Com o retorno das crianças às aulas surge o desafio dos pais de deixar o lanchinho dos pequenos mais atrativo e balanceado. Adotar bons hábitos alimentares na rotina da família é uma das formas de garantir que os filhos também escolham opções mais equilibradas. Outra maneira de aproximar os pequenos dos alimentos é convidá-los a participar do planejamento dos lanches, preparo dos pratos e da montagem da lancheira.

A nutricionista do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto no Brasil -, Marilia Zagato, ressalta que apresentar novos gostos às crianças, especialmente durante a primeira infância, pode contribuir na adesão de uma alimentação mais balanceada. “Quando a criança conhece gostos variados, ela se acostuma com uma grande diversidade de ingredientes e se alimenta melhor”, explica Marília.

Estimular o consumo de alimentos que proporcionam o gosto umami, como queijo, tomate, milho e cenoura, pode contribuir com a aceitação alimentar dos pequenos. “Esses alimentos combinam facilmente com ingredientes ricos em outros gostos, além de serem visualmente atrativos. Comer precisa ser um momento saboroso e que atraia as crianças, por isso é importante montar uma lancheira colorida e variada”, completa a nutricionista.

Quer saber como inserir alimentos umami na lancheira das crianças? Confira duas deliciosas receitas separadas pela especialista: uma deliciosa torta de atum de liquidificador e uma saborosa blinis de batata. Aproveite!

TORTA DE ATUM DE LIQUIDIFICADOR

(Tempo de preparo: 20 minutos + 55 minutos de forno)

Serve: 8 porções

 

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
  • meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100 g)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (12 g)

Recheio

  • 2 latas de atum em pedaços, escorrido (260 g)
  • 1 cebola pequena picada (100 g)
  • 1 xícara (chá) de azeitona verde fatiada (100 g)

Modo de preparo

  1. Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o leite, o óleo, os ovos e o queijo ralado, e bata em velocidade média por 2 minutos, ou até que fique homogêneo.
  2. Transfira para uma tigela grande e junte, aos poucos, a farinha de trigo, mexendo até que esteja incorporada.
  3. Acrescente o fermento, misture delicadamente e reserve.
  4. Prepare o recheio: em uma tigela média, coloque o atum, a cebola e a azeitona, e misture.
  5. Em um refratário retangular médio (20 x 30 cm), untado e enfarinhado, disponha metade da massa, o recheio e, por cima, a massa restante. 
  6. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 55 minutos, ou até dourar a superfície e a massa estar assada.
  7. Retire do forno e sirva em seguida.

BLINIS DE BATATA

(Tempo de preparo: 40 minutos)

Serve: 5 porções

 

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 2 batatas asterix pequenas, cortadas em cubos (300 g)
  • 8 colheres (sopa) de farinha de trigo (80 g)
  • 5 colheres (sopa) de creme de leite (75 ml)
  • 2 ovos (100 g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo

    1. Em uma panela média, coloque a batata, cubra com água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Cozinhe por 20 minutos ou até que a batata fique macia.
    2. Retire do fogo, escorra e transfira para uma tigela. Amasse com um garfo e junte a farinha de trigo e o creme de leite, misturando até obter a consistência de um purê.
    3. Acrescente os ovos, o sal e a pimenta, e misture novamente, até obter uma massa homogênea.
    4. Unte com óleo uma frigideira antiaderente pequena e leve ao fogo médio para aquecer. Espalhe uma pequena porção de massa, com a forma semelhante à de uma minipanqueca.
    5. Cozinhe por 2 a 3 minutos, virando na metade do tempo, ou até que fique firme e doure dos dois lados. Repita o procedimento com o restante da massa.
    6. Sirva acompanhado de patês ou como base de canapés.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. 

Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.