A tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, uma vez que as empresas precisam usar a Internet em suas estratégias de divulgação, meios de vendas e muitos outros processos organizacionais.

Um exemplo para isso é o seu dia a dia, onde você sempre utiliza os meios tecnológicos, através do seu celular, de uma pesquisa no Google, como “implementos agrícolas à venda” quando precisa de uma rápida solução, entre outras funcionalidades. 

A Internet está presente na vida de todas as pessoas e de várias maneiras diferentes, onde ela auxilia em vários aspectos, otimizando processos, evitando trabalhos repetitivos e sendo uma rápida alternativa para diversos problemas.

Continue lendo esse artigo e entenda um pouco mais sobre as novidades das tecnologias para o ano de 2023 e a sua constante evolução.

Quais são as principais tendências para 2023?

A tecnologia possui um grande papel na sociedade, onde desde uma empresa de automação comercial a uma loja de roupas podem utilizá-la como forma de ajudar em seus processos.

Através da utilização da tecnologia, é possível otimizar os processos dentro do seu negócio, onde as suas diferentes utilidades auxiliam para a conquista de processos mais rápidos e eficientes.

A tecnologia possui um papel fundamental em toda a evolução da humanidade, através de softwares cada vez mais sofisticados e que melhoram sempre mais a experiência do usuário e muitos outros equipamentos que ajudam no dia a dia.

Dessa forma, dentre as principais tecnologias que prometem ser o futuro e dominar o ano de 2023, podem-se citar:

  • Big Data;

  • CRM;

  • ERP;

  • Software de análise de vendas;

  • IoT;

  • Serviços de SEO;

  • Chatbot.

Essas são as principais tecnologias que estão aparentes no mercado e evoluíram para conquistar o ano de 2023.

Big Data

Hoje em dia, a quantidade de dados que você consegue reter dos seus clientes é o principal fator para o sucesso de uma empresa.

Isso acontece porque, se você vende um treinamento de NR10, por exemplo, e obtém a informação de que os consumidores que compram de você possuem uma determinada característica, você consegue então filtrar melhor as suas vendas.

Os indivíduos que têm um determinado perfil ou que procuram por um tema específico dentro do seu nicho podem ser melhor atendidos por você, uma vez que você possui a capacidade de melhor suprir as suas necessidades.

Além disso, por conta da grande concorrência de mercado que existe atualmente, as empresas precisam se comunicar com os seus clientes da melhor maneira possível.

Por isso, a vantagem competitiva depende muitas vezes da sua habilidade em capturar, gerenciar e analisar com êxito o grande volume de dados dos seus potenciais clientes e consumidores.

Isso acontece porque as pessoas, ao visitarem sites e navegarem em diferentes páginas, geram dados importantes que são diretamente relacionados aos seus hábitos de compra e aos seus comportamentos.

Por exemplo, uma pessoa que realiza uma rápida pesquisa, como “vídeo porteiro eletrônico”, deixa esse dado registrado na Internet, tornando assim possível que pessoas que comercializam esse produto possam identificar o seu interesse no tema.

Através das ferramentas de análise do Big Data, existe a possibilidade de gerenciar a sua prospecção, onde dessa forma é possível filtrar as suas abordagens e atingir o seu segmento-alvo de maneira mais efetiva.

Todavia, embora esse processo possa ser muito demorado, demandando muita atenção aos detalhes, através das ferramentas de análise do Big Data você possui a capacidade de otimizar todas as atividades relacionadas ao acúmulo de informações.

Dessa forma, você garante o melhor desempenho do seu negócio e o seu cliente fica mais satisfeito, com divulgações focadas para as suas características e necessidades.

CRM

O CRM é uma sigla que tem o significado de Customer Relationship Management, ou seja, em português, ele significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Esse é um software, onde existe a possibilidade de registrar e gerenciar todos os perfis dos seus clientes.

Por exemplo, se você possui uma empresa de análise de riscos, através desse software, você pode organizar e analisar os diferentes perfis de seus clientes, com o intuito de alcançar melhores resultados em suas interações.

Dessa forma, quanto maior for o número de dados que forem coletados, mais personalizadas serão as suas interações com os clientes, fazendo com que o seu público obtenha uma melhor experiência com a sua marca.

Além disso, existe a possibilidade de você acessar informações, relatórios analíticos e realizar a gestão financeira da sua empresa.

