Empresas veem na iniciativa uma alternativa para reduzir gap de mão de obra em tecnologia

Os profissionais têm buscado, cada vez mais, qualidade de vida e oportunidades no mercado de trabalho. O que chama atenção é que a transição de carreira tem sido o caminho escolhido para alcançar essa realização. Prova disso, é um estudo produzido em setembro pela Land (empresa de recrutamento especializada em vagas de tecnologia e digital do Talenses Group), que apontou que 78% dos colaboradores de outras áreas gostariam de migrar paraTI. Ainda segundo o levantamento, 77% dos profissionais ouvidos, mesmo sem ocupar cadeiras em departamentos de TI, já dizem executar atividades cotidianas consideradas tecnológicas ou digitais.

Atentas a esse cenário, as empresas têm se mostrado abertas para receber esses profissionais que querem experimentar novas vivências e conhecimentos multidisciplinares. A SysMap Solutions, que desenvolve soluções de software e serviços especializados de TI, é uma delas. 

Após trabalhar como dentista durante 20 anos, Maria Imazu decidiu, no período da pandemia, mudar de área. Influenciada pelo irmão, que é profissional de TI, Maria resolveu se aprofundar em tecnologia. Foi aí que ela entrou em um processo seletivo da SysMap e, após ser aprovada, se considera uma pessoa mais feliz e realizada. 

“Quando comecei a estudar Salesforce, entendi que era isso que eu queria e não teria mais como voltar a atuar em odontologia. Tive o apoio da minha família e a ajuda da comunidade de profissionais de TI foi bastante importante para que eu me sentisse segura para aprender, tentar, errar e poder tentar de novo”, comemora a agora analista de qualidade.

A SysMap possui vários profissionais que hoje atuam em tecnologia no Grupo e que vieram de outros campos de atuação. Os Programas Trainees são facilitadores para quem deseja iniciar uma nova jornada no mundo da tecnologia, já que ainda não possuem experiência e buscam pela primeira oportunidade em TI. Além de aprender sobre a parte técnica, os participantes recebem apoio e mentoria para esse novo passo profissional.

Flávia Leme Maia, que é desenvolvedora na QI tech, também passou por uma transição de carreira. Formada em farmácia e bioquímica, a profissional trabalhou em grandes empresas do setor até se deparar com o interesse em migrar para a área de tecnologia ao assistir um live de uma escola de programação: “Embora não soubesse nenhuma linha de código, o fato de fazer na minha área tarefas repetitivas me fez querer buscar automatizar essas tarefas e usar a criatividade para resolver problemas através da lógica e gostei do trabalho. Após realizar cursos consegui ingressar na área”, contou. 

O mesmo aconteceu com a Maria Gabriela Costa Lazaretti, Líder de Performance em Gestão do Conhecimento da Matera. Ela é formada em Arquitetura e Urbanismo, mas migrou para a área de TI depois de enfrentar algumas dificuldades profissionais. “Comecei a pesquisar outras áreas e profissões que eu pudesse me identificar, já que abrir um escritório não era uma opção para mim. O meu irmão sempre foi da área de tecnologia, e ele comentou comigo que teria um programa de trainee para uma empresa de software da minha cidade e, eu decidi me candidatar para uma vaga. Acabei sendo selecionada e, como tudo o que eu faço, entrei de cabeça nessa nova área, começando uma nova graduação. Hoje sou Engenheira de Software, realizada e construindo uma carreira que me orgulho muito”, conta. 

Mercado em evolução

Para  Flávio Legieri, CEO e Cofundador da Intelligenza IT, maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, o mercado de TI segue em constante evolução no país e cada vez mais as companhias do setor investem na busca por novos talentos. “Hoje, os profissionais valorizam empresas com boas oportunidades para plano de carreira. Grandes empresas do mercado de tecnologia apostam cada vez mais no desenvolvimento de programas internos de capacitação, focados na aquisição e retenção de talentos”, afirma Legieri. 

“A demanda por talentos com experiência comprovada e com habilidades para transformar negócios em organizações de alto desempenho não pára de crescer. Apesar de 2022 ser considerado um ano desafiador pelos especialistas, as perspectivas são positivas especialmente nos setores de seguros, agronegócio e tecnologia”, afirma William Monteath, Sócio Fundador, da Fox Human Capital.

Thais Borgo, Head de Pessoas e Cultura da QI tech conta que para a empresa essas migrações são positivas: “Investimos na formação de talentos e acreditamos que cada pessoa tem seu potencial e aquelas com propósito de se desenvolver na tecnologia certamente encontrarão aqui um ambiente de aprendizado. Não importa a área que o profissional venha, acreditamos que o fit cultural é o elemento mais importante para que o profissional tenha sucesso”, afirmou Borgo.

Projetos de sucesso

O ConstruDelas, projeto desenvolvido pela Juntos Somos Mais, startup criadora do maior ecossistema do setor de construção civil e que tem como sócias Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, visa democratizar o acesso de mulheres na formação técnica e aumentar as chances de colocação no mercado de trabalho de tecnologia. Iniciado em setembro de 2021, o programa já formou mais de 40 mulheres e, em 2022, continua com a capacitação de outras 40 futuras desenvolvedoras. Sem o requisito prévio de uma formação em TI, o ConstruDelas aborda conteúdos básicos dos fundamentos da programação, com uma imersão em linguagens de computação, como .NET e Python. A iniciativa conta com a parceria da Who Makers Code.

Thais Mazeto e Thayná Ferreira são exemplos de como a tecnologia pode revolucionar a carreira. Para Thayná, de 24 anos, o diferencial do curso era a possível contratação dela na Juntos Somos Mais, após a conclusão do projeto. Ela mora em Belo Horizonte e é formada em biomedicina. Há algum tempo, Thayná já não se via atuando na área e decidiu arriscar, tornando-se desenvolvedora. Já Thais, de 25, sempre se aventurou no mundo digital, participando de grupos de mulheres gamers e de esportes eletrônicos. Nisso, a profissional conheceu o curso da Juntos Somos Mais e não teve dúvidas: ‘entrou de cabeça’. Hoje, Thais estuda TI e pretende seguir na área para crescer e evoluir cada vez mais. As duas são devs jr. na companhia e já contam com desafios e projetos próprios das áreas de tecnologia e inovação. Elas são especialistas em linguagem Python e C#.

Para Bruna Segatto, Head de People da startup, o programa é uma oportunidade de diminuir esse gap de gênero e de atrair profissionais engajados com a diversidade. “Idealizamos o projeto para atrair mais pessoas que valorizem nossa cultura de inclusão e diversidade. Uma das principais missões que temos é a de auxiliar os profissionais a se especializarem e ajudar que cresçam na carreira. Sabemos que temos uma longa jornada pela frente no mercado tech e estamos comprometidos com ações de desenvolvimento para o setor”, conta.

Valorização do trabalho

Há anos, a área de tecnologia tem vivenciado um cenário de alta demanda de profissionais. Inclusive, na pandemia, enquanto houve aumento do desemprego em muitas áreas, em tecnologia houve escassez de alguns perfis profissionais. “Em um mercado complexo, no final das contas as pessoas querem ser valorizadas e, além de receber salários que valham seus esforços, querem mais flexibilidade, oportunidade de crescimento, novos e bons desafios e com o mercado de tecnologia tão aquecido: por que não buscarem se qualificar e transicionar para esta área?”, aponta Kari Silveira, sócia-fundadora, COO e Head de Cultura, Pessoas & Pets da Impulso, empresa que atua nos modelos B2B e B2C, e trabalha com extensão gerenciada de times de tecnologia e realiza montagem e alocação de profissionais no mercado.

Segundo a executiva, é importante conversar e oferecer auxílio para as pessoas que querem ingressar na área tech. Para contribuir com as profissionais e alavancar o mercado, a Impulso trabalhou no desenvolvimento de uma comunidade que disponibiliza oportunidades de trabalho, cursos e até mesmo mentoria de carreira. Além disso, ferramentas de comunicação e as redes sociais cumprem um papel importante nesse cenário onde são utilizadas diariamente como ferramentas para preparar as pessoas para o mercado de TI. 

“Para nós, como facilitadores, é bastante satisfatório poder oferecer meios para as pessoas se desenvolverem e encontrarem oportunidades que podem transformar suas vidas. Sem falar que, com tudo isso, estamos combatendo esse gap de mão de obra em tecnologia, tornando possível às empresas terem os profissionais certos, com as skills necessárias para os seus desafios e projetos.” finaliza Kari.

Sobre a SysMap Solutions

A SysMap é uma empresa brasileira que desenvolve soluções de software e oferece serviços especializados de TI. Ao longo dos últimos 22 anos, ajudou seus clientes a resolverem desafios complexos, acumulando experiência em diferentes segmentos do mercado como Telecom, Varejo, Educação, Financeiro, Indústria/Cosméticos, Saúde e Energia. Sempre acompanhando a evolução tecnológica e participando ativamente da transformação digital, a SysMap é uma empresa imersa em uma cultura de inovação e que tem como um dos seus princípios gerar ações que possam contribuir e melhorar a nossa sociedade.

Sobre a QI Tech:

A QI Tech é a primeira Sociedade de Crédito Direto aprovada pelo Banco Central do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia com licença bancária, o que nos permite operar como instituição financeira e capacitar nossos parceiros para que ofereçam serviços bancários 100% digitais. Combinamos uma plataforma inteligente e todas as conformidades regulatórias para que nossos clientes possam oferecer serviços de pagamento e crédito com segurança e da maneira que melhor se encaixe com o seu modelo de negócio.   

Sobre a Intelligenza IT

A Intelligenza IT é uma empresa especializada em consultoria e tecnologia SAP para RH com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores. O estilo de atuação da Intelligenza IT a posicionou como a principal consultoria de tecnologias para RH  do Brasil, que acumula casos de sucesso desde a sua fundação, em 2008. Atualmente, conta com mais de 1.000 projetos implantados em mais de 20 países, e um time interno com mais de 250 colaboradores. Mais informações pelo site oficial.

Sobre a Fox Human Capital 

A Fox Human Capital é a primeira Consultoria Estratégica de Capital Humano especializada nos segmentos centrais da economia brasileira: Tecnologia, Infraestrutura & Energia, Private Equity & Venture Capital, Indústria & Serviços e Agronegócios. Com cinco escritórios no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Campinas), e 1 nos EUA (Miami), a Fox tem um faturamento anual de R$ 10 milhões, conta com mais de 300 clientes e registra mais de de 1200 executivos assessorados em recolocação, além de mil vagas de liderança preenchidas em menos de cinco anos de operação.

Sobre a Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 95 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. 


Apoie o meu trabalho

Se gosta do meu conteúdo, você pode demonstrar o seu apoio com uma contribuição e me ajudar produzir ainda mais.

Me paga um café via pix 11 98363-7919



Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee