O esporte é algo que está estabelecido na sociedade e na vida de muitas pessoas, e quando pensamos nos esportes e modalidades, o atletismo merece grande destaque devido à sua história, importância e principalmente a sua origem muito tempo atrás.

O atletismo se caracteriza como uma das práticas esportivas mais antigas da história, sendo conhecido como esporte-base, compreendendo movimentos comuns que eram estabelecidos desde os primórdios, como correr, lançar e até saltar.

Essa prática é tão famosa que essa prova de resistência é um dos principais esportes olímpicos, simbolizando perfeitamente esse evento cheio de tradição.

Além disso, a representação do atletismo nos jogos olímpicos e no contexto histórico do esporte é tão grande que podemos o ver muitas vezes quebrando barreiras e sendo patrocinado, por exemplo, por uma empresa de projeto de drenagem e afins.

Por isso, conhecer tudo sobre essa prática e ir além de somente ver o esporte nos jogos olímpicos é algo fundamental e que tende a te motivar para a realização de treinos e das práticas esportivas.

Afinal, se inspirar e conhecer a história de um dos esportes mais antigos da humanidade tende a ser impulso e tanto, fazendo com que você seja inspirado por essa prática.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o atletismo, evidenciando como funciona, a sua origem, história, importância para o esporte mundial e olímpico, as suas diferentes modalidades e principalmente a importância no Brasil.

Como funciona o atletismo?

Ele se caracteriza de certa forma até mesmo simples, sendo composto por uma série de provas que são realizadas na pista, no campo ou até mesmo na rua.

Assim, aquela corridinha de manhã antes de ir para a sua empresa de monitoramento eletrônico tem pontos de semelhança com o atletismo e nos dá uma ideia do esforço e dedicação para a realização das provas.

Ao pensarmos e considerarmos a sua realização, o atletismo é composto por três modalidades, sendo elas:

  • Corrida;

  • Lançamentos;

  • Saltos.

Dessa forma, a pista de atletismo é utilizada exclusivamente para a realização das provas de corrida, sendo extremamente necessário que a pista seja oval, tendo em média 400 metros e 9 raias.

Já o campo ou até mesmo a parte interna dos estádios são utilizados para que as provas de arremessos possam ser realizadas, assim os atletas que praticam essa modalidade costumam arremessar dardos, discos e martelos.

Quando consideramos a rua, uma das provas mais tradicionais e que ao ter um tempo livre, por exemplo, em sua empresa de montagem de painel elétrico você com certeza já deu uma olhadinha na televisão, são as maratonas que costumam ser longas.

Com isso, ao ter estabelecido em mente esses locais e modalidades, o funcionamento do atletismo se mostra mais fácil de ser entendido diante da sua aplicação e toda a importância no esporte.

Origem e história do atletismo

O atletismo tem sua origem como esporte na Grécia Antiga, mais ou menos em 776 a.C., sendo o ano em que a primeira olimpíada da história foi realizada.

Por isso, assim como uma manutenção corretiva em transformadores é essencial para equipamentos elétricos, o atletismo foi essencial desde o início para que as olimpíadas se iniciaram e ganhassem toda a proporção que podemos ver hoje.

Nessa altura diante da primeira Olimpíada realizada se houve apenas uma prova, sendo justamente a corrida com 200 metros que era chamada na época de stadium, tendo como seu primeiro vencedor Coroebus.

Entretanto, por mais que muitos deem o mérito à Grécia para o surgimento do atletismo, se tem registros que indicam que essa prática já ocorria em países extremamente conhecidos como o Egito e a China.

O formato como conhecêssemos e consumimos atualmente demorou um pouco mais para que realmente surgisse e ganhasse sua forma, tendo como seu surgimento o século XIX, na Inglaterra, contando com as seguintes provas:

  • Corrida rasas, com barreira e com obstáculos;

  • Marcha atlética;

  • Revezamentos;

  • Saltos;

  • Arremesso e lançamentos;

  • Combinada.

Além do mais, dentre todas as práticas citadas e colocadas em evidência, se tem mais de 20 modalidades que são realizadas, tendo como diferenciação entre si pontos como o tamanho do percurso e os equipamentos que são utilizados.

Assim, diante da origem e de toda a história que envolve essa prática, desde o seu início ela caiu no gosto do público, podendo ser visto torcedores desde uma empresa no Brasil de rampa rebocável a uma pessoa em Londres que ama a modalidade.

Vale ressaltar também que no Brasil essa prática começou a ficar conhecida e ter mais relevância no século XX, mais precisamente em 1952.

Importância para o esporte mundial e olímpico

A importância do atletismo já vem até mesmo do seu surgimento, pois assim como foi evidenciado, essa prática é um dos primeiros esportes realizados pelas pessoas no mundo.

Quando se considera a relação desse esporte com as olimpíadas, uma frase define muito bem: "Os jogos olímpicos podem acontecer apenas com o atletismo. Nunca sem ele”.

Por isso, ao se tratar da importância do atletismo para o esporte e olimpíadas, essa prática foi uma porta de entrada para que milhares de outros esportes surgissem e estivessem estabelecidos em nossa rotina.

Assim, se você trabalha com um serviço de avaliação de ruído para conforto acústico e ama assistir futebol para se manter calmo e feliz, saiba que o atletismo tem grande influência e participação para que esse momento possa acontecer.

Com isso, o atletismo pode ser definido quase como algo inseparável em relação ao esporte e olimpíada, logo fica claro o tamanho e relevância do atletismo diante da sociedade.

Além disso, ao pensar no modo geral o atletismo tem uma influência positiva até mesmo no desenvolvimento humano, pois são desenvolvidas algumas noções básicas de espaço e locomoção que são determinantes para a nossa vida.

Modalidades que englobam o atletismo

Como foi visto, a importância do atletismo é algo totalmente considerável, pois essa prática foi e é fundamental para que possamos consumir e realizar os esportes como conhecemos hoje.

Diante disso, para que fique ainda mais claro esse esporte, confira as modalidades que o englobam e principalmente as características populares de cada um deles.

Corridas rasas, com barreiras ou com obstáculos

Nesse tipo de modalidade do atletismo, as corridas podem ser de curta distância ou até mesmo de tiro rápido, tendo uma variedade no percurso a ser estabelecido, indo desde 100 metros a 3.000 metros.

Dentre as corridas rasas mais curtas podemos destacar as corridas que são realizadas em 100 metros, já outras corridas em contraste são realizadas em 10.000 metros, sendo caracterizada como as mais longas.

Já quando se pensa e considera as corridas com barreira, as provas podem ser de 110 a 400 metros, enquanto as provas que são realizadas com obstáculos são realizadas geralmente em 3.000 metros.

Assim, essas são as distâncias para as provas de adulto, sendo aplicada exatamente dessa forma tanto para os homens quanto para as mulheres.

Marcha atlética

A marcha atlética pode ser realizada em 20.000 metros ou 50.000 metros para os homens, já para o gênero feminino ela pode ser realizada apenas em 20.000 metros.

Essa prática e modalidade esportiva, que é até mesmo possível de ser realizada ao estar indo para seu trabalho em uma fechadora de caixas, tem como sua regra que os atletas devem correr sem tirar totalmente o pé do chão.

Assim, para que a regra possa realmente ser colocada em prática, alguns juízes costumam acompanhar a corrida e monitorar cada passo, aplicando advertências e até mesmo desclassificando caso for necessário.

Revezamentos

Essa prova é justamente aquela em que um atleta entrega para o outro o bastão, assim para ambos os gêneros o revezamento é realizado de duas formas, sendo 4x100 m e 4x400 m, tendo sua aplicação entre equipes com 4 atletas.

Saltos

A prova de salto é feita em duas modalidades, sendo elas: o salto vertical e o salto horizontal. No salto vertical, as provas compreendem salto em altura e salto com vara. Já o salto horizontal compreende os saltos em distância e os saltos triplos.

Dessa forma, assim como as cortinas em lona estabelecem o máximo de segurança devido a sua alta resistência, os materiais utilizados para a realização dos altos também estabelecem segurança e proteção.

Arremesso e lançamentos

As provas de arremesso e lançamento são caracterizadas através dos seguintes tipos: lançamentos de peso, martelo, discos ou dardo. Assim, o peso do material utilizado costuma variar de acordo com o gênero masculino ou feminino.

Dessa forma, a regra dessa modalidade evidencia que o peso em questão deve ser lançado apenas com uma mão o mais longe possível.

Importância histórica do atletismo no Brasil

Como foi dito no início do texto, no Brasil o atletismo começou a se popularizar em 1952, tendo toda uma relevância e importância através da sua prática e de toda a história que o atletismo sempre trouxe.

O primeiro brasileiro a conquistar uma medalha nessa modalidade nas olimpíadas foi Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro em salto triplo para o Brasil, o que aconteceu nos Jogos de Helsinque, na Finlândia.

Assim se iniciou uma história de sucesso do nosso país nessa modalidade, tendo toda uma identificação e de fato representando a modalidade da melhor forma possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Aqui indico ao meu network de amigos diversos produtos interessantes em conteúdo referente ao gosto de meus seguidores.

Qual é a sua opinião sobre este artigo?

Caro leitor, sua opinião é essencial para nós! Compartilhe seus pensamentos nos comentários sobre esta publicação. Garantimos manter o Seja Hoje Diferente sempre atualizado e funcional. Se notar algum link quebrado ou problema com áudio e vídeo, por favor, avise-nos nos comentários. Agradecemos sua colaboração, seu apoio é a bússola que nos orienta na entrega de conteúdo relevante. Obrigado por fazer parte desta comunidade engajada!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Shopee