Com isso, você consegue analisar o perfil dos clientes da sua organização, identificando qual deles poderia possuir uma maior probabilidade de adquirir um sistema retaguarda, por exemplo, e qual não teria.

Dessa forma, você também consegue identificar rapidamente as oportunidades do mercado, revisando as suas metas de vendas e aumenta consideravelmente o nível de satisfação do seu cliente.

ERP

O ERP significa Enterprise Resource Planning e que, em português, se refere ao Planejamento de Recursos da Empresa, onde a solução de ERP possui a finalidade de melhorar a eficiência e a receita do seu negócio.

Isso acontece porque a solução ERP possui a capacidade de otimizar e automatizar os processos de diversos aplicativos, onde com isso é possível economizar tempo e dinheiro.

Por exemplo, você pode automatizar os e-mails que são enviados aos seus clientes, informando sobre um novo monitoramento de frota via gps ou uma oferta que está por vir.

Como já mencionado, existem diversos dados na Internet, onde cada pesquisa e cada interação geram um registro e o ERP pode o ajudar a usar esses dados para tomar melhores decisões na sua empresa.

Software de análise de vendas

A análise de vendas é uma fase extremamente importante em qualquer empresa, uma vez que existe a necessidade de se observar os dados referente ao fluxo de produtos do seu negócio.

Através do software de vendas você não possui mais a necessidade de realizar o processo todo manualmente, reunindo todas as análises em planilhas, mas sim de forma automática e conseguindo obter uma visão mais abrangente da empresa.

Dessa forma, você consegue observar se os vendedores, produtos e se as campanhas estão com um ótimo resultado ou não e, com isso, tomar decisões que melhorem esse processo.

Por exemplo, se você possui uma campanha referente ao monitoramento de idosos a distância, você consegue analisar os resultados, rastreando, avaliando e aprimorando o desempenho das suas vendas.

IoT

O IoT é o mercado de Internet das Coisas, onde os dispositivos conectados e sistemas que funcionam em conjunto possuem a capacidade de ajudar a atingir as suas metas organizacionais.

O seu consumidor está envolvido nos negócios por meio de várias atividades digitais, como check-ins para eventos, redes sociais e muitos outros.

As muitas possibilidades e recursos permitem ao setor de vendas que ele se conecte e consiga interagir em tempo real, permitindo assim o acúmulo de maior número de potenciais clientes.

Serviços de SEO

Os serviços de SEO, o que significa Search Engine Optimization, são as técnicas que auxiliam a aumentar o tráfego da sua plataforma.

Através de algumas estratégias usadas na criação de conteúdo, como a utilização de palavras-chave, número de palavras, títulos atraentes e entre muitos outros, o seu site pode adquirir um melhor posicionamento no ranking do Google.

Com isso, você também acaba aumentando as suas chances de obter um maior número de visitas e, consequentemente, um maior número de conversões.

Chatbot

O chatbot é uma ferramenta que é extremamente usada na área de vendas, uma vez que você possui capacidade de otimizar e automatizar alguns aspectos da sua interação com o cliente.

Essa ferramenta pode estabelecer simultaneamente uma variedade de conversas entre os seus usuários. Além disso, o chatbot possui a capacidade de entender as intenções das perguntas que recebe, facilitando todo o processo.

Com isso, é possível proporcionar informações relevantes aos seus usuários de forma mais rápida e fácil, otimizando assim todo o processo de interação nas conversas.

Outro fator importante é que todas as pessoas que visitam o seu site são clientes em potencial e a sua interação com o chatbot faz com que os seus dados sejam devidamente armazenados para serem analisados posteriormente.

Quais os critérios que os gestores podem aplicar?

Os gestores das empresas podem aplicar uma série de critérios, onde o principal fator é identificar as suas necessidades e quais tecnologias podem supri-las.

Para que isso aconteça, você deve observar os diversos departamentos dentro da empresa e as atividades que são desenvolvidas neles.

Com isso, é possível identificar os fatores que melhor se encaixam com as suas necessidades e aplicar a tecnologia correta no local correto.

Um fator muito importante a ser levado em consideração é que a Inteligência Artificial estará em todos os lugares e o metaverso, universo totalmente digital, será o futuro.

A tecnologia possui um papel fundamental na vida das pessoas e, com a sua constante evolução, promete dominar o mercado. Por esse motivo, é muito importante acompanhar o seu desenvolvimento e aplicar nos seus negócios, acompanhando a evolução.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com