O avanço da sociedade está diretamente associado ao desenvolvimento das novas tecnologias e sobre como elas são capazes de afetar positivamente os mais diversos campos. Uma dessas áreas é a de agricultura, sendo capaz de otimizar suas atividades.
Progresso que não chega a ser algo inédito, afinal muitas das técnicas que permitem o melhor uso da terra partem justamente de estratégias que foram desenvolvidas por povos no passado, como a rotação de culturas em uma plantação, evitando esgotar os nutrientes.
O que vem acontecendo nos últimos anos é uma evolução mais dinâmica, acompanhando o desenvolvimento cada vez mais frenético em relação ao lançamento de novas tecnologias, cada uma permitindo uma otimização específica de certas atividades no meio rural.
Mudanças essas que são esperadas também pela população, principalmente se levarmos em conta a preocupação que a sociedade possui hoje em relação aos danos à natureza, cenário que aponta para a importância de se adotar programas de educação ambiental.
A partir de ações como essa é possível estabelecer uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente, permitindo a extração de materiais necessários para a manutenção da vida humana, com destaque para a área de alimentos, sem que isso prejudique o planeta.
Ponto esse que deve estar entre as principais preocupações de quem atua na agricultura, pecuária ou qualquer tipo de atividade rural que lide diretamente com a extração de recursos ou que possa causar qualquer tipo de impacto a um espaço de terra.
Exemplo que também acaba abrangendo muitas outras áreas de trabalho, tal como os serviços de empresas de loteamento, que devem ter cuidado com as atividades que serão colocadas em prática em cima de um terreno durante a construção de um imóvel.
O avanço tecnológico acaba apontando para novas formas de lidar com as atividades necessárias para uma obra ou qualquer ação que possam trazer algum impacto para o ambiente, tal como acontece com os serviços voltados à área rural, por exemplo.
É importante, inclusive, olhar com mais atenção as mudanças que podem e devem ocorrer em relação ao meio da agricultura, já que os resultados deste setor podem ser responsáveis também por definir o estado em que a sociedade pode se encontrar.
O valor do mercado da agricultura nacional
O plantio de alimentos e outros materiais naturais está entre as atividades mais importantes para o sustento de uma sociedade, sendo inclusive um tipo de ação capaz de reconhecer o domínio de um povo sobre uma terra, de acordo com o uso desse terreno local.
Essa que pode ser definida como uma das primeiras atividades para a construção do meio de convívio social como hoje conhecemos, retirando a necessidade dos povos nômades de caminharem pelo mundo, tendo a chance de fincar seus pés em um único local.
Além desse contexto histórico, a agricultura é hoje responsável pela criação de uma série de artifícios extremamente necessários para a vida em sociedade, como é o caso dos combustíveis, além do alimento específico a ser consumido pelas pessoas.
Especificamente no Brasil, esse mercado acaba recebendo uma importância ainda maior diante da alta disponibilidade de terras nos país, o que explica o alto alcance desse tipo de atividade sendo distribuída por todo o território nacional através de diversas plantações.
Isso porque antes da instalação das companhias industriais, que usam das atividades de caldeiraria para a produção de estruturas e equipamentos diversos, a principal operação comercial do Brasil esteve ligada ao ramo da agricultura, como nas plantações de café.
Muito mudou de lá para cá, contudo o país continuou a apostar no ramo das exportações de elementos naturais, o que por si só já explica a importância associada ao meio rural, com as atividade de agricultura sendo responsáveis pelo desenvolvimento do mercado nacional.
Por se tratar de uma área de tamanha importância, é comum ver diferentes aplicações sendo trabalhadas junto a esse segmento em busca de obter melhores resultados nas plantações, facilitando a colheita além de outras etapas vivenciadas por essa área.
Cenário que nos leva à importância de conhecer sobre o impacto da tecnologia, que é capaz de afetar não só a indústria, com a apresentação de um novo sistema de pressurização, mas também o meio agrário através de diferentes avanços na área.
A evolução tecnológica no campo
Quando se pensa no avanço tecnológico, é comum ficarmos concentrados apenas nos centros urbanos, seguindo um conceito futurista apresentado ao público através de filmes e seriados, que preparam nossos pensamentos para carros voadores e coisas do tipo.
Enquanto esse futuro específico continua sendo apenas coisa de ficção, ao menos por enquanto, os avanços tecnológicos passam a ser sentidos em uma velocidade cada vez maior, nos deixando familiarizados com os métodos de comunicação, por exemplo.
A questão é que esse avanço não se restringe somente a uma área ou mercado por se tratarem muitas vezes de soluções tecnológicas que podem ter diferentes utilidades, como é o caso do serviço de drenagem superficial, útil tanto para o meio urbano como o agrícola.
E é a partir de casos assim que podemos acompanhar um desenvolvimento cada vez maior da área rural em relação à adoção de novas tecnologias, cada uma permitindo melhorar todas as etapas de uma plantação, desde a semeação até a colheita e transporte.
Mas para que seja possível se beneficiar das facilidades que muitos equipamentos tecnológicos podem trazer para o campo agrícola, é necessário acompanhar de perto quais são esses avanços, com muitos já podendo ser vistos no campo da agricultura nacional.
Tecnologias disponíveis ao campo brasileiro
O avanço no meio agrícola não é um tópico a ser visto para o futuro dessa área, sendo algo que já faz parte do presente de quem atua com as atividades no campo. Inclusive, não conhecer essas ferramentas pode deixar uma fazenda para trás em sua produção.
Em relação a isso, é importante então destacar 5 tecnologias que já estão sendo aplicadas no campo brasileiro, sendo elas:
GPS Agrícola
O serviço de rastreamento está associado ao uso de satélites para mapear espaços e acompanhar movimentações, com isso sendo algo possível de ser direcionado também para o meio rural, com o uso dessa tecnologia permitindo:
Mapeamento de solos;
Planejamento agrícola;
Amostragem de terras;
Acompanhamento de tratores.
Atividades que podem influenciar até mesmo na definição de serviços de topografia preços, oferecendo ao público uma atividade otimizada, permitindo o encontro de melhores resultados para quem é responsável por administrar todo o processo de uma colheita.
Sensores a distância
A função de quem acompanha esse tipo de atividade muitas vezes é de acompanhar todas as etapas que fazem parte de uma plantação. Missão essa que pode se tornar mais difícil se levarmos em conta a expansão de uma grande fazenda, por exemplo.
O uso da tecnologia de sensores permite um melhor controle nesse sentido, até mesmo a distância, garantindo assim o acompanhamento sobre a possibilidade de pragas, além de outras ações que poderiam pôr sua colheita em risco se não fossem identificadas.
Avanços na robótica
O uso de robôs já é uma realidade no meio agrícola. Através da utilização de equipamentos robóticos que permitem a otimização de muitas atividades, da colheita à semeação da terra, contando com o auxílio e maior força de trabalho trazido por esse tipo de tecnologia.
Realidade essa que aponta para o crescimento cada vez maior da força robótica no meio de produção como um todo, indo desde a indústria, embalando massa para polir alumínio para a venda, até o meio agrícola, controlando equipamentos de grande peso.
Automação de atividades
O uso da robótica conversa com outro avanço específico que é o da automação de atividades, ou seja, a retirada do trabalho humano, colocando muitas responsabilidades nas mãos de equipamentos diversos, facilitando assim a produção agrícola como um todo.
Um exemplo está na atividade de irrigação das plantações, que agora pode ser feita de forma automatizada, sendo necessário apenas uma configuração inicial em relação ao limite de tempo que tal processo de rega das plantas é necessário.
O mesmo vale para o controle de pesticidas, de acordo com as análises que podem ser feitas em relação às necessidades de uma plantação em relação ao seu volume ou possibilidade de pragas.
Transportes agrícolas
Por fim, é possível destacar o avanço associado ao meio de transporte no campo. Através de um sistema de rastreamento, por exemplo, é possível prever tanto a chegada de um aquecedor a gás Rinnai adquirido, como de uma caixa de alface encomendada.
Opções essas que dependem da evolução tecnológica que já pode ser vista tanto na cidade como no campo, com o segundo cenário dependendo em mesmo nível do uso das novas ferramentas para garantir a proteção e melhorias gerais das atividades agrícolas no país.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.