*Enio Moraes é CIO na Semantix

O mundo está mudando. As pessoas estão procurando por mais transparência e descentralização, e é por isso que o futuro será moldado por tecnologias como a Web3, a terceira versão da World Wide Web. Ainda não é possível ver o que esta nova era irá proporcionar, mas uma coisa é certa: será uma transformação digital que nenhuma empresa ou indivíduo poderá ignorar. Existem muitos artigos sobre como o blockchain e a IA irão mudar vidas, mas que tal nos concentrarmos na Web3 por um momento? Este material explicará o que é, por que você deve saber sobre isso, e como a ferramenta mudará o futuro.

O que é Web3?

Se você já visitou um site, você já usou a World Wide Web. Por outro lado, a Internet é uma rede de computadores independente de qualquer empresa ou governo em particular. A Web é a camada de aplicação da Internet, baseada em um modelo cliente-servidor. Isso significa que um servidor central entrega informações ao computador através de um navegador, e só é possível acessar o que está nesse servidor. A revolução Web3 visa mudar essa centralização, usando uma rede descentralizada. Isso significa que todo computador pode atuar como servidor, e que também é possível acessar informações de outros computadores na web. 

O aspecto mais crítico da Web3 é que ela armazena todos os dados em um blockchain, que é um banco de dados descentralizado. Nenhuma instituição pode controlar este banco de dados por si só, e ele é altamente transparente. Como resultado, as pessoas podem confiar nos dados que encontram no blockchain e usá-los para aplicações em IA, robótica, finanças e gerenciamento de cadeia de suprimentos.

Por que a Web3 é importante?

A natureza distribuída e descentralizada da rede Web3 irá dificultar que instituições controlem algumas informações e aspectos, e é por isso que muitas pessoas estão ansiosas para vê-la lançada. Entretanto, também é preciso considerar os benefícios da web existente: ela permite o compartilhamento de informações, a colaboração e a execução de negócios de maneiras que antes não era possível. Portanto, embora exista uma expectativa em relação ao  lançamento da Web3, também é preciso destacar os benefícios da Internet existente. Uma das vantagens mais significativas da web atual é que ela é aberta e fácil de usar. Em comparação com a programação, é fácil criar sites sem que existam exigências especiais para acessar as informações sobre eles. Esta é uma consideração essencial, pois a comunidade do blockchain ainda é relativamente pequena. Você não poderá usar muitas aplicações descentralizadas (dApps) se não tiver conhecimentos técnicos excepcionais.

Como a Web3 mudará o futuro?

Há alguns anos, você poderia ter pensado que a Internet fornecia acesso a informações na ponta de seus dedos. Mas agora, a Internet tornou-se uma colmeia de infinitas possibilidades, com várias novas sub-culturas e comunidades on-line surgindo a cada esquina. O rápido crescimento dos usuários online e a adoção de novas tecnologias, criaram oportunidades interessantes para os desenvolvedores que podem pensar além das limitações de hoje. Aqui estão algumas expectativas em relação ao futuro com a Web3: 

Tomada de Decisões

Uma promessa significativa da Web3 é que ela democratizará a tomada de decisões, possibilitando que todos tenham acesso às mesmas informações. Com a Web3, as informações serão públicas, e será possível ver como os computadores, orientados pela inteligência artificial, tomam suas decisões. Dessa forma, é possível entender se eles fazem as escolhas corretas.

Melhor Experiência de Busca

A Web3.0 irá melhorar sua capacidade de localizar informações: a busca no navegador retornará resultados mais relevantes do que as páginas mais populares, que possuem maior número de clicks. Como resultado da capacidade da web semântica de integrar dados on-line, sua busca por informações será mais rápida e bem-sucedida.

Maior Segurança

Além da descentralização, as aplicações Web3 também apresentam funcionalidade de contrato inteligente. Isto significa que as transações e acordos podem ser automatizados e auto executados, eliminando a necessidade de terceiros de confiança para supervisionar cada interação. Isto pode ajudar a reduzir fraudes e roubo de identidade, impossibilitando que atores maliciosos roubem e abusem de informações das pessoas.

Maior Diversidade e Inclusão 

A Internet é uma ferramenta poderosa para fomentar a conexão e criar novas oportunidades para pessoas de todos os estilos de vida. No entanto, a Internet, tal como está, não é acessível a todos. Minorias visíveis e pessoas com deficiências, por exemplo, podem ter dificuldades para navegar na internet atual, e talvez não aproveitem todo o seu potencial. A Web3 é mais inclusiva por seu design, pois é descentralizada e de código aberto. Qualquer pessoa pode contribuir e construir sobre ela, além de ser mais intuitivo e acessível realizar o desenvolvimento de aplicativos e serviços, usando protocolos padronizados. A Web3 também tem funcionalidade embutida para acessibilidade, o que a tornará mais acolhedora para todos.

Web3 & a Internet das Coisas

A Internet das Coisas é uma rede de dispositivos que utilizam sensores e IA para trocar informações entre si. A Web3 pode tornar esta rede ainda mais útil, pois possibilita o armazenamento de dados em um banco descentralizado. Isso significa que ninguém pode controlar as informações, que podem ser usadas para novas aplicações. Imagine um carro que conhece outros veículos na estrada e pode alertá-lo sobre os perigos. Ou que tal uma geladeira que saiba sobre suprimentos alimentares e possa lhe dizer quando algo precisa ser substituído? Este é o tipo de futuro que a Web3 promete, além de tornar a Internet das Coisas mais segura - os dados no blockchain são públicos, tornando menos provável que criminosos possam invadi-la e roubar informações.

A revolução Web3 promete mudar a maneira como a internet é usada. Será uma rede descentralizada onde os computadores poderão atuar como servidores e armazenar informações em um blockchain, no qual são disponibilizados dados mais transparentes e confiáveis. A indústria ainda está em seus estágios iniciais, portanto, há muito espaço para inovação. 

A web3 irá mudar vidas.

Shopee Brasil:
Ofertas incríveis - Melhores preços do Mercado.
Confira as ofertas especiais na Shopee aos visitantes do SHD.
Aproveite agora mesmo! De uma olhada clicando aqui.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919
Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.