Você já ouviu falar no data-driven? Essa metodologia pode se mostrar extremamente vantajosa para diversas companhias que almejam aumentar sua lucratividade. 


Inclusive, ajuda até mesmo a conquistar novos públicos para não só ganhar mais espaço no mercado, como também construir uma boa imagem e alcançar o sucesso. 


Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia abaixo, bem como entenda como colocá-la em prática, combinando esses fatores com outras estratégias do marketing digital para complementar seu relacionamento com seu público. 

O que é Data-Driven

Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, o data-driven nada mais é do que um tipo de processo organizacional que tem como principal base a análise de dados. 


Ou seja, basicamente, a companhia passa a tomar suas decisões observando diversos dados e coletando informações que podem ser captadas de diversas maneiras. 


Portanto, a partir da captura dessas informações, através de um CRM vendas, por exemplo, a companhia pode conseguir uma ideia mais precisa do seu negócio. 


Além disso, elas conferem um maior potencial para aproveitar as oportunidades e antecipar alguns problemas e necessidades. 


Vale ressaltar que essa metodologia também visa valorizar a tomada de decisões baseada em aspectos reais do cliente. 


Uma vez que, através dos dados, é possível conseguir entender seus gostos e formar perfis de cada cliente de uma forma mais profunda, que com a ajuda de ferramentas como o CRM gratis, vão te ajudar a realmente impactar seu público-alvo. 

Qual a importância do data-driven

Assim como qualquer outra metodologia, o data-driven se faz importante para dar um direcionamento às estratégias de uma companhia. 


Principalmente ao ensinar como agir em determinadas situações, apontando caminhos, como por exemplo a interpretação de dados, que vai ajudar a empresa até mesmo a criar estratégias personalizadas. 


Dessa forma, é possível contar com diversos benefícios, principalmente quando a metodologia é combinada com estratégias do marketing digital, como é o caso do funis de venda


Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios do data-driven. 


  • Aumento do número de vendas;

  • Criação de uma boa imagem no mercado;

  • Criando uma relação duradoura com os consumidores; 

  • Maior retenção do público-alvo;

  • Fidelização de sua persona.


Dessa maneira, ao observar todas essas vantagens, é possível utilizar essa metodologia de uma forma eficaz em seu negócio. 

3 benefícios do data-driven

Além dos benefícios citados acima, existem alguns diferenciais que dão a esta metodologia um certo destaque. 


Desse modo, confira alguns desses principais diferenciais abaixo, que podem ser potencializados quando o data-driven é aplicado em estratégias como o pipeline de vendas, por exemplo.

  1. Redução de custos

O primeiro grande benefício é que a cultura Data Driven permite com que os profissionais contem com uma gestão de risco mais bem elaborada. 


Além disso, deve ser levado em consideração o fato de que a tecnologia será uma aliada para diversos setores de seu negócio, permitindo com que os recursos sejam aproveitados ao máximo.


Dessa forma, essa nova cultura prega que pode trazer mais argumentos para que a gestão possa ampliar esse assunto ao restante da empresa. Vale a pena pontuar que essa economia é comprovada até mesmo por estudos.

  1. Capacidade de predição

O planejamento é essencial e uma ótima forma que as empresas encontram para definir seus principais objetivos e ganhos a longo prazo, com a ajuda de ferramentas como o CRM


Outro ponto importante é que tem chances de verificar que alguns deles se repetem ao longo dos exemplos, como momentos em que tem pouca demanda de trabalho, tempos em que há necessidade de mais colaboradores em seu quadro, entre outros fatores. 


Em suma, só é possível identificar essas questões e considerá-las no planejamento em casos, em que é realizado uma análise anual sobre a atuação de sua companhia no mercado. Só é possível avaliar isso através de alguns dados. 


Nesse sentido, é importante destacar que os dados comportam ao histórico de seu negócio para que faça um aperfeiçoamento das estratégias caso seja necessário.

  1. Otimização de processos

Por último, mas não menos importante, alguns outros processos também serão beneficiados ao implementar essa cultura. 


Um exemplo disso são as possíveis campanhas de marketing que trarão bons resultados, desde que faça a metrificação do que vem sendo aplicado pelo seu negócio. 


Ou seja, é possível afirmar que a implementação dessa metodologia só tem a beneficiar a sua companhia e valorizar a sua atuação no mercado para que possa atingir o sucesso. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.


Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Canais de Notícias e Informações do Blog SHD.
Rerceba em primeira mão diariamente os principais destaques do blog.
Inscreva-se nos canais de notícias:
Canal SHD no Whatsapp clique aqui.
Canal SHD no Telegram clique aqui.

Amigos, Parceiros e Visitantes: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919

Postagem Anterior Próxima Postagem

Compartilhe nas redes sociais e apoie ou retribua

Todos os nossos artigos são exclusivos é proibida a reprodução total ou parcial dos mesmos sem a indicação da fonte SHD: Sejahojediferente.com