A sala de aula pode ser uma importante aliada na preservação da natureza

O novo ano letivo traz expectativas em estudantes e suas famílias, e uma das formas de preparar as novidades passa pela organização dos materiais escolares. A Mercur, indústria das áreas de educação e saúde, tem desenvolvido produtos que acompanham, auxiliam e promovem os processos de aprendizagem dos estudantes. Também, em sua atuação, acredita que é preciso aprender para além das fórmulas, técnicas ou somente na escola, é preciso aprender para a vida. 

Para a empresa, aprender para a vida significa incentivar os diálogos, as trocas e as reflexões sobre o cuidado e respeito ao meio ambiente, por exemplo. “Os processos de aprendizagem se dão nos bons encontros, nas boas conversas entre crianças e adolescentes com seus educadores. É na aproximação entre ação e reflexão dos saberes que é possível transformar a cultura e a realidade”, destaca Márcia Murillo, Pedagoga da Mercur. A empresa acredita que toda escolha tem impacto no mundo, por isso, instiga, de forma lúdica, a refletir sobre diferentes temáticas.  

As borrachas de apagar compõem a linha de materiais escolares há mais de nove décadas. Em 2022, a Mercur se reinventou e lançou o Programa Biomas do Brasil. Por meio das borrachas de apagar é possível conhecer animais dos biomas brasileiros – Pampa – Mata Atlântica - Cerrado – Pantanal - Amazônia - Caatinga. Cada grupo de três borrachas apresenta animais desses biomas:  um desconhecido ou pouco conhecido, um ameaçado de extinção e outro mais popular. Cada borracha do Programa Biomas do Brasil contém, além da imagem, um QR Code que leva ao site e, assim, fomenta o aprendizado sobre a biodiversidade de espécies da fauna e flora. 

O consumidor que está interessado no compromisso socioambiental nesta volta às aulas ainda pode compor o estojo de seus filhos com o corretivo e cola da Mercur. As borrachas de apagar naturais são 75% renováveis e utilizam a fécula de mandioca na composição. Hoje, mais de 50% de todas as matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos se regeneram na natureza. Os corretivos (líquido branco e para papel reciclado) são produzidos à base d’água, laváveis, atóxicos e sem solventes de origem petroquímicas. Alguns modelos de fitas corretivas podem ser recarregados, aumentando o tempo de uso e evitando o descarte desnecessário. As colas (branca, gel e glitter) são laváveis, atóxicas e feitas à base d'água. Os frascos das colas branca e gel permitem que o produto seja reabastecido, evitando o descarte de embalagens no intuito de reduzir os impactos ambientais. 

Além do cuidado na criação de seus produtos, a Mercur já garantiu o plantio de 55 mil mudas de árvores nativas até 2021 e, desde 2015, é uma empresa carbono neutro. É uma empresa que valoriza a vida e por isso aboliu os testes em organismos vivos em qualquer etapa do processo produtivo, optando pelo teste in vitro como alternativa. A empresa também vem reduzindo suas importações e atualmente 88% dos seus produtos são brasileiros, priorizando matérias-primas e fornecedores locais, contribuindo para o desenvolvimento regional, por meio da geração de emprego e renda. Assim, reforça sua atuação sustentável com a redução nos impactos ambientais e procura traduzir essa defesa em sua linha de produtos.  

Aprender para a vida também está relacionado ao cuidado com o meio ambiente e sua biodiversidade, assim como dos processos de aprendizagem gerados nos encontros de cocriação. Por meio de trocas e diálogos a empresa participa da criação de um mundo bom para todo mundo.

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma empresa brasileira, quase centenária, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. A partir da construção coletiva, oferece soluções em saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta. Em seu portfólio de produtos encontra-se: borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, órteses e produtos voltados à pessoa com deficiência. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 colaboradores. 

Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br  

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee