Quais são os alimentos que aumentam o leite materno
Muitas mães têm dúvidas sobre alimentos que aumentam o leite materno. Mas a verdade por trás disso nos leva para uma alimentação saudável na amamentação.

Muitas pessoas procuram e divulgam informações sobre os alimentos que aumentam o leite materno. Porém, essa ideia é incorreta, pois não existe comprovação científica de que algum alimento estimule a produção do leite em seres humanos. Ainda assim, o melhor jeito de garantir um aleitamento saudável para a mãe e o bebê é com uma alimentação equilibrada.

As refeições da mamãe, seja durante a gestação ou no pós-parto, precisam ter certos alimentos essenciais tanto para a mulher quanto para a criança que receberá seus nutrientes por meio do leite materno. Se você quer melhorar a amamentação, além de receber dicas especiais para estimular a produção de leite materno, está no post certo.

Nos acompanhe e boa leitura!

Cálcio

A ingestão diária de cálcio indicada para as mães é de cerca de 1.300 miligramas. Para ter certeza que está consumindo a quantidade indicada, é bom conferir as embalagens dos produtos — por exemplo, um copo de leite tem em média 300 miligramas do nutriente.

O principal benefício do cálcio é o fortalecimento dos ossos e dentes da mãe, bebê e feto (caso da gestante). Veja alguns dos alimentos que contêm mais cálcio:

leite;
iogurte;
queijos duros;
sardinha;
brócolis;
gergelim;
aveia.

Proteína

A proteína é importante nas refeições das mamães, sendo que a recomendação diária é de aproximadamente 65 gramas, mas pode variar de acordo com o peso da lactante. Vale salientar que as comidas marítimas não são totalmente proibidas, apenas há restrição quanto àqueles peixes com muito mercúrio como o tubarão, o peixe-espada, a cavala-rei e a pescada branca.

A proteína ajuda no desenvolvimento dos músculos, células e tecidos. Veja alguns dos alimentos fonte de proteína que são liberados para consumo das lactantes e gestantes:

carnes bovinas, de aves e marinhas (com exceção das citadas acima);
ovos;
queijos;
leite e iogurte;
leguminosas (como feijões, lentilha, grão-de-bico ou ervilha) acompanhadas de grãos (como arroz, aveia, cevadinha ou milho);
quinoa;
tofu.

Ferro

Na gestação, o ferro ajuda a formar o feto, além de ser responsável pela formação sanguínea. Já na amamentação, o ferro previne a anemia da mãe, sendo fundamental para a mulher e a criança. Para as mulheres jovens, menores de 18 anos, é importante ingerir 10 miligramas de ferro diariamente.

Já para as maiores de 19 anos, a quantidade de 9 miligramas diárias já é suficiente. Alguns alimentos que são ótimas fontes de ferro:

carnes bovinas, de aves e marinhas;
gema de ovo;
lentilha;
feijão;
sementes de abóbora;
frutas secas.

Vitamina C

A vitamina C é essencial para os seres humanos na formação e fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar na absorção do ferro nos alimentos — sempre consuma vitamina C com feijões e lentilhas. A quantidade ideal para menores de 18 anos é cerca de 115 miligramas, já para quem tem mais de 19 anos é 120 miligramas.

Veja alguns alimentos ricos em vitamina C:

frutas cítricas;
brócolis;
batatas;
pimentão;
kiwi;
couve-flor;
repolho.

Muitas mães acham que determinados alimentos aumentam o leite materno. Porém, mesmo isso não sendo possível com o consumo de um ou outro alimento específico, uma dieta equilibrada em nutrientes fortalece o corpo para a amamentação. Além disso, existem outras técnicas que podem ajudar você com a quantidade.

Estimular as mamas para aumentar a produção de leite é uma delas. 

Você pode usar bombas de sucção para isso ou usar sonda com fita adesiva colada ao bico do seio enquanto seu bebê mama.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee