas, afinal, por que a massa magra é tão importante? A massa magra ajuda o organismo a proteger as articulações, os ossos e o metabolismo. Quem tem mais massa magra queima mais calorias, respira melhor e tem um condicionamento físico privilegiado, portanto, tem melhor saúde cardiovascular.

Por que a dificuldade em ganhar massa muscular?

Segundo Cíntia dos Santos Moser (foto), Nutricionista da Dr. Shape, Especialista em Nutrição Esportiva e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos, as pessoas têm dificuldade em ganhar massa muscular quando a velocidade em que o corpo degrada a massa muscular está mais rápida do que a capacidade que ele tem de sintetizar, produzir essa massa. Este processo em que, basicamente, o corpo consome a massa muscular para ter energia – e atrapalha no processo de ganho – é o catabolismo muscular. E é ele quem precisa ser freado para que seja possível ganhar massa.

Quais os motivos do catabolismo muscular?

O catabolismo muscular pode ocorrer por vários fatores, entre eles uma dieta com baixa ingestão de calorias e/ou exercício físico de alta intensidade. Muitas pessoas têm o metabolismo acelerado, ou seja, não conseguem o resultado esperado quanto ao ganho de massa muscular, não conseguem “segurar” o que ganham.

Como a suplementação pode ajudar?

Nos casos de catabolismo, a suplementação com anticatabólicos vem a contribuir. Para que ela realmente funcione, é fundamental seguir estratégias de suplementação, com o objetivo de que haja a sinalização de síntese e para preservar o que já foi ganho de massa muscular. No ganho de massa muscular, assim como na nossa vida financeira, não basta ganhar bem se gastarmos mais do que ganhamos. O primeiro desafio é estabilizar, adequar ganho e gasto, para daí conseguirmos o crescimento.

A Dr. Shape – maior franqueadora de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, com 70 lojas pelo Brasil e 20 anos de mercado, trabalha diferentes opções de BCAAs – dentre eles, o da Iconic Nutrition. Para que se entenda todos os benefícios desse suplemento, Cíntia dos Santos Moser detalhou como o BCAA pode auxiliar no ganho de massa, formando um guia informativo. Acompanhe:

O que são os BCAAs?

A suplementação com BCAAs (branched-chain amino acids), ou seja, com os aminoácidos de cadeia ramificadas (leucina, isoleucina e valina), tem sido empregada com objetivo de evitar o catabolismo e acelerar a recuperação muscular após o treino. Os BCAAs são aminoácidos essenciais, substâncias que formam as proteínas do corpo, o que significa que o corpo não é capaz de produzi-los, precisando adquiri-los pela dieta ou suplementação. As principais fontes de BCAA são alimentos de origem animal: leite, ovos, carne e peixe. 

Evidências apontam que a ingestão oral de BCAAs tem efeitos anticatabólicos durante e após o exercício físico nos seres humanos. Os estudos indicando o aumento da síntese proteica (produção de proteínas) e função no reparo dos danos musculares após o exercício (Pimentel et al., 2022). De forma mais simples, quem utiliza esse suplemento queima menos massa muscular durante o exercício físico e, ainda, tem mais capacidade de produzi-la.

Além do ganho de massa muscular, quais os outros benefícios do BCAA?

Os benefícios da suplementação com BCAA não está restrito a ganho e preservação de massa muscular. Os estudos indicam que os suplementos de BCAAs podem combater o fenômeno conhecido como fadiga central, com isso influenciar nos níveis de performance e desempenho físico em eventos de resistência (Pimentel et al., 2022). Níveis sanguíneos baixos de BCAAs podem agilizar a produção de serotonina no cérebro, com isso, gerando sinais de fadiga central precoce no sistema nervoso central (Tambalis & Arnaoutis, 2022). Então, como se vê, o BCAA ajuda a combater a fadiga, proporcionando a quem pratica atividade física um melhor rendimento.

O uso da suplementação de glutamina para auxiliar na imunidade de atletas e praticante de atividade física é bastante divulgado, o que poucos sabem é que a suplementação com BCAAs também pode ter papel importante para a imunidade. Após exercício físico intenso a concentração plasmática de glutamina diminui, o que pode aumentar a susceptibilidade de infecções em atletas. Os estudos apontam que a suplementação com BCAAs antes do treino é capaz de manter os níveis de glutamina plasmática e assim manter a proliferação das células de defesa no organismo (Nascimento, 2014; Pimentel et al., 2022).

Todos podem consumir o BCAA?

Sim. Os estudos apontam que os benefícios dos BCAAs não ficam restritos a atletas e praticantes de atividade física. Os BCAAs podem ser grandes aliados no controle de gordura corporal, controle do diabetes, e na melhora do desempenho funcional em idosos.

Um estudo realizado pela universidade de Viçosa demonstrou que indivíduos com maior consumo alimentar de aminoácidos ramificados apresentam menor adiposidade total e menor acúmulo de gordura na região abdominal (Almeida et al., 2020).

Outro estudo demonstrou o efeito positivo da suplementação com BCAAs em nonagenários e centenários. Esta população já está em acelerado processo de catabolismo muscular, devido a múltiplos fatores advindos da idade avançada. Apenas 3 meses de suplementação com BCAAs apresentou melhoras na composição corporal, desempenho funcional e parâmetros bioquímicos dos nonagenários e centenários (Schirmer, 2020).

Referências bibliográficas

Almeida, A. P. Consumo de aminoácidos de cadeia ramificada está negativamente relacionado com adiposidade corporal em indivíduos com risco cardiometabólico. Rev. Nutr. 33, 2020. •https://doi.org/10.1590/1678-9865202033e190208

Higashida, K., Inoue, S., & Nakai, N. (2020). Iron deficiency attenuates protein synthesis stimulated by branched-chain amino acids and insulin in myotubes. Biochemical and Biophysical Research Communications, 531(2), 112-117.

Nascimento, M. P. C. Influência da suplementação de bcaa’s na melhora do sistema imune em atleta de endurance. Curso de Nutrição, Faculdade de Ciência da Educação e Saúde, UniCEUB, 2014.

Nie, C., He, T., Zhang, W., Zhang, G., & Ma, X. (2018). Branched chain amino acids: beyond nutrition metabolism. International journal of molecular sciences, 19(4), 954.

Pimentel, A. R. S. Evidence and benefits of glutamine and branched-chain amino acids/bcaa supplementation for sports medicine and human health: a literature review study. EDITORIAL BIUS, v. 34 n. 28, outubro ,2022. ISSN: 2176-9141

Schirmer, C. L. Efeitos de uma suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada em longevos do projeto AMPAL. (Tese) PUCRS, 2020.

Tambalis, K. D., & Arnaoutis, G. (2022). The importance of branched-chain amino acids and nitrate in sports performance and health. Journal of Physical Activity Research, 7(1), 37-46..

Verdi, T. Nutrição esportiva: genética, estratégia e suplementação. Ed. 1, São Paulo, 2020.

Sobre a Dr. Shape

A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas em 18 estados brasileiros. Em 2022, a rede comemora 20 anos de existência, sendo dez dele operando por franquias.

As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.

A Dr. Shape é uma franqueadora. Para fazer parte da marca, o investimento necessário varia entre R$ 200 mil e R$ 350 mil. As lojas podem contar com a clínica de emagrecimento Viva na Medida, um espaço dedicado a quem deseja realizar tratamentos estéticos e voltados ao emagrecimento, com a apoio nutricional e que conta com equipamentos de última geração para a obtenção de resultados.

A Dr. Shape busca franqueados em todo o país.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.