O Brasil tem uma forte ligação com o esporte e com as atividades físicas, reflexo disso é o tão conhecido título que possuímos de país do futebol. Logo, diante dessa ligação e dos hábitos que a população possui tem se tornado frequente a busca por atividades físicas e por uma maior qualidade de vida.


A pandemia foi um momento em que boa parte da população se encontrou vulnerável e de fato, o físico e o mental acabaram sendo um dos principais fatores afetados diante dos isolamentos e de tudo que houve nessas fases.


Logo, com o controle e maior estabilidade da pandemia, os brasileiros começaram a correr atrás do prejuízo, buscando justamente manter uma rotina saudável e uma maior qualidade de vida.



Diante disso, não só as atividades físicas com aparelho de musculação para pernas e glúteos começou a ser explorado, mas houve uma crescente em relação a outras atividades como é o caso da dança e afins.


Ou seja, com esse alerta que foi imposto e fixado na mente de boa parte da população, cada vez mais as pessoas têm buscado mudar seus hábitos e alimentação, visando justamente manter sua saúde mental e física equilibrada.


Afinal de contas, uma rotina repleta de atividades físicas e de uma alimentação positiva tende a ter reflexos animadores até mesmo em seu trabalho, por exemplo, em uma administradora de condomínios residenciais.


Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as atividades físicas, destacando a importância que elas possuem em todas as fases da vida, as atividades mais procuradas pelos brasileiros, dicas de como iniciar a prática de exercícios e formas de se manter consistente. Vamos lá!

Importância das atividades físicas 

A importância da atividade física é essencial em qualquer idade e é uma das formas de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. 


Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção contra doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. 


A atividade física é definida como qualquer movimento físico produzido pela contração muscular que causa um aumento no gasto energético em relação aos níveis de repouso. 


Por outro lado, o vocábulo exercício refere-se a uma forma de atividade física planejada, estruturada e repetitiva cujo principal objetivo é melhorar ou manter um ou mais componentes da condição física. 


Com a mudança no estilo de vida das pessoas, o que olhamos hoje é o oposto. A inatividade física está relacionada às oportunidades que a tecnologia oferece, como usar carros, escadas rolantes, elevadores, passar muito tempo em frente ao televisor, usar computadores e videogames.


Além disso, o tempo consumido na escola, no trabalho e em outras tarefas reduz sua capacidade de praticar atividades físicas. Isso geralmente não é considerado uma prioridade.


Ou seja, é essencial ir contra esse cenário atual  incluindo pelo menos 30 minutos de atividade física em sua rotina diária. Pode não parecer muito, mas esses pequenos hábitos fazem toda a diferença e tendem a ser fundamentais para a saúde e o bem-estar 


Por isso, por mais que você tenha uma rotina corrida diante de uma empresa de rede de proteção para varanda, por exemplo, a realização de atividades físicas é algo necessário e tende a fazer toda a diferença em relação a sua saúde, energia e ao mental.

Atividades físicas mais procuradas

Ficou claro que independente da sua idade, da sua rotina ou até mesmo dos seus hábitos diários, as atividades físicas são importantíssimas e devem ser sempre inseridas em sua vida para uma melhora tanto física quanto mental.


Logo, para que deseje iniciar as atividades físicas e muitas vezes não sabe por onde começar, confira as atividades mais procuradas pelos brasileiros e saiba exatamente de que forma iniciar.

1 – Dança de salão 

Forma dos casais se exercitarem e se entreterem juntos, a dança de salão vem conquistando cada vez mais adeptos. 


Segundo o GetNinjas, a procura por aulas de dança de salão aumentou 154 % no mês de março em relação ao mesmo período do ano passado. 


Além dos benefícios físicos, a dança também promove a participação e união entre os praticantes, fazendo com que se estabeleça hábitos melhores e contatos cada vez mais vantajosos.


Por isso, para iniciar essa prática já compre sua garrafa squeeze atacado, roupas mais leves e já comece a praticar essa atividade que tem ganho cada vez mais proporção e adeptos.

2 – Forró 

Ritmo essencial das festas juninas, o forró vai muito além de somente essas festas e é de fato uma das aulas cada vez mais procuradas pelos brasileiros.


Segundo a plataforma, a procura por cursos de forró aumentou 132 % em relação a março do ano passado. indo além do "dois aqui, dois ali", os bailarinos ganham benefícios como queima de calorias, fortalecimento muscular das pernas e exercícios de equilíbrio.


Ou seja, ao inserir o forro diante da sua rotina, por exemplo, em uma empresa de treinamento de integração, de fato essa prática pode fazer toda a diferença tanto para o físico como em relação ao mental.

3 – Futebol 

O futebol é um dos principais símbolos do país e não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? 


O esporte é um dos mais procurados pelos brasileiros e boa parte da população já deseja minar essa prática entre os seus filhos ou até mesmo estabelecer o futebol em sua rotina.


Logo, devido a influência e a grande história que o futebol possui em todo o Brasil é extremamente comum que as pessoas busquem e queiram retomar as atividades físicas através dessa prática.

4 – Natação 

O volume de requisições de instrutores de natação aumentou mais de 66 % em comparação entre março de 2022 e o mesmo período do ano passado. Apesar das atividades não serem de tanto impacto, eles aumentam a capacidade pulmonar e contribuem para a perda de peso.


Ou seja, ao inserir a natação após, por exemplo, seu trabalho de venda e instalação de ar condicionado, por exemplo, essa atividade tende a dar energia para outras atividades e ser primordial até mesmo em relação à regulamentação do sono.


Por isso, a prática de natação além de ser divertida pode ser exatamente aquilo que faltava para estabelecer em sua vida hábitos saudáveis e extremamente positivos.

5 – Boxe 

É impossível não lembrar do personagem Rocky Balboa quando a música "Eye of the Tiger" começa a tocar. Segundo o GetNinjas, a procura por professores de luta livre aumentou 65 % em março.


Por isso, assim como um cabo de alimentação da fonte conecta e gera um funcionamento eficaz dos notebooks e computadores, o boxe tende a te conectar com uma vida saudável e com hábitos positivos e totalmente importantes.


Dicas de como iniciar a prática de exercícios 

Todo mundo sabe que se exercitar-se só traz benefícios, tanto físicos quanto psicológicos: o exercício ocasiona a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis ​​pela sensação de recompensa e bem-estar. 


Além disso, movimentar o corpo regularmente ajuda a melhorar a imunidade e o condicionamento físico, te incentiva a realizar outras tarefas diárias, queima calorias e, quando combinado com uma dieta saudável, pode prevenir várias doenças.


Logo, mesmo em meio a uma época onde a tecnologia dita boa parte das ações e se mostra presente até mesmo através da automação residencial preço, prezar pelas práticas esportivas é uma ação necessária e que tende a fazer toda a diferença.


Por isso, confira algumas dicas de como iniciar a prática de exercícios e estabeleça essas ações diante da sua rotina.

Conheça o seu corpo 

A avaliação física é importante para que consiga entender os seus limites e saiba exatamente por onde começar, levando em consideração sua rotina, gostos e tudo aquilo que se mostra possível de ser realizado nesse início.

Procure uma atividade que te dê prazer 

Essa parte é fundamental, pois escolher a atividade certa tende a te dar muito mais ânimo e fazer com que, de fato, tenha prazer em realizar e estar sempre ativo e participativo em relação às práticas esportivas.

Respeite os seus limites

Pronto, então já descobriu qual atividade física mais se ajusta ao seu perfil e objetivos (e já experimentou vários tipos de exercícios até encontrar o que mais lhe agrada).


Agora, é importante reconhecer e respeitar as limitações do seu corpo. Ou seja: siga sempre as orientações do professor e fique atento aos sinais que seu corpo apresenta, como dores e desconfortos.

Seja realista 

Trabalhar com metas reais e alcançáveis faz toda a diferença para que consiga ter êxito e o máximo de ânimo para as atividades físicas e as práticas esportivas.


Não olhe para exemplos ao seu redor, mas de fato, busque aquilo que se mostra inalcançável diante da sua atual realidade. Logo, as chances de você ter êxito nessas atividades tendem a ser muito maiores.

Como se manter motivado?

A pergunta do milhão: como não adiar e estabelecer uma rotina constante de atividades físicas e hábitos saudáveis? Quando a última coisa que você quer é malhar, alguns passos podem te ajudar nesse caminho. 


Primeiro, descubra qual é a sua praia e estabeleça metas realistas - lembre-se de que nenhuma atividade é perfeita para todos. (Ela pode ser musculação, corrida ou ioga.). Confira outras dicas para incorporar de vez a atividade física à sua vida:


  • Encontre alegria na atividade física;

  • Faça da atividade física uma prioridade;

  • Seja flexível;

  • Crie um ambiente agradável. 


Logo, ao se atentar a essas ações e passos, de fato, a motivação para a realização das atividades físicas tende a se manter em alta gerando uma animação e alegria constante.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.