Especialistas dão dicas de planejamento

Para aproveitar ao máximo a experiência de ir para o exterior é importante que o intercambista se planeje com antecedência e conheça serviços que facilitem todo o processo

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do pessoal, possibilitando a vivência de diversas experiências enriquecedoras durante o período, como conhecer novas culturas e pessoas. Muitos brasileiros sonham em estudar fora e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (BELTA) referente aos intercambistas brasileiros que viajaram em 2022, de janeiro a setembro 327 mil jovens e adultos realizaram intercâmbio fora do país, contra 289 mil em 2019. Pensando nisso, a Travalex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, lista algumas dicas para ajudar no planejamento e entendimento daqueles que querem viabilizar esta vivência. Confira:  

  • Defina o objetivo e o destino do intercâmbio

O primeiro passo ao planejar um intercâmbio é decidir como será usado seu tempo fora do país. Atualmente, existem diversas possibilidades, como: aprender outro idioma, realizar cursos preparatórios, especializações profissionais, graduação e até serviço voluntário. 

Uma vez definido o propósito, o segundo passo é pensar no destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é muito importante ter em mente fatores como o custo de vida, a moeda local e o valor do câmbio.  Avalie também o valor que você pretende juntar até o dia da viagem.  Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções de intercâmbio que garantam a possibilidade de trabalhar. 

  • Estime seu investimento 

Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de estimar os gastos envolvidos na sua viagem. Por exemplo, o custo de vida em grandes cidades é maior do que o custo de vida no interior — sem mencionar a diferença entre países.  Algumas das principais despesas envolvidas neste processo são: 

Documentação: Os documentos necessários para viajar podem variar de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países que não fazem parte do Mercosul e esse é um gasto que precisa ser considerado. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho. 

Curso: Caso você esteja planejando um intercâmbio para realização de cursos, lembre-se de que esse custo pode variar bastante dependendo do destino escolhido, da escola que você vai estudar e da modalidade de ensino. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar os pagamentos. 

Passagem aérea: A passagem aérea, valor indispensável no planejamento, também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites de viagens.

Seguro viagem: É comum que as pessoas se espantem com a obrigatoriedade do seguro viagem para alguns países. Entretanto, a contratação desse serviço é fundamental, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos tanto de saúde quanto financeiro. Na Travelex Confidence é possível contratar o seguro da Allianz com cobertura ao Tratado de Schengen. 

Hospedagem: Algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, durante o intercâmbio, procurar outras opções que façam mais sentido diante da sua realidade. 

Dia a dia: Além desses gastos, é importante considerar também o preço do transporte na cidade que você vai morar, a média de despesas com alimentação e lazer, além de, é claro, alguma reserva para eventuais emergências. A Travelex Confidence oferece mais de 20 tipos de moedas estrangeiras em espécie, em mais de 100 lojas em todo o Brasil. E, além disso, para este tipo de viagem recomendamos também o uso do cartão pré-pago, dessa forma não é necessário levar todo o dinheiro em espécie.   

  • Inicie um planejamento financeiro pessoal

Agora que você já sabe quais serão os principais gastos envolvidos na viagem, é hora de começar a se planejar. Montar uma planilha com as despesas que você possivelmente terá pode ser muito útil para se organizar. Outra dica interessante é utilizar um conversor de moedas para entender qual a diferença de câmbio do Brasil para os demais países. 

Comprando a moeda estrangeira 

Tendo uma ideia de qual o custo terá, comece a comprar a moeda com antecedência. As variações cambiais são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente. Guarde esta dica: não deixe para comprar a moeda na última hora! 

Uma ótima prática é comprar a moeda estrangeira aos poucos, acompanhando sempre as cotações. A Travelex Confidence oferece um Alerta de Câmbio, que notifica sempre que a cotação da moeda de seu interesse baixar.

Pagamento de hospedagem ou a matrícula da instituição de ensino

É possível realizar o pagamento destas despesas antecipadamente por meio de uma transferência internacional. Desta forma, não é preciso se preocupar com essas despesas durante a viagem.

Envio dos documentos necessários para a escola ou faculdade

Ao enviar documentos para fora do Brasil é preciso de segurança. Há serviços disponíveis de envio de encomendas e documentos para o exterior, com agilidade e acompanhamento do trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento recebido. 

Sobre o Grupo Travelex Confidence

A Travelex é hoje uma especialista em câmbio reconhecida mundialmente, marcando presença em mais de 20 países. No Brasil, o Grupo é formado pelo Travelex Bank, primeiro banco exclusivo para operações de câmbio regulamentado pelo Banco Central no País, e pela corretora Travelex Confidence, com mais de 20 anos de experiência no setor. Dentre as operações realizadas pelo Grupo, estão as operações cross-borders como transferências e pagamentos internacionais, importação, exportação, Mass Payments, banknotes, compra e venda de mais de 20 tipos de moedas estrangeiras, troca de cheques internacionais, venda de cartões pré-pagos, seguro viagem, chip internacional para celular, entre outros. Clientes do Grupo Travelex Confidence contam ainda com atendimento omnichannel incluindo loja online, aplicativo exclusivo, internet banking, mesas de operações com atendimento por telefone ou WhatsApp e mais de 100 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional.

*Câmbio

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee