O ChatGPT é uma tecnologia que promete revolucionar o mercado dos criadores de conteúdo, proporcionando grandes impactos na maneira como são escritas, redações e desenvolvidas as práticas de SEO, além do próprio buscador, o Google.

Atualmente, os processos estão sendo cada vez mais automatizados, onde uma máquina de corte a laser pode realizar trabalhos da área industrial de maneira rápida e eficiente e processos automatizados podem economizar tempo e dinheiro no mercado.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o ChatGPT e como ele impacta todo o mercado dos criadores de conteúdo.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot que foi criado pela OpenAI, sendo essa uma instituição sem fins lucrativos e que possui como principal objetivo o de desenvolver e promover soluções amigáveis de Inteligência Artificial pelo mundo.

Um de seus fundadores é o famoso bilionário, Elon Musk, embora ele não esteja mais envolvido no projeto e a Microsoft é a sua principal investidora na atualidade.

Essa ferramenta é a sucessora da InstructGPT, sendo ainda um protótipo, mas já bastante funcional no mercado. Isso acontece porque as interações dos usuários com ela hoje são, inclusive, parte da etapa atual do projeto.

Dessa forma, assim como qualquer outro chatbot, o ChatGPT possui a finalidade de simular uma experiência de conversação, ou seja, onde você possui a capacidade de perguntar ou solicitar qualquer coisa que quiser a ferramenta e ela retorna com uma resposta específica.

Por exemplo, quando você busca por uma instalação e manutenção de ar condicionado em um determinado site, você pode tirar as suas dúvidas através de interações com um chatbot, sendo essa uma ferramenta para tirar as dúvidas mais comuns de seus consumidores.

Entretanto, existem hoje algumas ferramentas que já possuem essa mesma função, porém mais avançadas e com maiores possibilidades.

Esse é o exemplo de equipamentos de tecnologia que possuem a capacidade de serem instaladas na sua residência e fornecer respostas rápidas às suas perguntas, onde basta apenas, através do comando de voz, efetuar questionamentos e solicitar tarefas.

Por exemplo, você pode perguntar sobre como funcionam os transformadores elétricos para essa tecnologia e ela rapidamente fornece uma resposta através do seu banco de dados e da sua habilidade de compreender a intenção da sua pergunta.

Nesse sentido, não existe muita divergência do ChatGPT com esses equipamentos, uma vez que todas essas ferramentas fornecem soluções por meio de conversas e estão equipadas com recursos que são sofisticados de Inteligência Artificial.

Todavia, o ChatGPT se destaca dos demais devido a sua precisão e originalidade, onde enquanto os serviços tradicionais que já são muito conhecidos podem simplesmente detectar e reproduzir trechos de conteúdos publicados, o ChatGPT possui a habilidade de criar.

Isso acontece porque o chatbot da OpenAI possui a capacidade de criar respostas originais automaticamente, em todas as suas interações.

Esse serviço conseguiu, aparentemente, atingir um patamar que muitas organizações estavam tentando chegar, onde grandes empresas de tecnologia trabalham há anos para atingir com os seus assistentes virtuais.

Como funciona o ChatGPT?

É muito complexo conseguir compreender ao certo como funciona e os potenciais do ChatGPT sem um conhecimento prévio e avançado em sistemas de Inteligência Artificial, como o Deep Learning que está no interior da plataforma.

Entretanto, basicamente, o ChatGPT é uma ferramenta de aprendizagem contínua, assim como qualquer outro serviço de Inteligência Artificial, todavia, ele também possui a capacidade de descobrir, cruzar e elaborar novas informações de maneira eficiente.

Por exemplo, é possível pesquisar sobre o transporte e logística que você deseja contratar para a abertura de uma nova empresa sua em desenvolvimento e obter uma resposta específica para você e a sua situação.

Com isso, tanto os dados que são obtidos através da internet quanto às interações que são específicas de cada usuário são utilizadas para criar a melhor resposta possível no momento.

Dessa forma, além das perguntas propriamente ditas, esse serviço também possui a habilidade de atender a solicitações, o que é o local onde entram os seus benefícios no setor de marketing de conteúdo.

Isso acontece porque você pode solicitar ao ChatGPT para que ele liste as melhores palavras-chave para um determinado tema, por exemplo, ou então até mesmo solicitar que a ferramenta elabore um artigo completo para cada uma delas.

Estratégia de SEO

As estratégias de SEO são utilizadas com o intuito de fazer com que o seu texto, página e até site obtenham uma melhor posição no ranqueamento do Google.

Ele é extremamente eficiente, uma vez que a maioria das visitas no navegador de buscas acontecem entre os três primeiros sites que uma pesquisa apresenta.

Por exemplo, ao pesquisar “ERP construção civil”, existe uma grande probabilidade das três primeiras páginas já apresentarem a resposta que você deseja.

Dessa forma, obter uma boa posição no ranqueamento do Google pode proporcionar um maior número de visitas no seu site e, consequentemente, um maior número de conversões.

As estratégias de SEO funcionam com base em uma série de táticas, entretanto, uma das principais é a utilização de palavras-chave que se enquadram com o seu público-alvo.

Por exemplo, o segmento-alvo de uma empresa de painel de comando industrial utiliza termos bem específicos, voltados para a área de mecatrônica e, por esse motivo, ao efetuarem as suas pesquisas no Google, usam termos técnicos para isso.

Com isso, ao utilizar as palavras-chave que o seu nicho usa em seus textos, existe uma maior probabilidade de conseguir ser encontrado por eles de uma maneira mais fácil e eficiente.

Em teoria, o ChatGPT então significa que, além de criar músicas, roteiros, poemas e códigos de programação, você também possui a capacidade de criar um blog inteiro em poucas horas, com textos, títulos e até mesmo meta descrições originais.

Dessa forma, você consegue obter um texto totalmente original e que possua um alto índice de conversão, através das estratégias de SEO, para os seus visitantes.

Quais são as limitações do ChatGPT?

Por ser uma tecnologia em desenvolvimento, o ChatGPT possui algumas limitações que ainda precisam ser corrigidas por seus desenvolvedores.

Ocasionalmente, essa ferramenta pode gerar informações incorretas, o que pode proporcionar uma quebra na credibilidade e confiabilidade por parte dos usuários ao ser utilizado nos textos da sua plataforma.

Além disso, o ChatGPT também pode produzir instruções que são prejudiciais ou um conteúdo que é tendencioso de vez em quando.

Por fim, essa tecnologia também possui um conhecimento do mundo que é limitado para os eventos que ocorreram depois do ano de 2021.

Por exemplo, se uma caldeiraria industrial foi desenvolvida após esse período, o ChatGPT possui um conhecimento bem limitado sobre ela, prejudicando assim a quantidade de dados que é retido por ele.

Com isso, tomando como base as suas limitações e as demais características de todo o projeto, são necessárias esclarecer alguns pontos dessa nova ferramenta, onde dentre eles, podem-se citar que o ChatGPT não é:

  • Uma ferramenta de busca;

  • Um oráculo;

  • Substitui outras ferramentas de SEO;

  • Substitui criadores de conteúdo.

Esses são os principais pontos que devem ser discutidos sobre as limitações que são pertencentes a essa nova ferramenta.

Uma ferramenta de busca

O ChatGPT não é uma ferramenta de busca, uma vez que o seu objetivo não é esse, mas sim o de gerar respostas automáticas por meio de longas interações com os usuários.

Por exemplo, se você deseja adquirir uma massa de polir, através de um certo período de interação, o ChatGPT possui a capacidade de encontrar as páginas da web que possam melhor atender a intenção de busca do público.

Dessa forma, essa ferramenta pode até mesmo executar algumas funcionalidades dos buscadores, entretanto, não é capaz de substituí-los.

Um oráculo

O ChatGPT também não é um oráculo, já que os dados que são gerados por ela estão sendo usados com a finalidade de aprimorar os seus sistemas e não conferem o nível de privacidade adequado para isso.

Substitui outras ferramentas de SEO

O ChatGPT não possui a capacidade de substituir outras ferramentas de SEO, uma vez que o maior auxílio que essa ferramenta pode fornecer em termos de otimização é através da experiência do usuário.

Isso acontece porque com uma boa interação entre os usuários, existe uma maior noção de como as pessoas desejam ser atendidas em suas buscas, entretanto, não é capaz de substituir as ferramentas.

Substitui criadores de conteúdo

Por fim, o ChatGPT também não pode substituir os criadores de conteúdo, já que mesmo que os textos produzidos por ele sejam bem redigidos, eles ainda assim são muito vagos e tendenciosos.

Isso acontece porque a sua tecnologia ainda deixa a desejar em questão do seu pensamento crítico ou da tomada de decisões éticas.

Como você pode perceber, o ChatGPT possui alguns pontos positivos e negativos em seu uso, uma vez que ele possui a capacidade de automatizar alguns processos, entretanto, as suas limitações podem provocar um aumento na quantidade de textos genéricos.

Com isso, essa ferramenta ainda promete revolucionar o marketing digital, entretanto, esse dia ainda não chegou, já que a entrega de valor, e não apenas textos mais gerais, são o principal diferencial para o Google e para os seus usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com