Sócia e responsável pelo Jurídico da Turn2C, solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, traz dicas para evitar ter problemas com a modalidade financeira

O Brasil vive um período difícil relacionado à privacidade de dados e segurança do próprio dinheiro. Um levantamento feito pela Transunion, empresa global de informações e soluções, mostra que as tentativas de fraude digital no país cresceram 20% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. Porém, não são apenas fraudes por meio de computador e celular que estão em alta, já que no mercado de consórcio tem sido cada vez mais comum a ocorrência de golpes.

Segundo Tatiana Anderson, sócia e head do jurídico da Turn2C, solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, é possível identificar fatores que envolvem a modalidade financeira que podem ser considerados suspeitos, como anúncios duvidosos em redes sociais, facilidades que só um vendedor tem, garantia de contemplação ou cota já contemplada e promessa de que a cota já está quitada.

Diante deste cenário de dúvidas, Tatiana explica que a melhor maneira para saber se o consórcio que se pretende adquirir é realmente verídico e transparente é tomar a decisão de comprar com alguém de confiança. “O consórcio é um ótimo produto e pode trazer muitos benefícios, mas é importante existir uma assessoria pós venda para ajudar com todos os trâmites perante à administradora do consórcio”, afirma.

Um dos golpes mais comuns dentro dessa modalidade financeira consiste em um suposto vendedor de consórcio que pede dinheiro antecipado para o cliente, seja via PIX ou por boleto fraudulento. Isso geralmente acontece com a promessa de venda de uma cota de consórcio inexistente, ou a venda de uma cota contemplada com descontos irreais. Uma vez feito o pagamento, o suposto vendedor some e interrompe o contato com o cliente.

Por essa razão, é importante ficar sempre alerta. “Se você estiver em contato com alguém que não conhece, é importante verificar junto à administradora ou com uma pessoa de sua confiança se o vendedor é cadastrado em alguma administradora de consórcio e se está mesmo autorizado a fazer venda do produto. Além disso, o contrato deve ser assinado diretamente com a administradora e os pagamentos  serão depois realizados diretamente para ela também”, destaca a head do jurídico.

De acordo com Tatiana, para evitar que esse tipo de situação aconteça e traga problemas e aborrecimentos, a melhor forma de se prevenir de golpes no consórcio é sempre buscar empresas idôneas e conhecidas para a compra de consórcio. Por exemplo, a Turn2C é uma empresa investida da B3, a bolsa de valores brasileira, e conta com uma plataforma que consegue conectar as pessoas diretamente com diversas administradoras.

No entanto, caso um cliente caia em um golpe de consórcio, a executiva ressalta que é necessário que a pessoa aja rapidamente. “O primeiro passo deve ser ir até a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência. Na sequência, vale procurar um advogado para auxiliar na interface com a delegacia e em eventual ação de reparação de danos”, finaliza.

Sobre a Turn2C

Turn2C Consórcio Inteligente é uma solução de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio. Com foco na necessidade de compra do cliente e o propósito de transformar o setor por meio da tecnologia, a fintech desenvolveu uma plataforma capaz de entregar o produto ideal para que o consumidor tenha sucesso em seu objetivo de compra de um bem ou serviço.

Com atuação no segmento B2B, a fintech é a única no setor com acesso a 76% do mercado aberto de consórcio, proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados. Com isso, Agentes da Turn2C, como são chamadas as empresas que usam a solução para oferecer o Consórcio Inteligente aos seus clientes, podem chegar ao produto ideal, de forma eficiente e ampla, de acordo com o interesse individual de compra, custo e prazo do cliente. Hoje, a empresa proporciona 97% de acuracidade em seus modelos de previsibilidade.

Proporcionando previsibilidade com inteligência baseada em dados, a Turn2C está presente em todo o país e já soma cerca de 1,5 mil agentes. Recentemente, a empresa recebeu aporte de R$ 8,5 milhões em rodada seed liderada pelo fundo Honey Island by 4UM e pela B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. 

Apoie o meu trabalho

Se gosta do meu conteúdo, você pode demonstrar o seu apoio com uma contribuição e me ajudar produzir ainda mais.

Me paga um café via pix 11 98363-7919



Quem gosta comenta!

O você achou desta publicação? Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de acrescentar algo? Use o campo abaixo e registre sua participação nesta publicação.
Sugerimos Usar a Opção Nome + URL = Escreva seu nome e no campo url coloque o link de seu blog, site, rede social ou deixe em branco.
Estamos aguardo sua participação.

Postagem Anterior Próxima Postagem
 *Todos os textos do Seja Hoje Diferente é uma produção independente e todo conteúdo produzido é de total responsabilidade de seus idealizadores e editores, apresentados em "Informações" e ou Links de origem.

*O artigo acima não reflete, necessariamente, a opinião do Seja Hoje Diferente publicado em carater divulgativo. 


GeraLinks - Agregador de links