Poucas pessoas conhecem a fundo o conceito do SIM, Sistema de Informação de Marketing, que muitas pessoas acham semelhante à pesquisa de marketing, mas que abrange processos completamente diferentes. 


Há quem diga que vivemos na era dos dados, sendo assim, saber como tratar e organizá-los da melhor maneira possível é essencial para que estratégias, principalmente as de marketing, sejam bem desenvolvidas. 


O universo do marketing é gigante, e com a chegada do marketing digital ele se tornou maior ainda, permitindo que os empreendedores tivessem acesso a diferentes estratégias que permitiam o crescimento eficiente de seus negócios. 


Uma empresa que produz o melhor projeto de estrutura metálica do mercado entende a importância do marketing para seus resultados e como o cuidado com os dados são necessários nos dias de hoje. 


E foi justamente para isso que o SIM surgiu, como um processo que tem como principal objetivo coletar, selecionar e analisar dados que possam ser entregues aos responsáveis da área de marketing, como gestores e analistas. 


A partir desses dados, decisões conseguem ser tomadas com mais assertividade e a empresa consegue andar para chegar em seus objetivos de forma eficiente e produtiva, contando com um bom tratamento de dados para ajudar nessa questão. 


Seja uma empresa de alarme residencial simples ou até mesmo uma multinacional, toda marca trabalha com o marketing e com dados, é preciso unir esses dois conceitos poderosos para que sua marca seja ainda melhor. 


Tendo isso em vista, hoje você conhecerá mais sobre o Sistema de Informação de Marketing, sua importância, benefícios e como você pode aplicá-lo no dia a dia da sua empresa, seja qual for o tamanho ou segmento dela. 

Entenda a importância do SIM 

Antes de qualquer coisa, é de suma importância que entendamos a importância desse conceito para as empresas, pois é algo que vai muito além de uma pesquisa de marketing que visa entender o cenário atual de uma empresa. 


Hoje, os dados movem o mundo, seja na criação de um serviço de manutenção CFTV ou até mesmo na definição do preço do seu produto, os dados guiam as decisões do universo empresarial e ajudam os profissionais a terem base para tais escolhas. 


Com os dados bem coletados, selecionados e tratados, fica ainda mais fácil tomar decisões das quais o profissional realmente se orgulhe e saiba que foram boas, além de poder contar com diversos outros benefícios disponibilizados pelo SIM, como: 


  • Visão de mercado;

  • Banco de dados eficiente;

  • Prevenção de problemas;

  • Análise e planejamento;

  • Processo decisório mais eficiente;

  • Estabilidade;

  • Entre outros. 


Sendo assim, podemos entender que a importância do SIM não se limita apenas à forma otimizada de lidar com dados nos dias de hoje, mas com o grande suporte que ele oferece nos momentos que cenários precisam ser analisados e decisões tomadas. 

Saiba como usar o SIM

Chegando a parte prática, existem pessoas que acham que o SIM não é tão fácil de se usar como uma câmera de segurança com áudio intelbras, mas para te provar o contrário, selecionamos algumas das formas com as quais você pode aplicar tal conceito. Confira: 

Softwares 

Os softwares nada mais são do que sistemas que podem receber o Sistema de Informação de Marketing para alinhar as informações internas e externas da sua empresa, entregando uma visão macro sobre todo o cenário do negócio aos funcionários e líderes. 

Banco de dados 

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre os bancos de dados, que ao receberem o SIM, conseguem processar, coletar, selecionar e tratar dados de forma personalizada e otimizada para você e sua empresa, facilitando ainda mais a tomada de decisões. 

Suporte de sistemas 

Além de tudo isso, ele também pode ser usado como um suporte para sistemas que já existem em sua empresa com o objetivo de otimizar os dados, assim como uma câmera de segurança pequena auxilia uma grande e, juntas, entregam um resultado ainda melhor. 


Essas são algumas das diversas formas com as quais você pode usar o SIM, o que te prova que ele é versátil, e conversando com profissionais da área, você poderá encontrar diversas outras formas de usá-lo para que ele te atenda da melhor forma possível. 

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá contar com um grande aliado para ajudar no dia a dia do seu negócio e no tratamento de algo tão importante para qualquer negócio da atualidade, os dados. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee