Última etapa do calendário dos carros de corrida mais produzidos do mundo tem a chegada prevista para o início da noite, fazendo com que os freios incandescentes se tornem protagonistas da etapa

Resumo do conteúdo

- Fim de semana define o campeão da Porsche Endurance Series;

- Corrida tem largada prevista às 15h de sábado (3) e terá duração de 500 km ou 4h30;

- Provas terão transmissão ao vivo de SporTV e várias plataformas digitais;


O campeonato Endurance da Porsche Carrera Cup Brasil será decidido em Interlagos neste fim de semana. Os campeões da Porsche Endurance Cup serão definidos após uma corrida quem tem tudo para ser uma das mais desafiadores do campeonato. Com duração de 500 quilômetros ou 4h30 e largada prevista às 15 horas deste sábado (3), a parte final da corrida será disputada após o pôr do Sol, colocando um tempero a mais na disputa pelo título. Quem lidera o campeonato é a dupla formada por Alceu Feldmann e Guilherme Salas, seguidos de perto por Jeff Giassi/Nicolas Costa e também Werner Neugebauer/Ricardo Zonta.

Os freios são sempre itens decisivos dentro esporte a motor. Em Interlagos os discos de freio Fremax devem chamar ainda mais atenção quando a luz natural diminuir e as frenagens começarem a ficar incandescentes com as altas temperaturas resultantes do intenso uso nos principais pontos do autódromo da capital paulista. Mesmo com a tendência de a temperatura ambiente ser mais baixa do que as provas disputadas no início da tarde, os pilotos terão que cuidar bem do equipamento, já que se trata de uma prova de longa duração – a mais longa de toda a temporada. Os discos de freio têm tecnologia e resistência para suportar mais de 700°C de temperatura.

Com o ABS habilitado, os competidores poderão usar e abusar do pedal de freio e dos discos de freio Fremax, que equipam os carros da Porsche Brasil. Na volta rápida, os carros chegam ao final da reta principal a uma velocidade próxima aos 253 km/h e diminuem para uma mínima de 82 km/h ao contornar a primeira perna do S, aplicando uma força no de aproximadamente 188 kg/cm² no pedal de freio, gerando uma desaceleração de 2,16 G. O pé fica no pedal do freio por aproximadamente 4,2 segundos em uma distância aproximada de 190 metros.

A última etapa terá três dias oficiais de atividade de pista. A quinta-feira (1) terá uma sessão de treino opcional no início da tarde e dois treinos livres: um no fim da tarde e outro que já deve acontecer sem luz natural, às 18h45. Na sexta-feira (2) acontece mais um treino livre na parte da manhã e a sessões de classificação na parte da tarde. No sábado (3) os pilotos farão a última largada da temporada 2022 às 15 horas e a duração da prova é de 500 km ou 4h30. A etapa terá transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas digitais. A classificação no sábado será transmitida pelo YouTube da categoria.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
“Vai ser uma corrida bem difícil realmente para os freios: uma corrida de 500 km sempre exigindo tudo do equipamento não é missão das mais fáceis para os carros. Talvez até por isso a mudança no horário da corrida com largada à tarde e terminando à noite, para gerar menos desgaste por temperatura nos freios, motor e câmbio. Acredito que não precisamos economizar em frenagem, vamos fazer os treinos e avaliar o nível de desgaste e estudar para a corrida”
(Guilherme Salas, piloto da Carrera Cup, #1)
Dupla com Alceu Feldmann

A pista de Interlagos na visão da FREMAX

“Juntando uma pista exigente como Interlagos, com o uso prolongado do equipamento, conclui-se que o final da temporada será bastante desafiador para carros e pilotos. Já encaramos provas com 300 quilômetros de duração nas pistas de Termas de Río Hondo e Goiânia. Agora, em Interlagos, serão 500 quilômetros e mais de quatro horas de corrida. Então os discos de freio Fremax terão um papel fundamental na durabilidade do conjunto. O diferencial vai ser o tratamento que o piloto dá aos freios e quem cuidar melhor poderá ter uma performance mais linear durante toda a disputa”
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

3ª Etapa Endurance – Porsche Carrera Cup Brasil – Interlagos
Final Sprint
SÃO PAULO (SP)
Autódromo Internacional José Carlos Pace
INTERLAGOS
Extensão: 4.309 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 13 (4 à direita e 9 à esquerda)

Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 4
Força lateral: 4
Nível de exigência dos freios: 4
Pneu mais exigido: traseiro direito

Inauguração: 1940

Previsão climática: Mínima de 21 e máxima de 27°C para a sexta-feira, com sensação térmica de 32°C com possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia. No sábado a máxima deve ficar em 28°C e a mínima em 20°C, também com tempo nublado, de acordo com o AccuWeather.

Programação da Etapa (Carrera 992):

Quinta-feira, dia 1
13h15 – Treino Opcional
17h – Treino Livre 1
18h45 – Treino Livre 2 (noturno)

Sexta-feira, dia 2
10h30 – Treino Livre 3
14h10 – Classificação Grupo A
14h35 – Classificação Grupo B

Sábado, dia 3
13h – Visitação de boxes
15h – Corrida (500km ou 4h30)

Classificação do campeonato (top 10):
1. Alceu Feldmann/Guilherme Salas, 122 pontos
2. Jeff Giassi/Nicolas Costa, 95
3. Werner Neugebauer/Ricardo Zonta, 93
4. Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr, 86
5. Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer, 74
6. Christian Hahn/Diego Nunes, 70
7. Nelson Monteiro/Alan Hellmeister, 65
8. Lineu Pires/Beto Gresse, 62
9. Miguel Paludo/Dennis Dirani, 56
10. Rouman Ziemkiewicz/César Ramos, 54

Veja também:

Porsche mostra nova edição do lendário 935

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee