Muito além das habilidades técnicas, cada vez mais as empresas pedem boas soft skills para seus profissionais

Segundo o levantamento, elaborado pela consultoria Robert Half, divulgado em setembro deste ano, alguns setores estarão em alta para contratações em 2023, são eles: engenharia, jurídico, contábil e finanças, tecnologia, marketing e vendas, recursos humanos, seguros e mercado financeiro. Com certeza, para disputar uma vaga nesses setores, é necessário ter um bom conhecimento técnico. Entretanto, muitas vezes o que destaca um candidato, seja para uma vaga ou para uma promoção, são as soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais. Para Thiago Coutinho, fundador & CEO do Grupo Voitto, os cursos voltados para o desenvolvimento dessas habilidades cresceu muito nos últimos anos: "Dentro da Voitto temos cursos técnicos e também de soft skills e vemos o quanto as pessoas estão buscando o desenvolvimento comportamental, seja para oferecerem lideranças mais eficientes e humanizadas ou para conseguir ter um desempenho e troca com o time mais saudáveis."

Para desenvolver as soft skills, é necessário saber o que entra nessa categoria e no que elas irão auxiliar. Algumas das habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado são: Inteligência emocional, proatividade, criatividade, empatia, ética e pensamento crítico. Para desenvolvê-las é possível usar livros, acompanhar profissionais que falem sobre o assunto e até mesmo fazer cursos de oratóriagestão de conflitosgestão do tempo e técnicas de negociação.

Thiago compartilha, como gestor e empreendedor, quais soft skills ele indica para serem aperfeiçoadas primeiro. "No mundo em que vivemos, onde todas as informações e imprevistos acontecem muito rápido, eu indico trabalhar a capacidade de resolver problemas e a criatividade, além da inteligência emocional, para garantir um bom relacionamento com as pessoas, tanto no trabalho, quanto na vida pessoal."

Vale estudar o mercado de atuação profissional e entender se houve mudanças, o que está sendo valorizado pelas empresas referências e traçar uma estratégia de desenvolvimento pessoal, para garantir as melhores oportunidades no próximo ano. 

Sobre a Voitto
Fundada em 2008 e atualmente com mais de 100 colaboradores, a Voitto nasceu da insatisfação de um de seus fundadores com os modelos acadêmicos tradicionais de ensino, que focam na parte técnica e teórica e não acompanham as mudanças, deixando de lado novas práticas empresariais e habilidades fundamentais para sucesso em um novo mundo de negócios.

Café de Apoio ao Blog SHD: 
Precisamos de sua ajuda para manter esse blog vivo.
De pouco em pouco chegamos ao muito!
Nos ajude com um café através do pix 11 98363-7919
Postagem Anterior Próxima Postagem


Compartilhe nas redes sociais: Apoie ou retribua.

Todos os nossos artigos são exclusivos. A reprodução total ou parcial é proibida.

Apoie ou retribua.