Gabriel Lama (*)

Na hora de alcançar uma alta performance, não importa se você é atleta, empresário, ator ou empreendedor, os princípios a aplicar para a potencializar os resultados são os mesmos.

O primeiro que devemos considerar é que todas as profissões ou disciplinas assumem algum tipo de meta. No meu caso, quando atleta, foi estar entre os melhores judocas do mundo e participar dos jogos olímpicos. Já posteriormente, no mundo corporativo, foi bater com o budget de vendas solicitado pela empresa na qual trabalhava e, atualmente, como coach executivo e sócio de uma grande consultora, onde procuramos treinar e proporcionar a maior quantidade de profissionais possível as habilidades que não são aprendidas nem na escola, nem na faculdade e que são fundamentais para o sucesso em qualquer área. Faço alusão as seguintes:

- Capacidade energética: dispor da energia suficiente para voltar do trabalho com a mesma quantidade e qualidade de energia com a que saiu de casa cedo, para entregar o melhor de você às pessoas que mais lhe importam.

- Gestão emocional: saber reconhecer quais são as emoções que predominam em você frente as diferentes situações do dia a dia e poder modificá-las quando perceber que não são as mais indicadas.

- Administração do estresse: está evidenciado em diversos estudos que o estresse nos faz crescer e é positivo em certas quantidades, mais não de maneira permanente. A chave está justamente em saber administrá-lo. Como a corda de um violão: não permita que a tensão seja excessiva, caso contrário ela quebra.

- Adaptabilidade: considerada como habilidade mais importante a desenvolver para as próximas décadas é a capacidade de se adequar às diversas situações e imprevistos que surgem na vida pessoal e profissional.

- Organização pessoal: todos temos exatamente as mesmas 168 horas semanais. Seja Richard Branson, Jeff Bezos ou quem escolher como referência de sucesso, eles não dispõem de mais horas que você. Eles só se organizam de uma maneira diferente e eficaz.

- Maestria relacional: ou também conhecida como inteligência emocional. Quanto mais alta for a sua, maiores probabilidades de sucesso. Para aumentar a sua, trabalhe a sua observação, escuta e empatia.

- Trabalho em equipe: o maior potencial humano será sempre a colaboração entre os integrantes de uma mesma tribo.  Grandes atletas numa equipe, por mais talento que possuam, não ganham campeonato sozinhos.

Agora, voltando aos princípios fundamentais da alta performance e totalmente conectados com as habilidades de gestão para o sucesso mencionadas, visando uma meta clara, você precisa de um ótimo planejamento com submetas no processo para alcançar a meta principal estabelecida. Tal planejamento vai ficar ótimo pendurado na parede se você não o colocar em ação e a melhora não vai acontecer se constantemente não houver uma retroalimentação professional externa (um coach especializado). 

Além da retroalimentação constante por meio de prática, outra palavra com “R” que não devemos esquecer é a Recuperação. E, por favor, lembre-se disto como elemento mais importante deste artigo: “Sem uma recuperação adequada, não existe alta performance”. É isso mesmo. Uma das coisas que mais sinto falta da minha época de atleta olímpico era como uma equipe de multiprofissionais especializados cuidava de mim: nutricionista, massagista, fisioterapeuta e psicólogo. Todos focados em me ajudar a chegar na minha melhor versão. Atualmente, como coach, escritor, palestrante e empresário, não conto como uma equipe aos meus cuidados 24 horas por dia e a maioria deste cuidado é minha responsabilidade, pois quero atingir grandes resultados.

Para concluir, um elemento altamente estudado e que não pode ficar de fora dos princípios essenciais para alcançar resultados extraordinários (alta performance) na sua área, é a determinação, “grit” (em inglês), e que se compõe de perseverança somada à paixão, o que supera o talento!

Sendo assim, é muito provável que, se você já tem uma meta que lhe apaixona e trabalha com disciplina e perseverança para alcançá-la com constante feedback para melhorar continuamente, seguindo um planejamento de qualidade e que preserva a tua recuperação, você está realmente encaminhado para o sucesso!

* Gabriel Lama - Mentor profissional e palestrante especializado em alta performance. Autor das obras “Torne-se imbatível” e “Do bem-estar à alta performance” pela Literare Books International. Sócio e gerente da TGLI Leadership Consulting, organização dedicada ao treinamento de profissionais para o desenvolvimento de competências de liderança, e adiciona mais de 6.000 horas de desempenho em coaching, workshops e palestras para profissionais de empresas de destaque, assim como Metlife, The Coca-Cola Company, Santander, Itaú, Banchile, Abbott, AES Gener, Codelco, Colbun, International Paper e UDD Ventures, entre várias outras. Ex-judoca olímpico. Mentor de alta performance do time chileno de futebol Colo Colo (2020-2021).

Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.