Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!
Internet segura

*Ulisses de Souza

A informação é um ativo que, como qualquer outro, é essencial para os negócios de uma organização e, consequentemente, necessita ser adequadamente protegido.

A informação existe em diversos aspectos, podendo ser verbais, escritas, impressas, gravadas, codificadas ou expressadas por meio dos mais diferentes meios possíveis. Seja qual for a forma apresentada é recomendado que ela seja sempre protegida adequadamente.

Segundo os dados do portal Security Report, especializado em pautas de segurança cibernética, o Brasil registrou um aumento de 37% em ataques cibernéticos no terceiro trimestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o levantamento aponta que nos meses de julho, agosto e setembro, o setor de saúde foi o mais visado por ataques globais de ransomware (sequestro de dados), enquanto os ataques cibernéticos, em geral, registraram aumento de 28% no mundo e de 37% no Brasil.

Com crimes como esses, cada vez mais comuns, é essencial que uma organização identifique os seus requisitos de segurança da informação, para proteger seus dados e de seus clientes. Atualmente, existem três fontes principais de requisitos de Segurança da Informação.

A primeira é obtida a partir da análise/avaliação de riscos, que identificam as ameaças aos ativos e as vulnerabilidades destes, e realiza uma estimativa da probabilidade de ocorrência das ameaças e do impacto potencial ao negócio. A segunda se dá por meio da legislação vigente, dos estatutos, da regulamentação e das cláusulas contratuais que a organização, seus parceiros comerciais, contratados e provedores de serviço têm que atender, além do seu ambiente sociocultural. Já a última, é um conjunto particular de princípios, objetivos e os requisitos do negócio para o processamento da informação que uma organização tem que desenvolver para apoiar suas operações.

Ainda de acordo com o Security Report, só setor da saúde, o mais afetado, uma em cada 42 organizações foi vítima da ransomware. Depois vêm os provedores de serviços de internet e serviços gerenciados (1 em casa 43). Logo atrás, estão os setores de Finança/Banking, que representam 1 a cada 49 organizações, número que sofreu aumento de 17% em relação ao ano anterior. E, por último, o setor de varejo/atacado que contabilizou o maior aumento ano a ano de ataques de ransomware, registrando o índice de 39% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Este é um tema inquestionável e merece atenção por parte das empresas e dos parceiros que trabalham diretamente com dados sigilosos. Como uma empresa que lida diretamente com a construção de soluções de tecnologia, além de receber informações sigilosas de grandes projetos, toda empresa precisa utilizar um modelo de gestão, com base na LGPD, para assegurar que as informações da organização e dos seus parceiros comerciais estejam devidamente protegidas e disponíveis para serem utilizadas de maneira eficaz.

É dever de toda organização estar de acordo com essas diretrizes, para garantir a credibilidade para a marca e segurança para seus clientes. Algumas dicas básicas são essenciais para garantir a segurança dos usuários finais, como evitar clicar em links suspeitos e/ou maliciosos; não abrir anexos não confiáveis; não revelar dados pessoais ou confidenciais a phishers; verificar a legitimidade do software antes de baixá-lo e usar uma VPN ao se conectar em uma rede pública ou não confiável de internet.

Como vimos, podemos sofrer um ataque cibernético de diferentes formas, motivos e dispositivos. É fato também que a maioria das falhas de segurança na internet estão relacionadas com processos, pessoas e comportamentos. Portanto, é fundamental que usuários tenham conhecimento sobre o tema e invistam no aprendizado e mantenham funcionando sistemas voltados à segurança na internet.

*Ulisses de Souza é diretor comercial e de marketing da Hypesoft, consultoria global de tecnologia especializada em outsourcing, desenvolvimento de soluções de tecnologia sob demanda e hunting.

Com passagens em segmentos de BPO de Contact Center, Consultoria em Projetos de Engenharia e Setor de Logística e Transportes, coleciona diversas experiências na gestão de novos projetos e negócios. 

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
🅽🅰🅾 🅳🅴🅸🆇🅴 🅴🆂🆂🅴 🅱🅻🅾🅶 🅼🅾🆁🆁🅴🆁

Sejα um αpoiαdor - ⓟⓘⓧ 11 98363-7919

𝔐𝔢 𝔞𝔧𝔲𝔡𝔢 𝔞 𝔠𝔬𝔫𝔱𝔦𝔫𝔲𝔞𝔯 𝔠𝔬𝔪 𝔬 𝔰𝔦𝔱𝔢!

𝔖𝔢𝔧𝔞 𝔲𝔪 𝔞𝔭𝔬𝔦𝔞𝔡𝔬𝔯: 𝔓𝔦𝔵 11 98363-7919

𝒮𝓊𝒶 𝒶𝒿𝓊𝒹𝒶 𝑒 𝓋𝒾𝓉𝒶𝓁 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝒸𝑜𝒷𝓇𝒾𝓇 𝒹𝑒𝓈𝓅𝑒𝓈𝒶𝓈 𝑒 𝒾𝓂𝓅𝓊𝓁𝓈𝒾𝑜𝓃𝒶𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝓋𝓊𝓁𝑔𝒶ç𝒶𝑜 𝒹𝑜 𝓈𝒾𝓉𝑒, 𝒸𝒶𝓅𝒶𝒸𝒾𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜-𝑜 𝒶 𝒾𝓃𝓈𝓅𝒾𝓇𝒶𝓇 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝑒𝓈𝓈𝑜𝒶𝓈 𝒶 𝒻𝒶𝓏𝑒𝓇 𝒶 𝒹𝒾𝒻𝑒𝓇𝑒𝓃ç𝒶. 𝒥𝓊𝓃𝓉𝑒-𝓈𝑒 𝒶 𝓃𝑜𝓈 𝑒 𝓈𝑒𝒿𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝑒 𝒹𝑜 𝓂𝑜𝓋𝒾𝓂𝑒𝓃𝓉𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 𝓊𝓂 𝒶𝓂𝒶𝓃𝒽𝒶 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝒷𝓇𝒾𝓁𝒽𝒶𝓃𝓉𝑒 𝑒 𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝒶𝒹𝑜𝓇.

GeraLinks - Agregador de links

Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!