Série de proibições estabelecidas pela FIFA podem gerar processos e multas milionárias

São Paulo, novembro de 2022  A Copa do Mundo deve injetar R$ 1,48 bi em vendas no comércio e serviços no Brasil, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O torneio será realizado no Catar, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. 

Nesta edição, a competição começará na mesma semana da Black Friday, uma das principais datas comerciais do País. De acordo com a CNC, se essa previsão for cumprida, os setores varejista e de serviços terão um faturamento 7,9% maior que na última Copa, realizada na Rússia, em 2018.

Para se ter uma ideia, de acordo com as projeções, somente a venda de eletrodomésticos, como por exemplo, televisores, deve movimentar cerca de R$ 544,5 milhões no período.

Thiago Gui Pereira, head of innovation & business development da Macfor, agência full service de marketing digital, alerta que as empresas que querem aproveitar a Copa do Mundo para vender mais, devem prestar muita atenção e respeitar as regras de marketing impostas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) “para não enfrentarem problemas sérios”, diz.

O profissional esclarece, ainda, que “há uma série de proibições quanto ao uso de alguns elementos visuais, gráficos e verbais que as campanhas de marketing da Copa devem obedecer ou estarão cometendo infrações de propriedade intelectual”, pontua. 

Segundo Pereira, os gestores de marketing devem saber o que é proibido nas campanhas publicitárias relacionadas ao evento para “não correrem o risco de multas milionárias, além de processos por parte da FIFA”, explica. 

A FIFA e sua propriedade intelectual da Copa 

Embora a Copa do Mundo seja um evento global comemorado pela maioria das pessoas, ela tem um dono, que é a FIFA, que inclusive dá nome à competição: FIFA World Cup Qatar 2022

A Federação Internacional de Futebol é a organização que dirige as associações de futebol em todo o mundo, portanto, é quem organiza as várias competições globais do esporte e detém a propriedade de cada evento. 

Guia de propriedade intelectual da Copa do Mundo 2022

Para proteger a própria imagem e a reputação da competição, a FIFA estabeleceu inúmeras regras quanto à criação de campanhas de publicidade da Copa, afinal é importante zelar pela imagem de um acontecimento que alcança bilhões de pessoas no mundo todo.

Com esse propósito, a FIFA criou um Guia de Propriedade Intelectual onde estão descritas todas as regras e proibições para as campanhas de marketing da Copa do Mundo. Nele estão todas as diretrizes para o uso de propriedades intelectuais da Copa por marcas para fins comerciais. 

No material, também constam os parceiros da entidade, os patrocinadores da edição da Copa 2022 e as marcas apoiadoras regionais, ou seja, as únicas empresas que têm, de fato, permissão para usar símbolos e termos diretamente relacionados à ocasião.

“A organização faz questão de destacar que existem formas legítimas de fazer comunicação com fins comerciais e vários tipos de campanhas de marketing da Copa do Mundo sem usar essas propriedades intelectuais”, esclarece Pereira.

Proibições da FIFA para campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022

Para auxiliar as empresas na elaboração de campanhas relacionadas à Copa, o especialista da Macfor elencou as proibições da FIFA para quem vai fazer comunicação com fins comerciais. “Na dúvida, consulte o Guia da Federação, contrate um profissional qualificado ou uma agência especializada”, pontua Pereira.

A seguir, veja a lista de restrições e fique atento ao que a equipe de marketing não pode usar em suas campanhas. 

Lista de proibições de uso de símbolos e termos da Copa do Mundo

Em campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022 é proibido usar os seguintes elementos: 

  • hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
  • o emblema oficial da Copa;
  • a imagem do mascote oficial e o nome dele;
  • o cartaz oficial;
  • os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
  • o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo;
  • a imagem do troféu oficial;
  • a imagem da bola oficial;
  • as marcas corporativas da FIFA;
  • a fonte oficial “QATAR 2022”;
  • a estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.

Também é proibido o uso de comunicação com fins comerciais com os seguintes termos:

  • Copa do Mundo;
  • Copa do Mundo 2022;
  • Copa do Mundo FIFA;
  • Copa do Mundo FIFA 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
  • Catar 2022 ou Qatar 2022;
  • Copa Mundial;
  • Mundial;
  • FIFA.

O uso dos seguintes símbolos também é proibido:

  • a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
  • o nome ou a marca da CBF;
  • o escudo da CBF;
  • o mascote da Seleção;
  • imagens dos jogadores ou dos jogos;
  • o termo “Seleção Brasileira”.

 

Sobre a Macfor

Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Shopee