Para Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, os gestores devem considerar o uso da tecnologia para uma administração mais certeira e com uma menor chance de erro

Administrar uma clínica ou centro médico é uma grande responsabilidade, que exige visão estratégica para cuidar de diversas atividades simultaneamente, passando por gestão de pessoas, controle financeiro, organização de agendas e relacionamento com os pacientes.

Para que tudo ocorra de forma fluida, é preciso ter algum conhecimento técnico e gerencial, sabendo que a administração de clínicas não envolve apenas a gestão de saúde, mas também tarefas operacionais que podem ser extremamente burocráticas.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a administração eficiente oferece uma série de informações primordiais para o sucesso de uma clínica. “Assim é possível conhecer os gargalos, pontos fortes e fracos, oportunidades de crescimento, potencializar a estrutura e a equipe, entender o perfil dos  clientes de forma mais efetiva e reduzir custos operacionais. O planejamento estratégico e eficiente pode gerar uma série de benefícios no médio e longo prazos”, pontua.

A capacitação de colaboradores é fundamental para que tudo ocorra como o planejado. “É importante que a gestão da clínica realize treinamentos constantes de atualização e motivação. Também é necessário que o time entenda os processos organizacionais e saibam o motivo pelo qual realizam essas funções. Dessa forma, é possível traçar métricas para realizar os controles de acordo com as funções exercidas dentro da clínica pelos membros dessa equipe”, relata Feltrim.

A administração financeira tem um impacto real sobre os ganhos de uma clínica. De acordo com o especialista, utilizar a tecnologia pode trazer mais segurança nesse sentido. “É de extrema importância que o acompanhamento seja feito com um bom software ou mesmo com uma planilha gerencial para auxiliar a gestão. É importante também possuir dados reais sobre a situação financeira e conhecer os valores de ticket médio, taxa de ocupação, taxa de crescimento, oportunidades de crédito no mercado e outros KPIs relacionados à clínica. Assim, é possível realizar uma gestão financeira eficiente”, revela.

O auxílio de soluções tecnológicas não oferece apenas benefícios nas questões financeiras. “Os softwares estão sendo aprimorados a cada dia e geram relatórios essenciais para conhecer os cenários das clínicas e hospitais. Com a adoção de relatórios gerenciais é possível obter dados de maneira rápida e eficiente, possibilitando ajustes, alinhamentos das metas e identificando pontos de melhorias. Os softwares também possibilitam a integração de dados dos pacientes, agilizando o de atendimento e otimizando a qualidade da equipe”, declara o CEO.

Para Feltrim, os gestores devem considerar a contratação de empresas especializadas nesse tipo de administração. “Na maioria dos casos, os profissionais da área da saúde não possuem a expertise necessária para gerenciar clínicas e hospitais, pois o foco principal é o atendimento clínico ao paciente. Neste momento, é importante contar com uma consultoria focada que pode ajudar na questão de planejamento, execução e gestão das atividades de forma ampla e eficiente”, finaliza.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee