Você já ouviu falar sobre o push notification? Trata-se de algo que é mais comum do que você pode imaginar e que em algum momento da sua vida já deve ter se deparado com ele, mas não sabia que se tratava deste termo.

Hoje, é quase impossível ver pessoas que não tenha um celular, tablet ou computador à sua disposição e, com isso, ela pode receber diversas notificações com o passar do dia e sobre diversos tipos de assuntos e ações, como:

  • Mensagens;

  • Ligações;

  • E-mails;

  • Compras;

  • Transações;

  • Pagamentos;

  • Lembretes.

Acontece que as notificações se tornaram grandes parcerias das empresas que desejavam ter mais sucesso dentro do universo digital e viram nesse pequeno aviso a oportunidade ideal de reter a atenção de mais usuários.

Foi com base nisso que o push notification surgiu no mercado e passou a ser uma poderosa maneira de ajudar os empreendedores a atraírem cada vez mais pessoas para a decisão de compra, e é justamente sobre isso que iremos entender a fundo hoje.

Push notification: saiba o que é

Antes de qualquer coisa, é importante que entendamos que o push notification nada mais é do que um estilo de notificação que pode ser usado tanto no site de uma empresa de contabilidade em São Paulo quanto por um aplicativo de notícias.

Pense que você entra em um site que vende artigos de papelaria e assim que o acessa, recebe uma notificação de boas-vindas, ou então você tem aquele aplicativo que vende roupas e em um momento do dia ele te envia uma notificação com aviso de promoção.

Essas simples ações podem ser consideradas o push notification, que recebe esse nome justamente por ser um tipo de notificação que o usuário pode clicar e ser direcionado para uma página específica ou simplesmente cancelar e apagá-la do aparelho.

Na era em que vivemos, o push notification é uma ótima forma de atrair novos clientes e fazer com que cada vez mais pessoas possam se interessar pelo que a sua marca oferece, seja qual for o aparelho que elas usem para tal.

Entenda como funciona o push notification

Assim como um cliente busca entender sobre como funciona uma empilhadeira a gás antes de comprá-la, é importante que você entenda sobre como funciona o push notification antes que o instale para uso em seu negócio.

Pois bem, tal opção de notificação funciona com base em uma plataforma, e quando falamos disso, nos referimos a diversas que existem no mercado e que você pode conhecer e testar para saber qual se encaixa melhor com o seu negócio e com o que deseja.

Através dessa plataforma, que pode ser tanto um site quanto um aplicativo, você consegue criar notificações personalizadas para o seu negócio e escolher os momentos exatos nos quais elas serão mostradas aos usuários.

Trata-se de um processo que entrega a você muita liberdade e automatização, permitindo que crie as notificações que quiser, como desejar e no momento em que achar melhor, podendo testar e ver qual a melhor para o seu negócio.

Vantagens estratégicas dessa opção

Assim como um relógio de ponto eletrônico trouxe diversas vantagens para a rotina de uma empresa, o uso do push notification também traz algumas vantagens que valem a pena conferir caso deseje implementá-lo em seu negócio. Veja:

Melhor experiência do usuário

A primeira delas é justamente a melhora da experiência do usuário a partir da implementação e criação de notificações que façam ele se sentir acolhido e guiado dentro de um site ou aplicativo que seja novidade para ele.

Quem empreende sabe bem a importância de cuidar da experiência do usuário dentro do universo digital e, por isso, contar com o push notification pode ser a oportunidade perfeita para garantir que eles terão o melhor durante a navegação em seu site ou app.

Mais chances de vendas

Além disso, o push notification é ideal para o aumento das vendas do seu produto ou serviço, pois através das notificações você consegue fazer com que o seu potencial cliente se lembre de conferir o que você possui de bom e novo para vender.

Seja um projeto de iluminação industrial ou até mesmo um novo par de sapatos da sua marca, uma notificação sobre o que você vende pode ser a oportunidade perfeita para que um potencial cliente compre aquilo.

Melhor relacionamento com o cliente

E é claro que não podemos deixar de falar sobre a melhora do relacionamento para com os seus clientes, afinal de contas, as notificações são ótimos avisos e lembretes que uma pessoa pode receber para se lembrar de algo ou alguém.

Sendo assim, contar com o push notification é uma maneira de não deixar que o cliente se esqueça de você, mas que sempre mantenha a sua marca por perto e esteja de olho em todas as novidades que você pode trazer.

Conheça algumas das aplicabilidades da notificação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens do push notification, chegou o momento de conferir algumas das maneiras com as quais ele pode ser aplicado e como pode ser usado para gerar essas e muitas outras vantagens para o seu negócio. Confira:

Ofertas e descontos

O primeiro é justamente a opção de notificações com ofertas e descontos sobre os seus serviços de digitalização de documentos preço pela metade ou até mesmo um cupom de 30% off em seu aplicativo de roupas.

Trata-se de um tipo de notificação que dificilmente a pessoa deixará passar batido, afinal de contas, todos gostam de uma boa oferta e desconto, não é mesmo? Pois bem, usar o push notification para isso é garantir que o potencial cliente irá saber dessa condição especial.

Novidades

Toda marca desenvolve alguma novidade com o passar do tempo, seja um novo processo de atendimento, uma repaginada no visual da marca ou até mesmo um novo produto/serviço que será vendido em breve.

Com isso, é natural que a marca queira que os clientes conheçam mais sobre essas novidades e, para isso, nada melhor do que enviar uma notificação para que o usuário veja o que há de novo e possa conhecer mais sobre essa novidade do seu negócio.

Brincadeiras

E como nem só de estratégias e sérias reuniões se vive uma marca, nada melhor do que um momento de descontração e diversão entre uma marca de centrífuga para laboratório e seus clientes para quebrar o gelo e fazer com que eles se simpatizem pelo seu negócio.

Por isso, é válido que você também trabalhe com notificações descontraídas e que brinquem com o usuário, assim como grandes marcas já fazem e que operam como uma forma de ajudar os usuários a olharem para a sua marca com outros olhos.

Essas são algumas das maneiras com as quais você pode usar o push notification em sua marca, tendo a certeza de que tal opção irá fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a fundo o que você tem para oferecer. 

Como configurar o push notification de forma efetiva?

Para finalizar o conteúdo, não poderíamos deixar de oferecer algumas dicas para te ajudar a configurar o push notification do seu negócio de forma efetiva e personalizada. Sendo assim, confira abaixo como fazer isso:

Escolha uma plataforma de confiança

A primeira delas é escolher uma boa plataforma por onde criar suas notificações, assim como se deve contar como uma empresa de engenharia conta com um bom software para construtora que garante segurança e otimização nos processos digitais.

Como mencionamos anteriormente, existem diversas plataformas e aplicativos gratuitos por onde você pode criar o push notification, vale a pena pesquisar bem e testar algumas para que você trabalhe com a que melhor lhe atende.

Crie notificações personalizadas

As notificações devem ser algo personalizado da sua marca, por isso, evite copiar grandes marcas ou fazer algo que seja apenas mais do mesmo. A hora de criar suas notificações é o momento de colocar a criatividade em jogo.

Sendo assim, use e abuse de todas as ferramentas e opções que as plataformas lhe entregam e faça com que a sua criatividade seja usada para a criação de notificações que sejam a cara e a personalidade da sua marca.

Dê liberdade de escolha ao usuário

Por fim, mas longe de ser menos importante, lembre-se que a liberdade do usuário é o mais importante durante a navegação pelo seu site de agenciamento de cargas ou pelo seu aplicativo de cuidados com a saúde do cabelo.

Todas essas notificações, sejam apresentadas no computador, tablet ou celular, precisam obter a opção de fechamento e também a opção de não recebê-las, pois nem todos os usuários podem gostar de tê-las.

Com isso você garante que os clientes que consumirem de você através da push notification sejam aqueles que gostam desse formato de aviso e que, acima de tudo, entendam que a sua marca respeita as decisões de cada usuário.

Considerações finais

Dessa maneira, você contará com um grande aliado para ajudar a sua marca a obter resultados ainda melhores, e com isso conseguirá criar ótimos relacionamentos e experiências para com seus clientes e fazer da sua marca um grande sucesso.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee