Como Jorge Ben Jor disse em um dos seus grandes sucessos, moramos em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, logo diante dessa citação e das paisagens brasileiras não poderíamos deixar de citar Manaus, um local repleto de pontos turísticos e beleza sem fim.


A cidade que se localiza na região norte do Brasil é extremamente marcante por sua cultura, pelas paisagens e também por sua gastronomia.


Logo diante das suas características, Manaus é um ótimo lugar para você que trabalha com projeto eletromecânico, tirar suas férias.

Além do mais, devido a sua beleza sem fim e extremamente marcante, Manaus virou até mesmo tema de um dos jornais mais famosos do mundo, o tão conhecido New York Times.


Como foi destacado no título, a matéria do jornal americano coloca em evidência a culinária da capital amazonense e indica alguns restaurantes para turistas que decidem mergulhar em pratos de origem indígena.


Com foco na culinária, Manaus aparece em 41º lugar na lista dos melhores destinos turísticos do mundo em 2023. 


O jornal nova-iorquino cita a capital amazônica e sugere alguns restaurantes para os turistas que decidem imergir na culinária local e querem de fato mergulhar por dentro da região e de toda a cultura e culinária brasileira.


O artigo observa: "restaurantes estrelados em São Paulo que usam ingredientes amazônicos para parecer exóticos, mas em Manaus você pode saborear a abóbora tanaka fumegante nas tendas do lado de fora do teatro Amazonas".


Logo, para que você deseja conhecer ainda mais sobre esse local incrível, já se prepare para comprar uma sandália para revenda e imergir nas belezas naturais e em cada característica desse cantinho lindo do Brasil. Vamos lá!

Motivos para conhecer Manaus?

Manaus é uma cidade-estado onde a natureza reina soberana, e isso ninguém pode negar. A capital do Amazonas é famosa por sua biodiversidade, graças à nossa ilustre selva amazônica, e o visitante que a conhecer encontrará uma imensidão de história e costumes.


Logo, para que você entenda ainda melhor o quanto Manaus é o destino perfeito para você realizar uma viagem, confira alguns dos motivos para conhecer esse local lindo e repleto de belezas naturais.

Temperatura favorável 

Nunca faz frio em Manaus. Seja inverno ou verão, o calor reina dia e noite. É praticamente impossível residir dentro de casa sem ar condicionado, pois o ar é muito úmido. Lá as estações são negligenciadas e existem apenas dois tipos de clima: a estação chuvosa e a estação seca. 


Ou seja, para você que deseja curtir um local repleto de praias e com um calor intenso Manaus tende a te entregar uma viagem memorável onde cada momento é aproveitado devido ao clima e as belezas do local.

Se come muito bem 

Onde quer que você vá, há restaurantes em cada esquina. As regionais são as mais frequentadas pelos turistas para degustar pratos típicos como tacacá, tucupi e tambaqui, um delicioso peixe de água doce com carne bem macia. 


Os mais famosos são Tacacá da Gisela, Tambaqui de Banda, Morada do peixe, Caboquinho e Banzeiro 


Mas Manaus não vive só da culinária regional. Há também muitos restaurantes tradicionais que servem culinárias variadas, como Cachaçaria do Dedé, Picanha Mania, Alambique, Beth Balanço e outros.


Além do mais, boa parte dos restaurantes contam com sua própria fabricação de farinha de mandioca, o que torna as comidas ainda mais saborosas e com temperos únicos.

Frutos regionais 

Quem for a Manaus não pode deixar de experienciar o cupuaçu, a pupunha, o tucumã, o guaraná e a graviola, nem que seja sorvete ou suco, pois esses frutos regionais são realmente incríveis e uma boa representação do nosso país tropical.


Logo, ao encontrar uma vitrine refrigerada para doces busque essas opções e já tenha em mente que o que você provará com certeza te despertará sensações únicas e gostos totalmente marcantes.

É um local marcado por história 

A conhecida belle époque amazônica é caracterizada pela exploração do látex, que inicia o ciclo da borracha no norte do país incluindo Manaus. 


A região amazônica experienciou um rápido desenvolvimento econômico e recebeu milhares de novos moradores, não só do Brasil, mas de várias partes do mundo e esse crescimento demográfico obrigou a cidade-estado a se transformar. 


Por isso, muitos dos lugares que você visitou têm muita bagagem desse período, como o teatro Amazona, o mercado da cidade-estado, etc.


Ou seja, ao caminhar pela cidade buscando por um revendedor intelbras, saiba que cada cantinho da cidade transmite cultura, história e tende agregar e muito ao seu conhecimento e vivência.

Recheado de cultura 

Ao lado do ciclo da borracha que moldou a cultura manauara, é impossível não pensar no Caprichoso e garantido, no Curumim e na vida indígena, muito bem representados e lembrados nas festas anuais da região.


Ou seja, se você pedir férias em seu trabalho de agenciamento de cargas na época de março ou julho você tende a curtir alguns festivais locais, repleto de cultura e de momentos totalmente únicos.

Características de Manaus

Manaus e a Amazônia podem ser visitadas o ano todo: aqui a chuva faz parte da experiência. Mas se você quer menos chuva vá entre junho e novembro.


O calor será constante. As temperaturas mais baixas são sempre superiores a 22ºC e as temperaturas nunca descem abaixo dos 30ºC durante um mês.


Logo, para que você saiba a época perfeita para pedir férias em seu trabalho, por exemplo, em um treinamento de integração e ir até a região, confira algumas épocas do ano na cidade e saiba como aproveitar o local da maneira perfeita.

Manaus entre junho e agosto 

Este é o melhor momento para planejar um cruzeiro ou ficar em um hotel na selva. Entre junho e agosto há comparativamente pouca chuva. Mas o nível da água no rio ainda é alto.


Ou seja, isso possibilita explorar a floresta encharcada de canoa ou bote. Aos poucos, em Manaus, as praias fluviais começam a aparecer. Mas aproveitar as praias flutuantes é mais eficaz.

Manaus entre setembro e novembro 

As águas começam a baixar no final de junho, com o início da estação menos chuvosa, e no início de setembro as margens dos rios são bem definidas.


Cada vez menos áreas de floresta ainda estão submersas. Em meados de outubro, muitos passeios de bote ou canoa dão lugar a caminhadas na floresta, cruzeiros e hotéis na selva.

Manaus entre dezembro e fevereiro 

Chove regularmente em dezembro. Mas a água ainda vai subir na floresta. Na selva, os passeios de voadeira ou canoa devido a essa época do ano acabam se limitando apenas a passar pelos igarapés perenes.


Por isso, ao visitar Manaus nessa época do ano tenha atenção a essas características e curta ao máximo a cidade e os pontos turísticos que os cercam e os torna ainda mais únicos.

Manaus entre março e maio 

Em meados de março a água derretida nos Andes peruanos começa a fluir para a nossa Amazônia e o nível do rio começa a subir, o que facilita a chuva contínua. Dentro de semanas, as últimas margens dos rios estarão cobertas e mais e mais partes da floresta estão submersas.


Em maio, você tem mais um motivo para ficar em Manaus: é neste mês que acontece o Festival Amazona de Ópera, com grandes apresentações no teatro Amazona.

Principais pontos turísticos de Manaus

A cidade mais cosmopolita da região norte do Brasil, a antiga "Paris do Brasil" é famosa por abrigar a floresta amazônica. 


Com belezas sem fim, intensa vida cultural, gastronomia deliciosa e, claro, gigantescas riquezas naturais, a capital amazônica tem muito a oferecer a quem a escolhe como destino. 


Logo, diante dessas características e de toda a beleza que Manaus reúne, confira alguns dos seus principais pontos turísticos e saiba exatamente o que fazer ao chegar nesse local repleto de belezas naturais.


  • Teatro Amazonas;

  • Mercado Municipal Adolpho Lisboa;

  • Encontro das Águas;

  • Centro Cultural Palácio Rio Negro;

  • Bosque da ciência;

  • Praia da Ponta Negra;

  • Museu do Seringal Vila Paraíso;

  • Museu da Amazônia;

  • Parque ecológico do lago Janauari.


Logo, diante de tantos locais e belezas naturais muitas pessoas até mesmo cogitam realizar uma abertura de CNPJ em Manaus, justamente para viver e aproveitar ao máximo cada cantinho desse lugar tão lindo e mágico.

Considerações finais

A inclusão de Manaus na lista de destinos para se visitar em 2023 do New York Times é um grande reconhecimento para a cidade e para o Brasil como um todo.


A rica cultura, a exuberante natureza e a vibrante cena gastronômica de Manaus são apenas alguns dos motivos que atraem visitantes de todo o mundo. 


A cidade é um exemplo de como o turismo pode impulsionar a economia local e proporcionar uma experiência única e inesquecível para os viajantes. 


No entanto, é importante lembrar que o turismo também traz desafios e impactos ambientais, sociais e culturais, que devem ser gerenciados de forma responsável e sustentável. 


Assim, é fundamental que o desenvolvimento do turismo em Manaus seja realizado com cuidado e respeito pela comunidade local e pelo meio ambiente, para garantir um futuro próspero e duradouro para a cidade e seus habitantes.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com