clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento muito procurado por milhares de pessoas, pois quem não quer ter um sorriso branco e belo, não é? 


Quando se faz o uso do aparelho dental, muitas pessoas tendem a se preocupar em como os dentes ficarão ao retirá-lo e surge a dúvida de fazer o clareamento dental antes ou depois do tratamento?  


Devido a isso, queremos tirar as suas dúvidas acerca disso, além de dicas para manter um sorriso saudável após a retirada do aparelho, continue a leitura para entender melhor sobre o assunto! 

É necessário fazer o clareamento a laser após retirar o aparelho dental?

Fazer o clareamento dental após o tratamento ortodôntico não é uma regra, porém é uma forma de deixar os dentes ainda mais bonitos. 


Um plano odontológico com aparelho é um modo de ter um valor acessível de tratamento, sendo a instalação do aparelho e as consultas mensais para a manutenção, o que é muito importante para se obter resultados satisfatórios. 


Mas, afinal, é realmente necessário fazer o clareamento dental a laser após retirar o aparelho dental? Não, isso vai do que o indivíduo pretende para manter os dentes brancos, onde muitas pessoas optam apenas pela limpeza profissional. 

É recomendado fazer o clareamento a laser antes de colocar o aparelho ou após?

Para aqueles que querem muito realizar o clareamento dental, a questão que fica é se é recomendado o procedimento antes ou depois do tratamento ortodôntico, e a resposta leva uma escolha óbvia, sendo o procedimento após o tratamento. 


Os profissionais de plano de saúde odontológico, público ou particular indicam o procedimento após a retirada do aparelho dentário, visto que um clareamento pode: 


  • Causar sensibilidade aos dentes;

  • Levar ao sangramento gengival;

  • Surgimento de manchas nos dentes;

  • Inflamação da polpa dentária.


Embora o clareamento dental seja algo que tem diversos benefícios além de aumentar a autoestima, ele também tem os seus contras, e em pessoas com aparelhos tende a ser um pouco mais complicado. 


Os aparelhos possuem braquetes, e ao fazer o clareamento quando o possui, pode prejudicar os resultados, além de manchar os dentes, onde a parte dos braquetes fica amarelada ou escura. 


Um convênio como odonto empresarial é a solução para ter tratamento de qualidade, e conseguir ter um preço justo na área dos tratamentos, auxiliando em um sorriso branco e alinhado.

O que evitar quando tirar o aparelho dental?

Após a finalização do tratamento ortodôntico, o paciente acaba por ter uma grande ansiedade de retomar alguns hábitos que com o aparelho não era recomendado como mastigar alimentos mais duros, por exemplo.


Entretanto, após ser retirado o aparelho dental, ainda é preciso tomar alguns cuidados, evitando hábitos de: 


  • Consumir muitos alimentos açucarados;

  • Não manter uma higiene bucal adequada;

  • Não usar a contenção, ou seja o aparelho móvel;

  • Não visitar o dentista regularmente. 



Em um plano odontológico familiar, ou outros, os profissionais recomendam uma higiene bucal impecável em todas as circunstâncias, porém após a retirada do aparelho é preciso tomar mais cuidados, evitando sensibilidade e doenças bucais. 


Esses maus hábitos podem destruir todo o tratamento, pois ao se ter doenças bucais como a cárie, pode destruir a coroa do dente, escurecendo-o e até mesmo havendo a perda dos mesmos. 

Quais tratamentos são recomendados após tirar o aparelho dental?

Embora possa haver algumas  restrições durante o tratamento ortodôntico, após a retirada do aparelho há alguns tratamentos que podem ser recomendados pelos profissionais do plano de saúde odontológico, particular e afins. 


Sendo assim, os tratamentos que têm maiores recomendações profissionais são: 


  • Profilaxia dentária;

  • Clareamento dental;

  • Contenção;

  • Aparelho móvel.


A profilaxia, ou seja a limpeza profissional somente feita em consultório odontológico, é essencial para qualquer pessoa, e após a retirada do aparelho ela é imprescindível, visto que há uma propensão dos dentes ficarem amarelados devido a dificuldade da escovação completa. 


O clareamento dentário é bem procurado após o fim do tratamento ortodôntico, e também recomendado por profissionais, trazendo um sorriso branco e alinhado, assim complementando a estética prevista. 


Um erro muito grande de diversas pessoas após o tratamento ortodôntico é não fazer o uso do aparelho móvel e contenção, e isso pode prejudicar os resultados. Ele deve ser apenas retirado durante as refeições e ao escovar os dentes, o higienizando bem.


Se você tem os dentes desalinhados e quer saber quanto custa um plano odontológico para gastar menos e ter um tratamento de qualidade, busque os melhores planos, e veja qual a melhor opção dentro do seu bolso e necessidade.


Agora que você já sabe que o clareamento dental é indicado apenas após o tratamento ortodôntico, não cometa o erro de fazer antes, assim evitando sensibilidade dentária e possíveis manchas. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!


Seja Parceiro Anuncie no Seja Hoje Diferente!

Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.