Preparar a ceia de Natal nem sempre é tarefa fácil. Com a alta dos preços, uma refeição para a família toda pode pesar no orçamento da casa.


Nessa época do ano, é comum que as pessoas se deixem levar pelo recebimento do 13º salário e gastem mais do que devem, ficando com as contas apertadas no início do ano seguinte.


Os presentes, as viagens, os materiais escolares, o peru de Natal, o panetone, um sorvete na praia… Esses gastos, variados entre pequenos e grandes, prejudicam a saúde financeira de qualquer um que não tenha um planejamento mais regrado.


A ideia do Natal não é fazer ninguém iniciar o ano endividado. Com um pouco de organização, é possível fazer uma ceia caprichada e deliciosa sem gastar muito dinheiro.


Empregar um pouco de tempo antes do período das festas para analisar as contas e decidir como os eventos ocorrerão garante, contraditoriamente, mais tempo livre com a família e amigos no fim de ano.


A palavra-chave aqui é priorizar. Separar o que é realmente importante do que pode ser deixado de lado, como uma mesa densimétrica faz com os grãos e cereais.


Aqui você vai encontrar 10 dicas para passar o Natal com uma ceia farta e sem começar o ano com a conta no vermelho.

Organização e preparação para a ceia de Natal

Pergunte a um profissional da área de eventos qual a coisa mais importante para o sucesso de um trabalho e ele lhe responderá: organização. Gerenciar a ceia de Natal segue o mesmo princípio. 

1 - Definir um orçamento

Trabalhar com uma margem de orçamento definida é a melhor escolha para evitar as dívidas em janeiro. É importante verificar o quanto realmente é possível gastar com as festas e se ater a esse valor.


Além da comida, o Natal é uma época que pede decoração e presentes, portanto considere esses itens nos seus cálculos, também. Colocar as crianças para ajudar a fazer as decorações pode render boas lembranças e momentos em família sem despender de muito dinheiro.


Evitar lojas de brinquedos e shoppings, no geral, é outra alternativa para se manter dentro do orçamento. Presente caro é um sequestrante de metais que você deve manter longe da sua carteira.

2 - Definir a lista de convidados

Se você pretende receber uma grande quantidade de pessoas no Natal, repense. O Natal é uma festa a ser celebrada com a família e pessoas queridas. Será que todas as pessoas na sua lista de convidados cumprem esse requisito?


Lembre-se que a palavra-chave é priorizar. Fazer uma festa mais intimista, sem aquele tio de terceiro grau que você não lembra o nome, pode ser ainda melhor do que um grande evento cheio de pessoas distantes.


Agora, se reduzir a lista de convidados não for uma opção, tudo bem. Só tenha em mente que o seu orçamento pessoal não deve ser flexível, pois manter as contas em dia é de máxima importância.


Quem sabe mudar um pouco as tradições e fazer uma vaquinha para comprar os ingredientes da ceia não seja uma ideia aplicável e que faça a família toda trabalhar em conjunto?

3 - Escolher o cardápio

Com o orçamento definido e a quantidade de convidados limitada, é hora de decidir o que fazer. Dedique algum tempinho para pesquisar receitas democráticas, que possam servir bem a todos os convidados, e que sejam mais econômicas.


Conversar com os familiares para chegar em um consenso a respeito do que será servido é mais uma forma de fazer uma ceia bem planejada e integrar todo mundo no processo.


Determine, também, um teto para as tradições. Considerando o seu orçamento, crie uma escala: pratos que são importantes, pratos que a família não gosta muito e pratos que podem ser incluídos se o investimento permitir, como um medidor de nível de água.


É uma boa forma de separar as prioridades e personalizar a ceia de Natal.

4 - Fazer uma lista de compras

Depois de decidir o que será servido, coloque os ingredientes necessários no papel. É preciso saber exatamente o que se deve comprar para evitar compras exageradas que poderiam alimentar toda a sua família e ainda sobrar para uma equipe de demolição de casas.


Essa dica pode ser usada em compras de supermercado ao longo de todo o ano. Se policiar para comprar somente o que está na lista garante um consumo mais consciente e ainda permite seguir uma dieta balanceada e saudável.

5 - Substituir ingredientes

Uma vez que o cardápio foi definido e os ingredientes foram listados, analise bem as receitas que podem ser adaptadas.


O chester pode ser um frango assado bem caprichado e o pavê de bolacha champanhe pode ser feito com bolachas de leite. 


