O nutriente pode ser encontrado em vegetais escuros e bebidas fortificadas

O leite é a fonte de cálcio mais presente no cardápio da maior parte da população brasileira, sendo o nutriente fundamental para a formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas. Ele também é responsável por outras funções no organismo, a exemplo das mensagens químicas entre as células que asseguram funções vitais do corpo como a coagulação sanguínea que auxilia na cicatrização, o funcionamento do cérebro, dos músculos, do coração, entre outros.

A falta de cálcio está diretamente ligada a fraqueza dos ossos que ao longo prazo pode desencadear osteoporose. Outros sinais como câimbras, piora nas cólicas menstruais, irritabilidade, artrite, falta de controle da pressão arterial, palpitações, quebra espontânea dos dentes e cáries merecem uma investigação clínica, podendo estar relacionada à deficiência do nutriente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir 1000 mg a 1300 mg de cálcio por dia, dependendo da idade. Um equívoco comum é acreditar que somente o leite animal e seus derivados possuem boas quantidades do mineral. Ele também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros  como brócolis, couve, e rúcula; oleaginosas e sementes com destaque para o gergelim, tahine e a amêndoas; ervas; condimentos e alimentos fortificados como é caso das bebidas vegetais.

“Hoje conseguimos encontrar bebidas vegetais fortificadas e com nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Para essas pessoas que não abrem mão de ter a presença do leite na dieta, vale investir nas bebidas de origem vegetal, como a bebida de amêndoas da A Tal da Castanha. Além de ter cálcio para atender as demandas nutricionais necessárias, a bebida leva somente amêndoas, água e o cálcio como ingredientes, portanto é livre de espessantes, aromatizantes e adoçantes além de não levar açúcar em sua composição”, explica Alessandra Luglio, nutricionista e consultora científica da marca. 

Ainda de acordo com a nutricionista no que diz respeito à saúde óssea, devemos considerar a vitamina D e a atividade física como primordiais para a absorção do nutriente, já que é a luz solar é quem ajuda o organismo a absorver todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. 

“Tudo o que é encontrado no leite comum pode ter no leite vegetal só que na forma mais saudável, livre de colesterol, com baixo teor de gorduras saturadas e maior densidade de vitaminas e minerais”, finaliza Alessandra Luglio. 

Sobre A Tal da Castanha:

A Tal da Castanha é uma marca genuinamente brasileira que utiliza em sua composição apenas ingredientes de origem natural e vegetal. A marca combina excelência e inovação para trazer ao mercado brasileiro uma linha inédita de produtos que inclui bebidas vegetais, pastas e snacks. A filosofia da marca é pautada em pureza e simplicidade, quanto menos ingredientes, melhor. Líder no segmento, os produtos A Tal da Castanha são distribuídos nos melhores mercados do país. A Tal da Castanha é uma referência entre as marcas clean label do Brasil e faz parte da seleta lista de empresas B, um grupo global de organizações comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee