O termo "rinoplastia" foi o mais buscado no Google Trends no primeiro semestre de 2022

A rinoplastia tem sido um dos assuntos mais comentados do momento, sobretudo por conta da realização da cirurgia em rostos famosos. A popularidade da rinoplastia aumentou cerca de 40% em relação ao início dos anos 2000, com a evolução constante das técnicas cirúrgicas. 

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética indicam que essa é uma das cirurgias mais procuradas pelos brasileiros, e ocupa o segundo lugar entre os procedimentos mais realizados pelo público masculino. 

Em 2020, segundo a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, a cirurgia do nariz foi o procedimento facial mais realizado entre os brasileiros. Neste mesmo ano, de acordo com um levantamento da Isaps, mais de 87 mil rinoplastias foram realizadas no Brasil. O termo “rinoplastia” foi o mais buscado no Google Trends no primeiro semestre de 2022.

“A cirurgia de rinoplastia é um procedimento completo, que pode abranger as mais diversas necessidades. Seja para alterar o tamanho, para corrigir alguma questão estética, são várias as possibilidades”, explica o otorrinolaringologista especialista em rinoplastia, Dr. Victor Gebrim. 

O especialista respondeu cinco das principais dúvidas sobre a cirurgia plástica de nariz, confira!

1) Como saber se eu preciso fazer uma rinoplastia redutora?

A rinoplastia redutora tem como objetivo proporcionar um perfil mais harmônico. Durante esse procedimento, é realizada a redução das estruturas nasais, modelando o esqueleto nasal e, dependendo da necessidade, retirando partes ósseas ou estruturas cartilaginosas. Quem pode dar a indicação desta cirurgia é o otorrinolaringologista, que avaliará cada caso individualmente.

2) O que é a rinoplastia de aumento?

Muita gente pensa que a rinoplastia é utilizada apenas para a redução das dimensões do nariz, mas na realidade existem diversas possibilidades. Uma delas é a rinoplastia de aumento, que pode ser aplicada em pessoas que têm aparência de afundamento na região.

3) O que é a columela?

Columela é a fenda que divide as narinas, e é um dos principais motivos de insatisfação no consultório. Quando a columela é muito grande ou muito pequena, o paciente se sente incomodado, e é possível ajustar a partir do procedimento cirúrgico.

4) Dá para operar apenas a parte de cima do nariz?

A “parte de cima do nariz” é chamada de dorso nasal, e sim, pode ser redimensionada, tanto para aumentar quanto para diminuir, levando em consideração as características do rosto do paciente.

5) A rinoplastia é um procedimento exclusivamente estético?

A resposta é não, e isso vai depender da necessidade de cada paciente. Há quem precise apenas da cirurgia estética, mas também há quem precise da chamada rinoplastia funcional. Este é um procedimento que vai além da estética, promovendo alterações na estrutura nasal para melhorar a função do nariz, como na respiração, por exemplo.

Dr. Victor Gebrim
Médico, otorrinolaringologista pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, com foco em rinoplastia, otoplastia e mentoplastia. Membro da Equipe FK, faz parte do corpo clínico e cirúrgico do Blanc Hospital, primeiro hospital geral cirúrgico do Brasil, também localizado na capital paulista.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.