Se os pratos típicos forem indispensáveis, talvez reduzir a variedade ou fazer as compras de forma mais inteligente seja o caminho.


Trocar um produto de uma marca pelo equivalente de um concorrente mais barato não altera o resultado final da receita, mas faz uma grande diferença no caixa.

Saber identificar esses pequenos furos que drenam o dinheiro é como eliminar pragas com uma dedetizadora SP.

6 - Pesquisar preços

Esse é um dos passos mais importantes para uma ceia econômica e bem servida.


Comece a averiguar os valores dos ingredientes com antecedência e aproveite promoções que valham a pena.


Muitas vezes, deixar uma pessoa responsável pela compra em nome de toda a família pode ser uma boa ideia. Grandes compras em supermercados por atacado costumam sair mais em conta do que se cada um comprar sua parte separadamente.


Considere também verificar supermercados em bairros diferentes. A mudança no padrão de consumo de uma área da cidade para outra altera dolorosamente o valor dos itens nas prateleiras e pode afetar o seu bolso, também.

7 - Evitar o cartão de crédito

O 13º salário é tentador. A impressão de ter mais dinheiro do que realmente se tem na conta é uma armadilha difícil de evitar.


Para evitar que a sua fatura no mês seguinte tenha o valor equivalente à de um fazendeiro depois de uma reforma de pastagem, deixe o cartão de crédito em casa e concentre suas compras no dinheiro, PIX ou débito. 


É fácil se deixar levar pelas compras extravagantes e acabar colocando mais itens do que se deve no carrinho, portanto, limite o valor disponível.

8 - Delegar tarefas

É importante saber delegar tarefas e obrigações. Separe o que cada parente pode fazer para ajudar, seja na cozinha ou na decoração, no planejamento das atividades para as crianças, etc. 


Otimizar seu tempo é fundamental para que você consiga aproveitar as festas devidamente, e acumular funções não é produtivo e nem saudável.


Se for possível dividir o preparo da ceia entre alguns núcleos, tanto melhor. Quanto menos pratos para fazer, menos gás de cozinha é consumido.


Aproveite o momento para integrar as crianças. Distribua tarefas de acordo com as faixas etárias e permita que elas participem da tradição.

9 - Preparar o espaço

Organizar o ambiente de trabalho é regra em toda cozinha profissional. Isso evita desperdício de alimentos, tempo e dinheiro.


Separe os ingredientes que demoram mais tempo para ficar prontos e comece por eles. Verifique se tem todas as panelas e utensílios necessários antes de começar os preparos, bem como temperos e espaço na geladeira.


Deixe todos os ingredientes picados, lavados ou preparados como for preciso para que o processo seja ágil. Se mais de um prato for ao forno, verifique se é possível assá-los ao mesmo tempo.


Organize também o descarte do lixo. Ter um local definido para armazenamento temporário de resíduos sólidos, de preferência próximo de uma janela ou porta, evita acúmulo de lixo perto dos alimentos.


Também é uma boa ideia delegar um anjo da guarda para cuidar da louça ao longo dos preparos. Não é a tarefa mais divertida, mas pode ser transformada em brincadeira com alguém premiação simbólica no final.

10 - Receitas

Por fim, ficam aqui algumas dicas de receitas deliciosas e econômicas para servir no Natal e agradar à família toda:


  • Salpicão de frango;

  • Arroz de forno;

  • Lasanha de berinjela;

  • Cação marinado e selado na frigideira;

  • Pudim de leite;

  • Bombom de travessa;

  • Rabanada com doce de leite.


Aposte em frutas, legumes e verduras da estação para incrementar seu cardápio sem aumentar muito a notinha do caixa.

Conclusão

Os meses de dezembro e janeiro estão repletos de oportunidades para passar mais tempo com a família e os amigos, mas também podem trazer algumas surpresas financeiras.


Se manter dentro de um orçamento definido possibilita utilizar o 13º salário para desafogar o início do ano, que vem com despesas de valor alto e indispensáveis, além de eventuais emergências, como uma descupinização SP para controlar uma infestação de pragas.


Mesmo assim, a palavra-chave é priorizar. Cada um sabe quais são suas prioridades e onde o dinheiro é investido e onde ele é desperdiçado.


Oferecer uma ceia completa e tradicional para uma família enorme pode ser uma prioridade para você. Nesse caso, não dá para economizar muito, mas um bom planejamento e organização podem te garantir o Natal por um preço justo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee