17.1.22

Small caps: o que são e porque essas ações são consideradas as mais rentáveis


Ao procurar investir em algum tipo de companhia é fácil para o indivíduo apostar em grandes companhias, visando a relevância e segurança que essa empresa já estabelecida no mercado oferece. Contudo, existem outras opções, como as small caps.


Cabendo então ao investidor procurar por uma aposta de mercado que melhor se adequa aos seus objetivos a curto, médio ou longo prazo, além da renda disponível para investimentos por parte dessa pessoa, o que irá ajudar em sua definição de mercado.


Pois quando se trata de uma pessoa que dá os seus primeiros passos nesse universos de investimentos, pode ser mais vantajoso apostar nessas citadas companhias de grande porte, como grandes monopólios do ramo de tecnologia ou até mesmo do entretenimento.


Por outro lado, quem possui uma renda mais variada pode se dar o benefício de tomar algumas atitudes mais arriscadas, ao que se refere a procura por consultoria tributária, existindo a opção de investir em companhias novas, de menor porte.


Isso acontece diante uma maior possibilidade de se poder arriscar com o seu capital financeiro, afinal, nesses casos uma pequena perda pode não ser tão impactante para o indivíduo, diferente de alguém que vê todo o seu dinheiro aplicado em um só investimento.


E assim como é possível perder uma quantia significativa ao apostar suas aplicações em uma companhia de menor tamanho, é possível também lucrar de forma inimaginável, diante o crescimento dessa empresa, o que fará suas ações iniciais ganharem maior valor.


Fazendo com que um investimento que começou por um valor baixo de mercado, possa se tornar um dos grandes negócios dentro da sua rede de investimentos, a partir da relação de custos e ganhos relacionados neste projeto de aplicação de capital.


Uma situação positiva a ser analisada pelos responsáveis por cuidar dos serviços contábeis da sua empresa e das suas finanças, verificando a proporção que esse investimento inicial de pequeno porte pode alcançar dentro do mercado financeiro.


Essa aposta de mercado que cresce dentro do ambiente de aplicações, conhecidas como small caps.

O que são as small caps?

As small caps podem ser definidas como um conjunto de ações referentes a empresas de valor de capitalização baixo, se comparadas com os nomes gigantes que estão presentes no mercado, como empresas de tecnologia, transporte ou petróleo, por exemplo.


Apesar de lidarem com um valor inferior se comparadas às ações de grandes grupos do mercado, a quantificação das small caps passa por uma média de grupos de ações com valor entre 300 milhões a 2 bilhões de reais.


Números impressionantes, mas baixos se comparados a outros nomes fortes presentes dentro do mercado de investimento e aplicações, sendo ações associadas a empresas de pequeno e médio porte, independente do seu sucesso comercial.


Podendo estar associadas a companhias que se adequam, por exemplo, ao sistema de serviços de contabilidade, voltado a empresas com destaque ao ramo financeiro, onde sua taxação está diretamente ligada ao crescimento econômico do empreendimento.


Uma taxação de tributos diferenciada daquela seguida por grandes conglomerados, que lidam diariamente no mercado com um valor inestimável de investimento, o que aumenta sua valorização no mercado, assim como a precificação de suas ações.


De certa forma, as small caps lidam com tópicos de desconfiança por parte dos investidores, sendo possível destacar outros pontos além do rendimento menor dessas empresas pequenas, ao entrarem em comparação com grandes títulos do mercado.


Entre esses tópicos pouco atrativos, vale citar a baixa capitalização desse grupo de ações, além do menor valor de mercado dentro da bolsa de valores. Um conjunto de fatores que parece tornar impensável a decisão de investir nas chamadas small caps.


Contudo, existem pontos que podem fazer dessa aplicação algo positivo para o seu leque de opções para investimento, algo a ser estudado pelo escritório que presta serviços de consultoria contábil e fiscal para a sua empresa ou aplicação pessoal.


A partir de uma análise capaz de destacar o investimento em small caps como um negócio seguro e atrativo para o crescimento das suas finanças.

Por que apostar nas small caps?

A resposta para essa indagação está associada está à aplicação a longo prazo que pode ser alcançada ao se investir nesses projetos de menor porte, visando um lucro futuro, que pode ser potencializado de acordo com o crescimento a ser atingido por tal companhia.


Sendo um sistema parecido ao adotado pelos chamados investidores-anjo, que arrisca aplicar o seu capital financeiro em algum projeto que demonstrar ter futuro no mercado, com o intuito de lucrar com esse palpite comercial, visando o sucesso de tal projeto comercial.


Quanto maior for a valorização dessa empresa no mercado, resultado principalmente do reconhecimento que essa companhia passa a ter junto ao seu público, estando diretamente associado a retribuição financeira dessa audiência, maiores serão os seus resultados.


Aumentado proporcionalmente o valor das ações associadas a tal investimento, permitindo a adoção de ações que podem proporcionar um crescimento ainda maior para essa companhia, como na aplicação de um sistema de força de vendas.


Sistema esse voltado à automação do processo de vendas, capaz de otimizar as ações comerciais de uma empresa, ao apresentar um atendimento diferenciado ao seu público. Tudo a aumentar o reconhecimento dessa empresa até então de menor valorização.


Assim, é possível associar o investimento em small caps como uma aplicação ao seu futuro, no qual será possível desfrutar em um ponto distante dos lucros envolvidos em uma ação que depende de paciência e observação por parte do investidor.


Caminhando por uma trajetória diferente, se comparada ao caráter mais imediato que muitos investidores procuram ao aplicar o seu capital, com as small caps destacando-se como um meio de valorização do seu patrimônio, porém a longo prazo.


Apesar dessa ação positiva, é preciso reconhecer que investir em small caps de fato pode ser uma atitude arriscada, dependendo do mercado comercial ao qual está sendo investido, pois existem riscos a serem analisados antes de iniciar esse tipo de aposta financeira.

Riscos presentes em tais aplicações

Existem certos perigos ao se investir em um grupo de ações de menor valorização no mercado, principalmente ao se falar de empresas que não apresentam um plano de crescimento futuro, sem adotar por exemplo um sistema de gestão de ativos.


Por meios de riscos que pode ser sinalizados entre:


  • Menos estabilidade no mercado;
  • Baixa liquidez;
  • Maior probabilidade de serem atingidas por uma crise;
  • Lenta recuperação após um período de instabilidade.

Essas questões acabam também por ser responsáveis pelo menor valor de mercado dessas ações, o que coloca os seus preços em uma média menor dentro do setor financeiro.


Situação que pode ser atrativa para pequenos investidores, com pouco capital a ser aplicado dentro desse mercado e investimento, contudo, é preciso ter atenção ao tipo de ação adotada, pois em caso de falência, todo o seu investimento acaba junto da empresa.


Assim como também é possível alcançar uma posição mais privilegiada, caso essas small caps estejam associadas a uma empresa que demonstra um grande potencial de crescimento, fazendo sua aplicação inicial multiplicar-se de forma proporcional.


Como uma empresa de segurança, que oferece produtos como auditoria blindagem segurança, que encontram uma procura cada vez maior na sociedade, diante dos níveis de insegurança atual da sociedade, que acaba por influenciar na procura por tais serviços.


Ou seja, a principal dica para quem busca apostar em small caps é se informar sobre a situação da empresa, assim como a relação que o mercado e a sociedade possuem diante dos serviços oferecidos por essa companhia em questão a ser investida.

Como encontrar as melhores oportunidades

Quem busca atuar como um investidor precisa ter um certo talento ao colocar suas fichas em uma aposta específica, em algo que se aproxima ao mercado e jogos de azar, com a diferença de que se trata de um negócio legal e positivo ao mercado.


Pois muitas empresas conseguem expandir suas atividades justamente ao contarem com essa aposta externa por parte dos investidores, que acabam sendo recompensados ao aplicarem o seu capital na empresa correta, que apresenta chances de crescimento.


Logo, para se certificar que você está fazendo a aposta correta no mercado, é indicado estudar a fundo a situação dessas companhias, a demanda do mercado por esse tipo de serviço, além de outras questões que podem influenciar no sucesso da mesma.


E quando se trata de empresas de origem estrangeira, é importante recorrer aos serviços de tradução técnica, para que não exista nenhum ruído de comunicação no que se refere às atividades e dados referentes a esse grupo de atuação internacional.


Com base nessas ações, é possível confirmar que o seu investimento pode alcançar os melhores resultados possíveis, seja a curto, médio ou longo prazo, dependendo do tipo de aplicação que você procura.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

GeraLinks - Agregador de links