sinuca

Para jogar, você vai precisar de uma mesa forrada com feltro , um taco e um pequeno cubo de giz. Sobre o que estamos conversando? Sinuca, claro!

À primeira vista, a sinuca pode parecer um jogo de sinuca. No entanto, os dois são diferentes em muitos aspectos. Por exemplo, uma mesa de sinuca é maior que uma mesa de bilhar. As bolas de sinuca também são um pouco menores, assim como os bolsos da mesa. 

As regras dos dois jogos também são diferentes. No bilhar, cada jogador tenta acertar um conjunto de bolas coloridas ou listradas nas caçapas. No snooker, os jogadores apontam para o mesmo set, e as bolas devem ser encaçapadas em uma ordem específica .

Como você joga sinuca? Cada jogo começa com um sorteio . O vencedor do sorteio decide qual jogador irá primeiro. Então, esse jogador começa usando seu taco para lançar uma bola branca em direção a 15 bolas vermelhas organizadas em um triângulo na mesa. O objetivo é fazer com que uma das bolas vermelhas caia na caçapa da mesa.

Os jogadores então alternam entre as bolas vermelhas (vale um ponto) e as outras bolas coloridas na mesa. As outras bolas devem ser lançadas em uma ordem específica e cada uma tem um valor de pontuação diferente. Há amarelo (dois pontos), verde (três pontos), marrom (quatro pontos), azul (cinco pontos), rosa (seis pontos) e preto (sete pontos). Vence o jogador que tiver mais pontos ao final do jogo.

Se um jogador encaçapar uma bola de sinuca na ordem errada , cometeu uma falta . Na maioria das vezes, uma falta significa que a vez deles acabou. Em alguns casos, porém, eles também perdem pontos. Outras faltas incluem não acertar nenhuma bola durante uma volta e encaçapar a bola branca. 

Hoje, as pessoas em todo o mundo gostam de jogar sinuca. Eles até se unem para competições nacionais e mundiais . Um jogador que muitos especialistas em sinuca estão de olho atualmente é Onyee Ng , de Hong Kong .

Onyee é uma das cinco mulheres a vencer o Campeonato Mundial de Snooker Feminino (WWS) três vezes. Ela também se tornou a primeira mulher asiática a ganhar o título em 2015. Em 2018, ela se tornou a primeira pessoa a ganhar um título mundial de sinuca sem perder uma única rodada.

Onyee é atualmente uma das jogadoras de sinuca mais bem classificadas de sua geração . Ela ganhou 16 títulos até o momento. Onyee é considerada uma das poucas jogadoras a rivalizar com Reanne Evans, que domina o mundo da sinuca feminina desde 2002.


Se não, gostaria de aprender? Pode ser um jogo divertido para jogar com a família e amigos. Quem sabe? Talvez você seja tão bom quanto Onyee Ng um dia!

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee